A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Manual PDF Imprimir E-mail
Graduação - Administração
Escrito por Informatica   
Ter, 13 de Abril de 2010 23:44


 

 

MANUAL DO CANDIDATO

VESTIBULAR 2010.2

 

 

PROCESSO SELETIVO 2010.2

Tudo o que você precisa saber para fazer corretamente sua Inserção na Faculdade R Sá:

 

PROVAS

Instruções sobre as provas

 

MATRÍCULAS

Fique atento para a Matrícula: datas, informações, instruções e documentação.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Cursos oferecidos

Número de vagas

Turno de funcionamento

 

 

 

 

 

 

 

FACULDADE R. SÁ

Diretor Geral: Raimundo de Sá Urtiga Filho

Diretora Administrativa: Roberta Mara de Deus Urtiga

Coordenadora do Núcleo Graduação: Maria do Socorro Rodrigues

Coordenadora Financeira: Neide Oliveira Silva

 

 

 

BR 316 – KM 302 – S/N – Altamira. CEP 64600-000 – Picos – PI.

(89) 3421-6032 / 3421-6097

www.faculdadersa.com.br

Calendário

15/07 a 05/08/2010

Período de inscrição ao Processo Seletivo 2010.2

 

08/08/2010

Aplicação das Provas (08:00 às 12:00h): Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Conhecimentos Gerais e Biologia (apenas para Fisioterapia).

 

09/08/2010

Divulgação do Resultado

 

10 a 12/08/2010

Período de Matrícula

 

1. COMO E ONDE PROCEDER A INSCRIÇÃO

LOCAIS: Internet e/ou sede da Faculdade R Sá.

HORÁRIO: Semana: das 14h às 20h / Sábados: das 8h às 12h

PÁGINA DE INSCRIÇÃO: Preencha com o cuidado necessário.

 

2. QUADROS DE CURSOS E VAGAS

CURSOS E VAGAS / TURNO DIURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Ciência da Computação

8 semestres

80

04

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

08

Fisioterapia

9 semestres

100

CURSOS E VAGAS / TURNO NOTURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

04

Ciência da Computação

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

Realizada a inscrição, é hora de dominar as instruções de cada etapa, através das normas do Processo Seletivo Faculdade R Sá que se encontram neste Manual do Candidato, visando possibilitar-lhe melhores condições de rendimento e tranqüilidade nas provas.

 

3. PROVAS

·         AS PROVAS INICIAM ÀS 8:00 HORAS E TÊM A DURAÇÃO DE 4h.

 

ANTES DA PROVA

·         COMPAREÇA ao local de realização das provas com meia hora de antecedência. O atraso implicará na perda da prova e, conseqüentemente, do Processo Seletivo.

·         LOCALIZE a sala onde você vai realizar as provas.

·         IDENTIFIQUE-SE ao fiscal, apresentando o requerimento de inscrição, o boleto pago e a cédula de identidade.

·         ASSINE a ata de presença e tome assento no lugar que lhe for designado.

 

DURANTE A PROVA

·         UTILIZE caneta esferográfica (azul ou preta).

·         ENTREGUE, ao fiscal, o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE PROVAS ao fiscal, antes de se retirar da sala.

 

4. MATRÍCULA

·         A Faculdade R Sá não acolherá matrícula de candidato que não tiver concluído o Ensino Médio até o dia da execução da mesma. Essa norma se aplica, também, aos candidatos provenientes de empresas conveniadas por esta IES.

·         Recomenda-se aos candidatos que obtenham seus documentos (lista de documentos disponível na Faculdade R. Sá) com antecedência.

·         Em nenhuma hipótese é aceita a matrícula condicional.

·         GARANTA A SUA VAGA, efetivando sua matrícula na data, horário e locais especificados.

 

5. SAIBA O QUE ESTUDAR

 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO

Compreensão e Interpretação de texto: Leitura e análise de texto. Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação. Língua Portuguesa: Língua Falada e Língua Escrita: uso informal e formal da língua; o nível culto de linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras, flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação, regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação. Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem. Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação, figuras de linguagem. Literatura Brasileira: Teoria da Literatura. Processo Literário Brasileiro. Barroco e Arcadismo, Romantismo, Realismo e Parnasianismo; Simbolismo, Modernismo (características e principais representantes). Literatura Piauiense (características e principais representantes), Obras: Palha de Arroz (romance), de Fontes Ibiapina, e O Homem e sua Hora (poesia), de Mário Faustino. OBS.: Ao responder a prova de Língua Portuguesa e ao elaborar a redação, o candidato deverá levar em conta o novo acordo ortográfico. 

 

LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS OU ESPANHOL

Compreensão de Textos. Compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia. Vocabulário fundamental. Aspectos gramaticais básicos.

 

MATEMÁTICA

1. ÁLGEBRA. Conjuntos; Funções; Progressões aritméticas e geométricas; Logaritmos; Equações exponenciais; Análise combinatória simples; Binômio de Newton; Matrizes e determinantes; Sistemas de equações lineares; Probabilidades; Polinômios; Equações algébricas; Números complexos.

 

CONHECIMENTOS GERAIS

GEOGRAFIA

1. LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL 2. O QUADRO NATURAL Geologia, Hidrografia, Relevo, Clima e Vegetação. A questão ambiental no Brasil. 3. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Composição, evolução, estrutura, movimentos e distribuição,Condições de vida. 4. A ECONOMIA BRASILEIRA Distribuição e evolução da produção e principais produtos agropecuários, industriais, extrativos e serviços; Os transportes e as comunicações. O comércio interno e externo; As questões fundiárias. 5. O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO Características gerais. As metrópoles e cidades. Os problemas urbanos. O ambiente urbano. 6. AS UNIDADES REGIONAIS BRASILEIRAS Características gerais das grandes regiões, tais como os físicos, humanos, econômicos, culturais. GEOGRAFIA GERAL 1. O ESPAÇO GEOGRÁFICO Conceito, características. 2. O PLANETA TERRA Os movimentos da Terra e suas implicações geográficas. 3. A REPRESENTAÇÃO DA TERRA Leitura e interpretação de mapas, sistema de coordenadas geográficas, fusos horários, orientação. 4. ESTRUTURA DA TERRA Atmosfera: características gerais, importância, tempo e clima. Litosfera: características gerais, importância, solo, rochas, relevo, a Teoria da Tectônica de Placas. Hidrosfera: características gerais, importância, oceanos, mares, rios e formações lacus-tres; Biosfera: características gerais, importância, conjuntos morfoclimáticos. 5. GEOGRAFIA POLÍTICA E ECONÔMICA DO MUNDO Os grandes blocos econômicos. As diferenças sócio-econômicas no Mundo Atual; Os Países Capitalistas Desenvolvidos: carac terísticas gerais e transformações; Os Países de Economia em transição (exsocialistas): transformações e características gerais; Os Países Subdesenvolvidos: características gerais; As Relações Comerciais e Financeiras Internacionais; A nova ordem internacional e a globalização, Conflitos Atuais. O Mercosul. 6. ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL O Crescimento Demográfico e seus Fatores, a Estrutura Populacional, os Movimentos Populacionais, a População e as Atividades Econômicas: diversidades na qualidade de vida. 7. FONTES DE ENERGIA E INDÚSTRIA Fontes Tradicionais e Alternativas e suas Implicações Econômicas e Ambientais; A Evolução da Indústria e suas Conseqüências. 8. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO O uso da Terra e seus Fatores: a Agricultura, a Pecuária e o Extrativismo; A Urbanização nos Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, as Cidades (classificação, hierarquia e funções); A Expansão Urbana e as Novas Formas de Aglomerados. 9. A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEUS AGENTES. OS ESPAÇOS NOMUNDO DA GLOBALIZAÇÃO  10. A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL

 

HISTÓRIA

1. PRÉ- HISTÓRIA

Conceito, divisão, características fundamentais. 2. HISTÓRIA ANTIGA Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia (evolução política, social, cultural e econômica); Antiguidade Clássica: Grécia e Roma (evolução política, social, cultural e econômica. 3. HISTÓRIA MEDIEVAL O Mundo Bárbaro; O Feudalismo; A Igreja; Os Grandes Conflitos (As Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos). As Universidades: origem e expansão. 4. HISTÓRIA MODERNA

As Grandes Navegações: ciclo português e espanhol; A Revolução Comercial e o Mercantilismo; o Renascimento; A Reforma; O Absolutismo; O Iluminismo. 5. HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA A Independência dos Estados Unidos; A Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Capitalismo e Socialismo; O Processo de Emancipação da América Latina; A Unificação Alemã e Italiana; O Colonialismo na Ásia e África nos séculos XIX e XX; A Revolução Russa; A Primeira Guerra; O Período entre Guerras; A Segunda Guerra;. O Processo de Descolonização; As Relações Internacionais (ONU, OEA, Guerra Fria, Terceiro Mundo, Diálogo Norte Sul); Os Grandes Problemas Mundiais da Época Atual: Irlanda, Europa Oriental, Coréia, Sudeste Asiático, Terceiro Mundo, Coexistência Pacífica, Organismos Internacionais. 6. HISTÓRIA DA AMÉRICA Civilizações Indígenas Americanas; A Emancipação Política da América e seus Principais Líderes; Crise Econômica nos EUA; Guerra de Sucessão; A América Latina Contemporânea: Evolução Política, Econômica e Cultural; Atualidade Americana: fatos marcantes nos últimos cinco anos. 7. HISTÓRIA DO BRASIL O Período Pré-Colonial; Visão Político-Administrativa Colonial (capitanias hereditárias e governo geral); A Economia Colonial (os ciclos econômicos); O Processo de Emancipação (D.João VI e D. Pedro). O 1º Império: Características políticas e econômicas; As Regências e os Conflitos Regionais; O 2º Império: características políticas e econômicas; A República Velha 1889/1930: características políticas, econômicas e sociais; O Movimento de 1964 e o Regime Militar: características políticas, econômicas e sociais; O Brasil Atual: contexto sócio-político e econômico.

 

BIOLOGIA (apenas para Fisioterapia)

1. SERES VIVOS: Características gerais. Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos. 2. CÉLULA:

Características gerais das células procarióticas e eucarióticas. Célula animal e vegetal: organização, composição, funções e interações entre estruturas e organelas celulares. Fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de bioenergética; enzimas e coenzimas; vias anabólicas e catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese. Biossíntese de proteínas; código genético. Reprodução celular: mitose e meiose. 3. TECIDOS: Conceito estrutural e funcional. Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais. Desenvolvimento embrionário. 4. FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL: Respiração e trocas gasosas. Circulação. Transporte de gases e nutrientes. Nutrição: nutrientes, digestão e absorção. Excreção. Sistemas de sustentação e locomoção. Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos estímulos ambientais. Reprodução: sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação. Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade. 5. GENÉTICA: Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade. Mendelismo e Neomendelismo. Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; anomalias cromossômicas. Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem; seres transgênicos; terapia gênica. Genética de populações. EVOLUÇÃO: Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo. Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural. Evidências de evolução. Evolução dos seres vivos. ECOLOGIA: Fluxo de energia e matéria na biosfera. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica e grandes biomas. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza. SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO: Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil. Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico, vacinação.

 

 

BOM DESEMPENHO!

FACULDADE R. SÁ

 

Desenvolvendo com Educação

 

 

 

 

 

MANUAL DO CANDIDATO

VESTIBULAR 2010.2

 

 

PROCESSO SELETIVO 2010.2

Tudo o que você precisa saber para fazer corretamente sua Inserção na Faculdade R Sá:

 

PROVAS

Instruções sobre as provas

 

MATRÍCULAS

Fique atento para a Matrícula: datas, informações, instruções e documentação.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Cursos oferecidos

Número de vagas

Turno de funcionamento

 

 

 

 

 

 

 

FACULDADE R. SÁ

Diretor Geral: Raimundo de Sá Urtiga Filho

Diretora Administrativa: Roberta Mara de Deus Urtiga

Coordenadora do Núcleo Graduação: Maria do Socorro Rodrigues

Coordenadora Financeira: Neide Oliveira Silva

 

 

 

BR 316 – KM 302 – S/N – Altamira. CEP 64600-000 – Picos – PI.

(89) 3421-6032 / 3421-6097

www.faculdadersa.com.br

Calendário

15/07 a 05/08/2010

Período de inscrição ao Processo Seletivo 2010.2

 

08/08/2010

Aplicação das Provas (08:00 às 12:00h): Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Conhecimentos Gerais e Biologia (apenas para Fisioterapia).

 

09/08/2010

Divulgação do Resultado

 

10 a 12/08/2010

Período de Matrícula

 

1. COMO E ONDE PROCEDER A INSCRIÇÃO

LOCAIS: Internet e/ou sede da Faculdade R Sá.

HORÁRIO: Semana: das 14h às 20h / Sábados: das 8h às 12h

PÁGINA DE INSCRIÇÃO: Preencha com o cuidado necessário.

 

2. QUADROS DE CURSOS E VAGAS

CURSOS E VAGAS / TURNO DIURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Ciência da Computação

8 semestres

80

04

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

08

Fisioterapia

9 semestres

100

CURSOS E VAGAS / TURNO NOTURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

04

Ciência da Computação

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

Realizada a inscrição, é hora de dominar as instruções de cada etapa, através das normas do Processo Seletivo Faculdade R Sá que se encontram neste Manual do Candidato, visando possibilitar-lhe melhores condições de rendimento e tranqüilidade nas provas.

 

3. PROVAS

·         AS PROVAS INICIAM ÀS 8:00 HORAS E TÊM A DURAÇÃO DE 4h.

 

ANTES DA PROVA

·         COMPAREÇA ao local de realização das provas com meia hora de antecedência. O atraso implicará na perda da prova e, conseqüentemente, do Processo Seletivo.

·         LOCALIZE a sala onde você vai realizar as provas.

·         IDENTIFIQUE-SE ao fiscal, apresentando o requerimento de inscrição, o boleto pago e a cédula de identidade.

·         ASSINE a ata de presença e tome assento no lugar que lhe for designado.

 

DURANTE A PROVA

·         UTILIZE caneta esferográfica (azul ou preta).

·         ENTREGUE, ao fiscal, o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE PROVAS ao fiscal, antes de se retirar da sala.

 

4. MATRÍCULA

·         A Faculdade R Sá não acolherá matrícula de candidato que não tiver concluído o Ensino Médio até o dia da execução da mesma. Essa norma se aplica, também, aos candidatos provenientes de empresas conveniadas por esta IES.

·         Recomenda-se aos candidatos que obtenham seus documentos (lista de documentos disponível na Faculdade R. Sá) com antecedência.

·         Em nenhuma hipótese é aceita a matrícula condicional.

·         GARANTA A SUA VAGA, efetivando sua matrícula na data, horário e locais especificados.

 

5. SAIBA O QUE ESTUDAR

 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO

Compreensão e Interpretação de texto: Leitura e análise de texto. Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação. Língua Portuguesa: Língua Falada e Língua Escrita: uso informal e formal da língua; o nível culto de linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras, flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação, regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação. Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem. Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação, figuras de linguagem. Literatura Brasileira: Teoria da Literatura. Processo Literário Brasileiro. Barroco e Arcadismo, Romantismo, Realismo e Parnasianismo; Simbolismo, Modernismo (características e principais representantes). Literatura Piauiense (características e principais representantes), Obras: Palha de Arroz (romance), de Fontes Ibiapina, e O Homem e sua Hora (poesia), de Mário Faustino. OBS.: Ao responder a prova de Língua Portuguesa e ao elaborar a redação, o candidato deverá levar em conta o novo acordo ortográfico. 

 

LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS OU ESPANHOL

Compreensão de Textos. Compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia. Vocabulário fundamental. Aspectos gramaticais básicos.

 

MATEMÁTICA

1. ÁLGEBRA. Conjuntos; Funções; Progressões aritméticas e geométricas; Logaritmos; Equações exponenciais; Análise combinatória simples; Binômio de Newton; Matrizes e determinantes; Sistemas de equações lineares; Probabilidades; Polinômios; Equações algébricas; Números complexos.

 

CONHECIMENTOS GERAIS

GEOGRAFIA

1. LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL 2. O QUADRO NATURAL Geologia, Hidrografia, Relevo, Clima e Vegetação. A questão ambiental no Brasil. 3. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Composição, evolução, estrutura, movimentos e distribuição,Condições de vida. 4. A ECONOMIA BRASILEIRA Distribuição e evolução da produção e principais produtos agropecuários, industriais, extrativos e serviços; Os transportes e as comunicações. O comércio interno e externo; As questões fundiárias. 5. O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO Características gerais. As metrópoles e cidades. Os problemas urbanos. O ambiente urbano. 6. AS UNIDADES REGIONAIS BRASILEIRAS Características gerais das grandes regiões, tais como os físicos, humanos, econômicos, culturais. GEOGRAFIA GERAL 1. O ESPAÇO GEOGRÁFICO Conceito, características. 2. O PLANETA TERRA Os movimentos da Terra e suas implicações geográficas. 3. A REPRESENTAÇÃO DA TERRA Leitura e interpretação de mapas, sistema de coordenadas geográficas, fusos horários, orientação. 4. ESTRUTURA DA TERRA Atmosfera: características gerais, importância, tempo e clima. Litosfera: características gerais, importância, solo, rochas, relevo, a Teoria da Tectônica de Placas. Hidrosfera: características gerais, importância, oceanos, mares, rios e formações lacus-tres; Biosfera: características gerais, importância, conjuntos morfoclimáticos. 5. GEOGRAFIA POLÍTICA E ECONÔMICA DO MUNDO Os grandes blocos econômicos. As diferenças sócio-econômicas no Mundo Atual; Os Países Capitalistas Desenvolvidos: carac terísticas gerais e transformações; Os Países de Economia em transição (exsocialistas): transformações e características gerais; Os Países Subdesenvolvidos: características gerais; As Relações Comerciais e Financeiras Internacionais; A nova ordem internacional e a globalização, Conflitos Atuais. O Mercosul. 6. ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL O Crescimento Demográfico e seus Fatores, a Estrutura Populacional, os Movimentos Populacionais, a População e as Atividades Econômicas: diversidades na qualidade de vida. 7. FONTES DE ENERGIA E INDÚSTRIA Fontes Tradicionais e Alternativas e suas Implicações Econômicas e Ambientais; A Evolução da Indústria e suas Conseqüências. 8. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO O uso da Terra e seus Fatores: a Agricultura, a Pecuária e o Extrativismo; A Urbanização nos Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, as Cidades (classificação, hierarquia e funções); A Expansão Urbana e as Novas Formas de Aglomerados. 9. A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEUS AGENTES. OS ESPAÇOS NOMUNDO DA GLOBALIZAÇÃO  10. A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL

 

HISTÓRIA

1. PRÉ- HISTÓRIA

Conceito, divisão, características fundamentais. 2. HISTÓRIA ANTIGA Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia (evolução política, social, cultural e econômica); Antiguidade Clássica: Grécia e Roma (evolução política, social, cultural e econômica. 3. HISTÓRIA MEDIEVAL O Mundo Bárbaro; O Feudalismo; A Igreja; Os Grandes Conflitos (As Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos). As Universidades: origem e expansão. 4. HISTÓRIA MODERNA

As Grandes Navegações: ciclo português e espanhol; A Revolução Comercial e o Mercantilismo; o Renascimento; A Reforma; O Absolutismo; O Iluminismo. 5. HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA A Independência dos Estados Unidos; A Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Capitalismo e Socialismo; O Processo de Emancipação da América Latina; A Unificação Alemã e Italiana; O Colonialismo na Ásia e África nos séculos XIX e XX; A Revolução Russa; A Primeira Guerra; O Período entre Guerras; A Segunda Guerra;. O Processo de Descolonização; As Relações Internacionais (ONU, OEA, Guerra Fria, Terceiro Mundo, Diálogo Norte Sul); Os Grandes Problemas Mundiais da Época Atual: Irlanda, Europa Oriental, Coréia, Sudeste Asiático, Terceiro Mundo, Coexistência Pacífica, Organismos Internacionais. 6. HISTÓRIA DA AMÉRICA Civilizações Indígenas Americanas; A Emancipação Política da América e seus Principais Líderes; Crise Econômica nos EUA; Guerra de Sucessão; A América Latina Contemporânea: Evolução Política, Econômica e Cultural; Atualidade Americana: fatos marcantes nos últimos cinco anos. 7. HISTÓRIA DO BRASIL O Período Pré-Colonial; Visão Político-Administrativa Colonial (capitanias hereditárias e governo geral); A Economia Colonial (os ciclos econômicos); O Processo de Emancipação (D.João VI e D. Pedro). O 1º Império: Características políticas e econômicas; As Regências e os Conflitos Regionais; O 2º Império: características políticas e econômicas; A República Velha 1889/1930: características políticas, econômicas e sociais; O Movimento de 1964 e o Regime Militar: características políticas, econômicas e sociais; O Brasil Atual: contexto sócio-político e econômico.

 

BIOLOGIA (apenas para Fisioterapia)

1. SERES VIVOS: Características gerais. Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos. 2. CÉLULA:

Características gerais das células procarióticas e eucarióticas. Célula animal e vegetal: organização, composição, funções e interações entre estruturas e organelas celulares. Fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de bioenergética; enzimas e coenzimas; vias anabólicas e catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese. Biossíntese de proteínas; código genético. Reprodução celular: mitose e meiose. 3. TECIDOS: Conceito estrutural e funcional. Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais. Desenvolvimento embrionário. 4. FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL: Respiração e trocas gasosas. Circulação. Transporte de gases e nutrientes. Nutrição: nutrientes, digestão e absorção. Excreção. Sistemas de sustentação e locomoção. Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos estímulos ambientais. Reprodução: sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação. Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade. 5. GENÉTICA: Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade. Mendelismo e Neomendelismo. Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; anomalias cromossômicas. Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem; seres transgênicos; terapia gênica. Genética de populações. EVOLUÇÃO: Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo. Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural. Evidências de evolução. Evolução dos seres vivos. ECOLOGIA: Fluxo de energia e matéria na biosfera. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica e grandes biomas. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza. SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO: Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil. Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico, vacinação.

 

 

BOM DESEMPENHO!

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá