A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




A Biblioteca PDF Imprimir E-mail
Faculdade - Institucional
Escrito por Informatica   
Ter, 31 de Maio de 2011 17:21

A Biblioteca José Antenor de Castro Neiva Júnior atende a estudantes, professores e funcionários que solicitam seus serviços tendo como objetivo dinamizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão; fornecer informações e conhecimento.


Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira: 14:00 às 21:30h.

Sábado: 08:00 às 12:00h.


Empréstimo Domiciliar


Categoria

Tipo de Material

Período

Quantidade

Aluno

Livros

3 dias

3

Funcionário

Livros

7 dias

3

Professor

Livros

7 dias

3

 


Reserva


A reserva de material bibiliográfico segue ordem cronológica de solicitação do usuário e será possível sempre que todos os exemplares de um título de material disponível estiverem emprestados, podendo esta ser solicitada no balcão de atendimento da biblioteca ou na página da Biblioteca-online disponível no próprio site da Instituição.


Renovação


A renovação de material bibliográfico poderá ser feita pelo próprio locador na página da biblioteca-online disponível no site da Instituição, lembrando que a renovação on-line só estará disponível no dia de devolução do material. Outra opção de renovação do material é no balcão de atendimento da Biblioteca. O aluno deverá estar munido do material que deseja renovar e carteira de estudante. Vale salientar que a renovação do exemplar só pode ser efetivada se não existir reserva ativa para o título solicitado.



Acervo por Área do Conhecimento


Área do Conhecimento

Quantidade de Obras

Quantidade de Exemplares

Ciências Exatas e da Terra

163

832

Ciências Biológicas

34

127

Engenharias

5

25

Ciências da Saúde

266

1230

Ciências Agrárias

1

1

Ciências Sociais aplicadas

1047

4935

Ciências Humanas

755

3155

Linguística, Letras e Artes

89

426

 


 



Bases de Dados



Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram-se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.



Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 8.133 revistas internacionais e nacionais e a bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.
Acesse o site: www.capes.gov.br


O “Portal Domínio Público”, (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede de mundial de computadores -Internet- uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas ( na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

IBICT, como centro nacional de pesquisa, de intercâmbio científico, de formação, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal científico, tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país, por intermédio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas.
Acesse o site: www.ibict.br

ACM é a maior e mais antiga comunidade científica de ciência da computação. Desde 1947 a ACM mantém um fórum para intercâmbio de informações, idéias e pesquisas. Hoje, a ACM contém um membros de mais de 100 países em todas as áreas de indústria, academia e governo, desde estudantes até profissionais do mais alto nivel. A Biblioteca Digital da ACM é uma vasta coleção de citações e textos completos de jornais, artigos e anais de conferências da ACM.
Acesse o site: www.acm.org/



Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como "ciência perdida".
Acesse o site: prossiga.ibict.br




O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001.
Acesse o site: www.teses.usp.br

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE).
Acesse o site: www.sbc.org.br


Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como “ciência perdida”. O modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.


Infraestrutura


A Biblioteca conta com um espaço de 1.600 m², mantendo suas condições físicas de fácil e livre acesso para os usuários.

A Biblioteca do Instituto engloba ao acervo/periódicos, salas de leitura geral e em grupo, cabines de estudo individual, gabinetes de estudo em grupo, recepção/atendimento e circulação.

As condições da Biblioteca contam com condições adequadas da área física. Os seus mobiliários estão de acordo com os princípios para as bibliotecas universitárias. O acervo está acomodado em estantes de aço distribuidos por ordem de classificação. As instalações para estudos individuais e em grupo são adequadas no que se refere ao espaço físico, acessibilidade, mobiliário, ventilação e iluminação.


Informatização

A Biblioteca, escontra-se informatizada de forma a facilitar e auxiliar os usuários na busca pela informação rápida e precisa. Tal mecanismo é possível através das vantagens da disseminação seletiva da informação, compilação de bibliografias em menor tempo, controle de empréstimos, devolução, renovação e obtenção de dados para avaliação quantitativa do acervo. Dessa forma, é possível tornar evidente a importância da automação na melhoria e eficiência dos serviços prestados e disponibilizados. A Biblioteca usa o sistema Biblios desenvolvido pela Inforgeneses o qual permite toda uma execução informatizada do trabalho de catalogação, cadastro do usuário, controle de empréstimo/devolução/reserva-usuário.


Para a atividade de informatização são utilizados instrumentos que obedecem padrões internacionais como o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e a Classificação Decimal de Dewey (CDD). Todo o acervo encontra-se, catalogado, cadastrado, carimbado e etiquetado.


O acesso a pesquisa pode ser feito nos terminais de consulta disponíveis na Biblioteca ou através do Sistema aluno On-line, o qual pode ser acessado através do endereço eletrônico http://177.66.116.169:801/webgeneses/sae_geneses/login.php .


Política de Atualização


A política de Expansão, Aquisição, Desenvolvimento e Preservação do acervo da Biblioteca José Antenor de Castro Neiva Júnior, da Faculdade RSÁ atende aos seguintes critérios:

A seleção das coleções é feita de acordo com o conteúdo programático das disciplinas, de acordo com as bibliografias de cada curso, seguindo as bibliografias básicas e complementares sugeridas no Plano Pedagógico sugeridas pelos Coordenadores e Corpo Docente. O acervo é atualizado continuamente, na medida em que hoje possui mais de dois mil títulos e mais de nove mil exemplares bibliográficos englobando livros, multimídias e assinatura de periódicos.


Programas de Apoio às Atividades Acadêmicas

Orientação a Pesquisa;

Orientação a novos usuários quanto a utilização da Biblioteca;

Orientação a normalização bibliográfica conforme as recomendações da (ABNT);

Elaboração do levantamento bibliográfico do acervo de livros e periódicos;

Orientação quanto ao uso dos terminais de consulta do acervo no Sistema Informatizado;

Reserva e renovação de material para empréstimos;

Orientação de usuários na busca sobre material bibliográfico por assunto, através de fontes de referência na própria base de dados on-line;


 


 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá