A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Lançamento de livro e palestra marcam a segunda noite da IX semana de iniciação cientifica
Notícias - Destaque
Escrito por Ascom   
Sex, 29 de Maio de 2015 15:32
O segundo dia de programação da IX Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá contou com uma tarde de apresentação de trabalhos em duas modalidades, oral e banner. Sobre os trabalhos apresentados, o professor de Ciências Contábeis da Faculdade R Sá e Coordenador da Apresentação de Artigos Científicos, Marcos Vinicius faz uma avaliação. “A avaliação é positiva pelo feedback que estamos recebendo dos colegas professores e dos próprios alunos, principalmente na questão da organização em relação aos horários das bancas nas apresentações orais e banners”, afirmou.
 
A noite as atividades foram iniciadas com o lançamento oficial do Livro “O Silêncio e o Segredo do Cabeça de Cuia: violência contra gays, homofobia e militância LGBT no Vale do Rio Guaribas”, de autoria do professor Paulo Mafra que emocionado, destacou a importância do livro. “O livro é  produto da minha pesquisa de mestrado e é resultado também das observações. Trata sobre a questão da sexualidade, violência contra gays e as lutas pelos direitos que são conquistados pelos movimentos LGBTs. É voltado para estudantes e educadores que não tem conhecimento sobre a sexualidade. O objetivo do tema para os acadêmicos é ter o conhecimento sobre a discursão que muitas vezes é silenciada, a intolerância, desrespeito e falta de compreensão do que é a homossexualidade”, declarou.
 
A palestra da noite com o tema “O processo da urbanização para o desenvol-vimento do semiárido brasileiro” foi ministrada pelo professor e também Vice-Reitor da URCA – Universidade Regional do Cariri, Professor Doutor Lima jú-nior. “Hoje o que se observa nas cidades medias, principalmente numa região como a do Nordeste, é que as taxas de crescimento passaram a ser maiores e passou a ser a nova fronteira de acumulação do desenvolvimento capitalista Brasileiro. A gente observa que as cidades medias e pequena também tem passado pelos processos urbanos das metrópoles. Nós vemos um processo de segregação urbana, especulação imobiliária, favelização acontecendo em Pi-cos e até mesmo em cidades pequenas. Esse processo se enquadra numa resposta que chamamos de rodada de acumulação capitalista integrada na dinâmica internacional”, destacou.
 
O acadêmico de Ciências Contábeis, Tiago de Sousa destaca a importância do evento para os acadêmicos e o publico em geral. “É muito importante para a vida acadêmica a inclusão da pesquisa. Eventos como este ajudam para que as pessoas tenham uma base de como é uma avaliação de uma banca em um Projeto de Pesquisa. O evento desse ano está tendo uma abrangência bem maior em relação ao ano passado, obtivemos mais trabalhos apresentados, apesar da avaliação rigorosa, superando assim nossas expectativas com relação ao evento”.

 

Ascom

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá