A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Palestra sobre “Mercado de Trabalho e Demandas Contemporâneas” mobiliza Acadêmicos de serviço Social
Notícias - Destaque
Escrito por Ascom   
Qui, 21 de Maio de 2015 20:17

Alunos e Professores do curso de Serviço Social da faculdade R.Sá participaram de uma palestra na noite da ultima segunda-feira, 18, no auditório da instituição, ministrada pela Assistente Social e professora Jana Alencar, de Fortaleza - Ceará.  A palestra teve como temática “Mercado de Trabalho e Demandas Contemporâneas”.  O evento fez parte das atividades da Semana do Assistente Social.
 
Durante a palestra, Jana Alencar  destacou a importância da mobilização nacional em torno da Semana do Assistente Social . Segundo ela, além de comemorar a data do curso também é oportunidade de promover momentos de capacitação no Brasil, formação qualificada de um ser social critico. “O debate é para entender as demandas contemporâneas da profissão, além do cenário que a profissão está escrita nacionalmente com a crise que vivemos no mundo do trabalho, a flexibilizações das relações e quais implicações disso nas politicas sociais, que é onde atuam os assistentes sociais, e como e quais são esses limites da classe profissional a partir da profissão contemporânea na sociedade democrática, justa e radicalmente democrática a partir dos parâmetros que estamos  vivenciando nesse neoconservadorismo”, explicou.
 
Jana acrescenta que a palestra é uma forma resumida de provocar essa reflexão sobre o processo de formação e que cada um saia pensando fazer o profissional de assistente social a partir das condições que são postas, que não são determinadas, e  existem as condições que estão bem adversas , bem complicadas no mercado de trabalho como todo um contexto que se vive num neoliberal, “no entanto temos um projeto profissional”, ressalta.
 
A acadêmica do VII período de Serviço Social, Jaqueline Barbosa, destaca a importância da palestra para a formação profissional. “A Semana do Assistente Social é importante para os acadêmicos por favorecer uma análise sobre a realidade e sobre a questão social enquanto campo político de intervenção das classes sociais e do estado, tendo criado reflexos na profissão, pois a crise atual do capital impõe metamorfoses ao mundo do trabalho, o que exige um perfil de profissional adequado a essa etapa do capitalismo e no enfrentamento da questão social. É uma forma dos acadêmicos aprofundarem o conhecimento sobre a realidade do mercado de trabalho e as demandas da contemporaneidade”.
 
Para A Professora Ana Catarine do curso de Serviço social da faculdade R. Sá,  Todas as atividades desenvolvidas pelo curso de Serviço Social fazem parte do processo formativo de Serviço Social. “Os momentos e oportunidades que temos para refletir sobre a pratica profissional, sobre a realidade que estamos inseridos, é uma forma do aluno se capacitar para o exercício profissional, para ser um profissional critico interventivo que entenda a realidade que ele está inserido, e a importância da sua intervenção também no contexto que ele vai atuar’, pontuo. O evento foi finalizado com participação e apresentação dos jovens e adolescentes do Serviço de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos do bairro Parque de Exposição. 



Ascom Junior
Breno Gomes 
José Carlos
Jucelma Sales 

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá