A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




MEC Divulga Edital do Prouni 2015
Notícias - Destaque
Escrito por Informatica   
Qua, 07 de Janeiro de 2015 16:24

Foi publicado na última segunda-feira, 05, no Diário Oficial da União (DOU) o Edital do ProUni 2015 – Programa Universidade Para Todos. O Edital trás em seu inteiro teor as regras e cronograma oficial do processo seletivo das bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos deste ano.

No documento já estão expressas as mudanças ocorridas nas regras do ProUni 2015, no tocante ao acumulo de benefício do ProUni e do Fies, assim como o calendário oficial das inscrições do ProUni 2015.

Conforme previsto anteriormente, as inscrições do ProUni 2015 terão início no dia 26/01 (segunda-feira), após o início do processo seletivo do Sisu 2015 e a divulgação do resultado do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. O período de inscrições do ProUni 2015 se encerra às 23h59min do dia 29/01 (quinta-feira), seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Para se inscrever no Prouni 2015, o candidato deve acessar o portal do MEC (Ministério da Educação)http://siteprouni.mec.gov.br/ e informar o número de inscrição e senha do Enem 2014. Cada candidato poderá escolher concorrer a vagas em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade (ampla concorrência ou política de ações afirmativas). Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Novas regras e cronograma do ProUni 2015

A partir deste ano, as bolsas integrais do ProUni 2015 beneficiarão somente quem não conta com o auxílio do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Quem for bolsista parcial do Programa poderá contar com o financiamento apenas como complemento do mesmo curso. As demais regras continuam as mesmas. Poderá se inscrever o candidato que atenda a um dos requisitos do ProUni 2015:

  • § Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • § Ser pessoa com deficiência;
  • § Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Neste caso, não há necessidade de comprovar renda.
  • O Programa exige uma nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e maior do que zero na redação do Enem 2014. O requisito de renda do ProUni 2015 varia de acordo com o tipo de bolsa:
  • § Integrais: renda bruta familiar mensal de até 1 salário mínimo e meio por pessoa;
  • § Parciais: renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

resultado do ProUni 2015 será divulgado em duas chamadas regulares: 02/02 e 19/02. As matrículas começam no mesmo dia da divulgação dos resultados. Os estudantes não aprovados e interessados em participar da lista de espera do ProUni 2015 deverão manifestar interesse, no portal do MEC, nos dias 02 e 03/03.

Para acessar o edital completo do ProUni 2015, visite o link.

Veja abaixo como ficou o cronograma oficial do ProUni 2015:

 

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá