A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Faculdade R.Sá desenvolve Projeto de Extensão Passos da Folkcomunicação
Notícias - Destaque
Escrito por Ascom   
Ter, 31 de Março de 2015 14:56
Na última sexta-feira, 27, a cidade de Oeiras foi palco de um dos maiores eventos populares do Piauí: a Procissão de Bom Jesus dos Passos. Os acadêmicos de Jornalismo da Faculdade R.Sá foram à cidade para fazer a cobertura jornalística do evento religioso. A procissão marca oficialmente a abertura da programação da Semana Santa na cidade, tradicionalmente conhecida como a Capital da Fé, e é realizada desde o fim do século XVIII, representando o caminho percorrido por Jesus até sua crucificação.
 
A viagem acadêmica faz parte do Projeto de Extensão Passos da Folkcomunicação: Processos Comunicacionais e Práticas Jornalísticas que tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento na prática dos elementos da folkcomunicação religiosa, bem como desenvolver atividades práticas focadas na produção de notícias, e por fim, fomentar a pesquisa científica e as atividades extensionistas. Na oportunidade os acadêmicos fizeram a coleta de informações, entrevistas, registros fotográficos e filmagens, que posteriormente serão transformados em reportagens, exposição fotográfica, documentários e artigos científicos. O material produzido será compartilhado com a comunidade acadêmica durante a IX Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio de 2015.

A Coordenadora do Curso de Jornalismo, Lana Krisna de Carvalho Morais destaca a importância do projeto. “No período anterior à Procissão de Bom Jesus dos Passos os alunos contaram com aprofundamentos teóricos como subsídios às atividades durante a culminância do projeto. O período posterior à procissão será utilizado para o processamento das informações, produções práticas e científicas. Executamos a primeira etapa do projeto ‘Passos da Folkcomunicação’ na cidade de Oeiras-PI. Foi uma experiência maravilhosa poder levar os alunos para um evento tão grandioso e tão cheio de expressões, como a Procissão de Bom Jesus dos Passos”, destacou.
 
O acadêmico do VII Período, Raí Junior, fala sobre a importância da experiência. “Foi um momento de muito aprendizado e enriquecimento cultural, porque tivemos contato direto com as pessoas envolvidas em dos maiores eventos religiosos do estado. Esse contato foi muito mais interessante, porque estávamos lá não só como participantes, mas também como observadores, com o objetivo de mostrar todos os aspectos da procissão e captar a emoção dos participantes”, destacou.
 
A atividade extra sala de aula é a reafirmação do compromisso da Faculdade R.Sá com o ensino de qualidade. As atividades de campo proporcionam aos alunos o contato direto com a prática profissional, colocando em pratica a teoria vista em sala de aula. 
 
Rogério Silva, acadêmico do II Período de Jornalismo da Faculdade R.Sá, fala sobre a importância do projeto. “A Folkcomunicação tem como um dos seus objetivos retratar a cultura e tradição dos devotos que cultuam a fé. Em Oeiras essa tradição é centenária onde as pessoas acreditam em milagres através da fé, e fazem promessas aos santos no quais eles são devotos. Dessa forma, é importante levar através da mídia, as tradições e a cultura local para o mundo externo da nossa comunidade, ressaltando os valores culturais e religiosos dessa comunidade”, afirmou o acadêmico. Já o aluno do I Período, Junior Oliveira destaca a importância da atividade para o seu processo de aprendizagem. “É um projeto muito lindo e importante no meu aprendizado, sobretudo, porque pude ter um embasamento maior sobre o que é Folkcomunicação”, destacou.
 
Confiras as imagens

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá