A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Professores participam de capacitação pedagógica sobre produção acadêmica
Notícias - Destaque
Escrito por Informatica   
Ter, 03 de Fevereiro de 2015 15:31

O Ensino, a Pesquisa e a Extensão formam o tripé de sustentação do ensino superior. Visando fortalecer ainda mais o compromisso com a educação de qualidade através deste tripé, o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá realizou nos dias 23 e 26 de janeiro a Capacitação Docente que teve como tema “Produção Acadêmica: sentidos de fazer, desafios e possibilidades de exploração”. A Capacitação Pedagógica foi ministrada pelo Professor Doutorando em Ciências Sociais, Igor Monteiro, do Ceará. De uma forma dinâmica, ele estimulou o debate acerca das práticas e desafios da pesquisa acadêmica.

A Coordenadora de Graduação Acadêmica, Maria do Socorro Rodrigues fala sobre a importância da capacitação para o início do período letivo. “É uma forma de promover a formação continuada do docente principalmente do docente que a atua no ensino superior, capacitando o mesmo para atuar em sala de aula e ensinando a conviver com os desafios enfrentados no cotidiano da sala de aula e buscando uma melhor qualificação profissional”, destacou.

Sobre a escolha do tema abordado, Maria do Socorro justifica ressalta a importância de se debater pesquisa acadêmica e avalia positivamente o encontro.  “Esse período foi trabalhado a temática Iniciação a pesquisa científica. Embora a faculdade já tenha trabalhado essa temática em outros momentos é sempre bom retomar esse estudo porque o ensino superior precisar trabalhar as três dimensões: ensino, pesquisa e extensão. E por mais que a Faculdade R. Sá já desenvolva pesquisas e projetos de extensão, ainda trabalhamos de uma maneira tímida, uma vez que trabalhamos mais o ensino. Então esses dias de estudo foram fundamentais para motivar o professor a desenvolver pesquisas e projetos de extensão juntamente com os alunos.

A Coordenadora do Curso de Serviço Social, Andrea Alice Rodrigues Silva fala da importância da iniciativa. “A importância acerca do debate do sentido de fazer pesquisa e dos desafios/possibilidades em relação esta temática no meio acadêmico é inquestionável, pois enquanto docentes necessitamos de um aprofundamento, cada vez mais qualificado, nesse quesito. O dialogo em relação a sistematização de dados, a analises dos mesmos e como colocamos os resultados  destes perante a sua real função social é necessário para uma pesquisa qualificada e satisfatória”, afirmou.

Andrea Alice destaca não só a contribuição para a formação docente, mas de que forma esta poderá ser útil para os alunos.  “Enfim, é evidente que nossa capacitação trará resultados não somente na qualificação profissional dos docentes, mas também na formação acadêmica dos nossos discentes. E, além disso, nos proporciona a realização de outros momentos para qualificação e formação do nosso conjunto de professores para discussão e resolução de nossas demandas institucionais”, finalizou.

 

 

Para o professor Marcos Vinícius é de fundamental importância discutir a temática sobre produção científica por parte dos docentes alinhavados com a produção dos alunos. “Vejo a preocupação da Instituição como um anseio de que a qualidade de nosso ensino de eleve. Pois, quando se há produção científica significa resultados de um trabalho bem feito pelo conjunto Docente-Discente-Instituição. Fazendo uma metáfora com árvore, dizemos que é de qualidade quando se frutifica, quando se produz”, destacou.

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá