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Serviços On-line




Cronograma 2010.1
Cronograma 2010.1
 

O curso de Administração oferece oportunidade do aluno a aquisição de conhecimento e experiências para o exercício pelo da função.

 

Carga Horária

3.692 h

 

Mensalidade

494,40 ( quatrocentos e noventa e quatro reais e quarenta centavos )

 

Turno 

Tarde ( Matutino )

Noite ( Noturno )

 

Vagas

São oferecidas 50 vagas para o turno da tarde e 50 vagas para o turno da noite. 

 
Manual


 

 

MANUAL DO CANDIDATO

VESTIBULAR 2010.2

 

 

PROCESSO SELETIVO 2010.2

Tudo o que você precisa saber para fazer corretamente sua Inserção na Faculdade R Sá:

 

PROVAS

Instruções sobre as provas

 

MATRÍCULAS

Fique atento para a Matrícula: datas, informações, instruções e documentação.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Cursos oferecidos

Número de vagas

Turno de funcionamento

 

 

 

 

 

 

 

FACULDADE R. SÁ

Diretor Geral: Raimundo de Sá Urtiga Filho

Diretora Administrativa: Roberta Mara de Deus Urtiga

Coordenadora do Núcleo Graduação: Maria do Socorro Rodrigues

Coordenadora Financeira: Neide Oliveira Silva

 

 

 

BR 316 – KM 302 – S/N – Altamira. CEP 64600-000 – Picos – PI.

(89) 3421-6032 / 3421-6097

www.faculdadersa.com.br

Calendário

15/07 a 05/08/2010

Período de inscrição ao Processo Seletivo 2010.2

 

08/08/2010

Aplicação das Provas (08:00 às 12:00h): Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Conhecimentos Gerais e Biologia (apenas para Fisioterapia).

 

09/08/2010

Divulgação do Resultado

 

10 a 12/08/2010

Período de Matrícula

 

1. COMO E ONDE PROCEDER A INSCRIÇÃO

LOCAIS: Internet e/ou sede da Faculdade R Sá.

HORÁRIO: Semana: das 14h às 20h / Sábados: das 8h às 12h

PÁGINA DE INSCRIÇÃO: Preencha com o cuidado necessário.

 

2. QUADROS DE CURSOS E VAGAS

CURSOS E VAGAS / TURNO DIURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Ciência da Computação

8 semestres

80

04

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

08

Fisioterapia

9 semestres

100

CURSOS E VAGAS / TURNO NOTURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

04

Ciência da Computação

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

Realizada a inscrição, é hora de dominar as instruções de cada etapa, através das normas do Processo Seletivo Faculdade R Sá que se encontram neste Manual do Candidato, visando possibilitar-lhe melhores condições de rendimento e tranqüilidade nas provas.

 

3. PROVAS

·         AS PROVAS INICIAM ÀS 8:00 HORAS E TÊM A DURAÇÃO DE 4h.

 

ANTES DA PROVA

·         COMPAREÇA ao local de realização das provas com meia hora de antecedência. O atraso implicará na perda da prova e, conseqüentemente, do Processo Seletivo.

·         LOCALIZE a sala onde você vai realizar as provas.

·         IDENTIFIQUE-SE ao fiscal, apresentando o requerimento de inscrição, o boleto pago e a cédula de identidade.

·         ASSINE a ata de presença e tome assento no lugar que lhe for designado.

 

DURANTE A PROVA

·         UTILIZE caneta esferográfica (azul ou preta).

·         ENTREGUE, ao fiscal, o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE PROVAS ao fiscal, antes de se retirar da sala.

 

4. MATRÍCULA

·         A Faculdade R Sá não acolherá matrícula de candidato que não tiver concluído o Ensino Médio até o dia da execução da mesma. Essa norma se aplica, também, aos candidatos provenientes de empresas conveniadas por esta IES.

·         Recomenda-se aos candidatos que obtenham seus documentos (lista de documentos disponível na Faculdade R. Sá) com antecedência.

·         Em nenhuma hipótese é aceita a matrícula condicional.

·         GARANTA A SUA VAGA, efetivando sua matrícula na data, horário e locais especificados.

 

5. SAIBA O QUE ESTUDAR

 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO

Compreensão e Interpretação de texto: Leitura e análise de texto. Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação. Língua Portuguesa: Língua Falada e Língua Escrita: uso informal e formal da língua; o nível culto de linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras, flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação, regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação. Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem. Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação, figuras de linguagem. Literatura Brasileira: Teoria da Literatura. Processo Literário Brasileiro. Barroco e Arcadismo, Romantismo, Realismo e Parnasianismo; Simbolismo, Modernismo (características e principais representantes). Literatura Piauiense (características e principais representantes), Obras: Palha de Arroz (romance), de Fontes Ibiapina, e O Homem e sua Hora (poesia), de Mário Faustino. OBS.: Ao responder a prova de Língua Portuguesa e ao elaborar a redação, o candidato deverá levar em conta o novo acordo ortográfico. 

 

LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS OU ESPANHOL

Compreensão de Textos. Compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia. Vocabulário fundamental. Aspectos gramaticais básicos.

 

MATEMÁTICA

1. ÁLGEBRA. Conjuntos; Funções; Progressões aritméticas e geométricas; Logaritmos; Equações exponenciais; Análise combinatória simples; Binômio de Newton; Matrizes e determinantes; Sistemas de equações lineares; Probabilidades; Polinômios; Equações algébricas; Números complexos.

 

CONHECIMENTOS GERAIS

GEOGRAFIA

1. LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL 2. O QUADRO NATURAL Geologia, Hidrografia, Relevo, Clima e Vegetação. A questão ambiental no Brasil. 3. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Composição, evolução, estrutura, movimentos e distribuição,Condições de vida. 4. A ECONOMIA BRASILEIRA Distribuição e evolução da produção e principais produtos agropecuários, industriais, extrativos e serviços; Os transportes e as comunicações. O comércio interno e externo; As questões fundiárias. 5. O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO Características gerais. As metrópoles e cidades. Os problemas urbanos. O ambiente urbano. 6. AS UNIDADES REGIONAIS BRASILEIRAS Características gerais das grandes regiões, tais como os físicos, humanos, econômicos, culturais. GEOGRAFIA GERAL 1. O ESPAÇO GEOGRÁFICO Conceito, características. 2. O PLANETA TERRA Os movimentos da Terra e suas implicações geográficas. 3. A REPRESENTAÇÃO DA TERRA Leitura e interpretação de mapas, sistema de coordenadas geográficas, fusos horários, orientação. 4. ESTRUTURA DA TERRA Atmosfera: características gerais, importância, tempo e clima. Litosfera: características gerais, importância, solo, rochas, relevo, a Teoria da Tectônica de Placas. Hidrosfera: características gerais, importância, oceanos, mares, rios e formações lacus-tres; Biosfera: características gerais, importância, conjuntos morfoclimáticos. 5. GEOGRAFIA POLÍTICA E ECONÔMICA DO MUNDO Os grandes blocos econômicos. As diferenças sócio-econômicas no Mundo Atual; Os Países Capitalistas Desenvolvidos: carac terísticas gerais e transformações; Os Países de Economia em transição (exsocialistas): transformações e características gerais; Os Países Subdesenvolvidos: características gerais; As Relações Comerciais e Financeiras Internacionais; A nova ordem internacional e a globalização, Conflitos Atuais. O Mercosul. 6. ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL O Crescimento Demográfico e seus Fatores, a Estrutura Populacional, os Movimentos Populacionais, a População e as Atividades Econômicas: diversidades na qualidade de vida. 7. FONTES DE ENERGIA E INDÚSTRIA Fontes Tradicionais e Alternativas e suas Implicações Econômicas e Ambientais; A Evolução da Indústria e suas Conseqüências. 8. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO O uso da Terra e seus Fatores: a Agricultura, a Pecuária e o Extrativismo; A Urbanização nos Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, as Cidades (classificação, hierarquia e funções); A Expansão Urbana e as Novas Formas de Aglomerados. 9. A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEUS AGENTES. OS ESPAÇOS NOMUNDO DA GLOBALIZAÇÃO  10. A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL

 

HISTÓRIA

1. PRÉ- HISTÓRIA

Conceito, divisão, características fundamentais. 2. HISTÓRIA ANTIGA Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia (evolução política, social, cultural e econômica); Antiguidade Clássica: Grécia e Roma (evolução política, social, cultural e econômica. 3. HISTÓRIA MEDIEVAL O Mundo Bárbaro; O Feudalismo; A Igreja; Os Grandes Conflitos (As Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos). As Universidades: origem e expansão. 4. HISTÓRIA MODERNA

As Grandes Navegações: ciclo português e espanhol; A Revolução Comercial e o Mercantilismo; o Renascimento; A Reforma; O Absolutismo; O Iluminismo. 5. HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA A Independência dos Estados Unidos; A Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Capitalismo e Socialismo; O Processo de Emancipação da América Latina; A Unificação Alemã e Italiana; O Colonialismo na Ásia e África nos séculos XIX e XX; A Revolução Russa; A Primeira Guerra; O Período entre Guerras; A Segunda Guerra;. O Processo de Descolonização; As Relações Internacionais (ONU, OEA, Guerra Fria, Terceiro Mundo, Diálogo Norte Sul); Os Grandes Problemas Mundiais da Época Atual: Irlanda, Europa Oriental, Coréia, Sudeste Asiático, Terceiro Mundo, Coexistência Pacífica, Organismos Internacionais. 6. HISTÓRIA DA AMÉRICA Civilizações Indígenas Americanas; A Emancipação Política da América e seus Principais Líderes; Crise Econômica nos EUA; Guerra de Sucessão; A América Latina Contemporânea: Evolução Política, Econômica e Cultural; Atualidade Americana: fatos marcantes nos últimos cinco anos. 7. HISTÓRIA DO BRASIL O Período Pré-Colonial; Visão Político-Administrativa Colonial (capitanias hereditárias e governo geral); A Economia Colonial (os ciclos econômicos); O Processo de Emancipação (D.João VI e D. Pedro). O 1º Império: Características políticas e econômicas; As Regências e os Conflitos Regionais; O 2º Império: características políticas e econômicas; A República Velha 1889/1930: características políticas, econômicas e sociais; O Movimento de 1964 e o Regime Militar: características políticas, econômicas e sociais; O Brasil Atual: contexto sócio-político e econômico.

 

BIOLOGIA (apenas para Fisioterapia)

1. SERES VIVOS: Características gerais. Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos. 2. CÉLULA:

Características gerais das células procarióticas e eucarióticas. Célula animal e vegetal: organização, composição, funções e interações entre estruturas e organelas celulares. Fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de bioenergética; enzimas e coenzimas; vias anabólicas e catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese. Biossíntese de proteínas; código genético. Reprodução celular: mitose e meiose. 3. TECIDOS: Conceito estrutural e funcional. Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais. Desenvolvimento embrionário. 4. FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL: Respiração e trocas gasosas. Circulação. Transporte de gases e nutrientes. Nutrição: nutrientes, digestão e absorção. Excreção. Sistemas de sustentação e locomoção. Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos estímulos ambientais. Reprodução: sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação. Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade. 5. GENÉTICA: Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade. Mendelismo e Neomendelismo. Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; anomalias cromossômicas. Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem; seres transgênicos; terapia gênica. Genética de populações. EVOLUÇÃO: Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo. Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural. Evidências de evolução. Evolução dos seres vivos. ECOLOGIA: Fluxo de energia e matéria na biosfera. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica e grandes biomas. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza. SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO: Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil. Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico, vacinação.

 

 

BOM DESEMPENHO!

FACULDADE R. SÁ

 

Desenvolvendo com Educação

 

 

 

 

 

MANUAL DO CANDIDATO

VESTIBULAR 2010.2

 

 

PROCESSO SELETIVO 2010.2

Tudo o que você precisa saber para fazer corretamente sua Inserção na Faculdade R Sá:

 

PROVAS

Instruções sobre as provas

 

MATRÍCULAS

Fique atento para a Matrícula: datas, informações, instruções e documentação.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Cursos oferecidos

Número de vagas

Turno de funcionamento

 

 

 

 

 

 

 

FACULDADE R. SÁ

Diretor Geral: Raimundo de Sá Urtiga Filho

Diretora Administrativa: Roberta Mara de Deus Urtiga

Coordenadora do Núcleo Graduação: Maria do Socorro Rodrigues

Coordenadora Financeira: Neide Oliveira Silva

 

 

 

BR 316 – KM 302 – S/N – Altamira. CEP 64600-000 – Picos – PI.

(89) 3421-6032 / 3421-6097

www.faculdadersa.com.br

Calendário

15/07 a 05/08/2010

Período de inscrição ao Processo Seletivo 2010.2

 

08/08/2010

Aplicação das Provas (08:00 às 12:00h): Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Conhecimentos Gerais e Biologia (apenas para Fisioterapia).

 

09/08/2010

Divulgação do Resultado

 

10 a 12/08/2010

Período de Matrícula

 

1. COMO E ONDE PROCEDER A INSCRIÇÃO

LOCAIS: Internet e/ou sede da Faculdade R Sá.

HORÁRIO: Semana: das 14h às 20h / Sábados: das 8h às 12h

PÁGINA DE INSCRIÇÃO: Preencha com o cuidado necessário.

 

2. QUADROS DE CURSOS E VAGAS

CURSOS E VAGAS / TURNO DIURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Ciência da Computação

8 semestres

80

04

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

08

Fisioterapia

9 semestres

100

CURSOS E VAGAS / TURNO NOTURNO

ORDEM

CURSO

DURAÇÃO

VAGAS

01

Administração

9 semestres

100

02

Ciências Contábeis

9 semestres

100

03

Comunicação Social – Jornalismo

8 semestres

80

04

Ciência da Computação

8 semestres

80

05

Direito

10 semestres

100

06

Pedagogia

8 semestres

100

07

Serviço Social

8 semestres

80

Realizada a inscrição, é hora de dominar as instruções de cada etapa, através das normas do Processo Seletivo Faculdade R Sá que se encontram neste Manual do Candidato, visando possibilitar-lhe melhores condições de rendimento e tranqüilidade nas provas.

 

3. PROVAS

·         AS PROVAS INICIAM ÀS 8:00 HORAS E TÊM A DURAÇÃO DE 4h.

 

ANTES DA PROVA

·         COMPAREÇA ao local de realização das provas com meia hora de antecedência. O atraso implicará na perda da prova e, conseqüentemente, do Processo Seletivo.

·         LOCALIZE a sala onde você vai realizar as provas.

·         IDENTIFIQUE-SE ao fiscal, apresentando o requerimento de inscrição, o boleto pago e a cédula de identidade.

·         ASSINE a ata de presença e tome assento no lugar que lhe for designado.

 

DURANTE A PROVA

·         UTILIZE caneta esferográfica (azul ou preta).

·         ENTREGUE, ao fiscal, o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE PROVAS ao fiscal, antes de se retirar da sala.

 

4. MATRÍCULA

·         A Faculdade R Sá não acolherá matrícula de candidato que não tiver concluído o Ensino Médio até o dia da execução da mesma. Essa norma se aplica, também, aos candidatos provenientes de empresas conveniadas por esta IES.

·         Recomenda-se aos candidatos que obtenham seus documentos (lista de documentos disponível na Faculdade R. Sá) com antecedência.

·         Em nenhuma hipótese é aceita a matrícula condicional.

·         GARANTA A SUA VAGA, efetivando sua matrícula na data, horário e locais especificados.

 

5. SAIBA O QUE ESTUDAR

 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO

Compreensão e Interpretação de texto: Leitura e análise de texto. Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação. Língua Portuguesa: Língua Falada e Língua Escrita: uso informal e formal da língua; o nível culto de linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras, flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto: coordenação e subordinação, regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação. Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem. Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação, figuras de linguagem. Literatura Brasileira: Teoria da Literatura. Processo Literário Brasileiro. Barroco e Arcadismo, Romantismo, Realismo e Parnasianismo; Simbolismo, Modernismo (características e principais representantes). Literatura Piauiense (características e principais representantes), Obras: Palha de Arroz (romance), de Fontes Ibiapina, e O Homem e sua Hora (poesia), de Mário Faustino. OBS.: Ao responder a prova de Língua Portuguesa e ao elaborar a redação, o candidato deverá levar em conta o novo acordo ortográfico. 

 

LINGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS OU ESPANHOL

Compreensão de Textos. Compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia. Vocabulário fundamental. Aspectos gramaticais básicos.

 

MATEMÁTICA

1. ÁLGEBRA. Conjuntos; Funções; Progressões aritméticas e geométricas; Logaritmos; Equações exponenciais; Análise combinatória simples; Binômio de Newton; Matrizes e determinantes; Sistemas de equações lineares; Probabilidades; Polinômios; Equações algébricas; Números complexos.

 

CONHECIMENTOS GERAIS

GEOGRAFIA

1. LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO TERRITORIAL 2. O QUADRO NATURAL Geologia, Hidrografia, Relevo, Clima e Vegetação. A questão ambiental no Brasil. 3. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Composição, evolução, estrutura, movimentos e distribuição,Condições de vida. 4. A ECONOMIA BRASILEIRA Distribuição e evolução da produção e principais produtos agropecuários, industriais, extrativos e serviços; Os transportes e as comunicações. O comércio interno e externo; As questões fundiárias. 5. O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO Características gerais. As metrópoles e cidades. Os problemas urbanos. O ambiente urbano. 6. AS UNIDADES REGIONAIS BRASILEIRAS Características gerais das grandes regiões, tais como os físicos, humanos, econômicos, culturais. GEOGRAFIA GERAL 1. O ESPAÇO GEOGRÁFICO Conceito, características. 2. O PLANETA TERRA Os movimentos da Terra e suas implicações geográficas. 3. A REPRESENTAÇÃO DA TERRA Leitura e interpretação de mapas, sistema de coordenadas geográficas, fusos horários, orientação. 4. ESTRUTURA DA TERRA Atmosfera: características gerais, importância, tempo e clima. Litosfera: características gerais, importância, solo, rochas, relevo, a Teoria da Tectônica de Placas. Hidrosfera: características gerais, importância, oceanos, mares, rios e formações lacus-tres; Biosfera: características gerais, importância, conjuntos morfoclimáticos. 5. GEOGRAFIA POLÍTICA E ECONÔMICA DO MUNDO Os grandes blocos econômicos. As diferenças sócio-econômicas no Mundo Atual; Os Países Capitalistas Desenvolvidos: carac terísticas gerais e transformações; Os Países de Economia em transição (exsocialistas): transformações e características gerais; Os Países Subdesenvolvidos: características gerais; As Relações Comerciais e Financeiras Internacionais; A nova ordem internacional e a globalização, Conflitos Atuais. O Mercosul. 6. ASPECTOS DA POPULAÇÃO MUNDIAL O Crescimento Demográfico e seus Fatores, a Estrutura Populacional, os Movimentos Populacionais, a População e as Atividades Econômicas: diversidades na qualidade de vida. 7. FONTES DE ENERGIA E INDÚSTRIA Fontes Tradicionais e Alternativas e suas Implicações Econômicas e Ambientais; A Evolução da Indústria e suas Conseqüências. 8. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO O uso da Terra e seus Fatores: a Agricultura, a Pecuária e o Extrativismo; A Urbanização nos Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, as Cidades (classificação, hierarquia e funções); A Expansão Urbana e as Novas Formas de Aglomerados. 9. A GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E SEUS AGENTES. OS ESPAÇOS NOMUNDO DA GLOBALIZAÇÃO  10. A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL

 

HISTÓRIA

1. PRÉ- HISTÓRIA

Conceito, divisão, características fundamentais. 2. HISTÓRIA ANTIGA Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia (evolução política, social, cultural e econômica); Antiguidade Clássica: Grécia e Roma (evolução política, social, cultural e econômica. 3. HISTÓRIA MEDIEVAL O Mundo Bárbaro; O Feudalismo; A Igreja; Os Grandes Conflitos (As Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos). As Universidades: origem e expansão. 4. HISTÓRIA MODERNA

As Grandes Navegações: ciclo português e espanhol; A Revolução Comercial e o Mercantilismo; o Renascimento; A Reforma; O Absolutismo; O Iluminismo. 5. HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA A Independência dos Estados Unidos; A Revolução Francesa; A Revolução Industrial; Capitalismo e Socialismo; O Processo de Emancipação da América Latina; A Unificação Alemã e Italiana; O Colonialismo na Ásia e África nos séculos XIX e XX; A Revolução Russa; A Primeira Guerra; O Período entre Guerras; A Segunda Guerra;. O Processo de Descolonização; As Relações Internacionais (ONU, OEA, Guerra Fria, Terceiro Mundo, Diálogo Norte Sul); Os Grandes Problemas Mundiais da Época Atual: Irlanda, Europa Oriental, Coréia, Sudeste Asiático, Terceiro Mundo, Coexistência Pacífica, Organismos Internacionais. 6. HISTÓRIA DA AMÉRICA Civilizações Indígenas Americanas; A Emancipação Política da América e seus Principais Líderes; Crise Econômica nos EUA; Guerra de Sucessão; A América Latina Contemporânea: Evolução Política, Econômica e Cultural; Atualidade Americana: fatos marcantes nos últimos cinco anos. 7. HISTÓRIA DO BRASIL O Período Pré-Colonial; Visão Político-Administrativa Colonial (capitanias hereditárias e governo geral); A Economia Colonial (os ciclos econômicos); O Processo de Emancipação (D.João VI e D. Pedro). O 1º Império: Características políticas e econômicas; As Regências e os Conflitos Regionais; O 2º Império: características políticas e econômicas; A República Velha 1889/1930: características políticas, econômicas e sociais; O Movimento de 1964 e o Regime Militar: características políticas, econômicas e sociais; O Brasil Atual: contexto sócio-político e econômico.

 

BIOLOGIA (apenas para Fisioterapia)

1. SERES VIVOS: Características gerais. Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos. 2. CÉLULA:

Características gerais das células procarióticas e eucarióticas. Célula animal e vegetal: organização, composição, funções e interações entre estruturas e organelas celulares. Fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de bioenergética; enzimas e coenzimas; vias anabólicas e catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese. Biossíntese de proteínas; código genético. Reprodução celular: mitose e meiose. 3. TECIDOS: Conceito estrutural e funcional. Principais tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais. Desenvolvimento embrionário. 4. FISIOLOGIA ANIMAL E VEGETAL: Respiração e trocas gasosas. Circulação. Transporte de gases e nutrientes. Nutrição: nutrientes, digestão e absorção. Excreção. Sistemas de sustentação e locomoção. Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos estímulos ambientais. Reprodução: sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação. Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade. 5. GENÉTICA: Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade. Mendelismo e Neomendelismo. Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; anomalias cromossômicas. Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem; seres transgênicos; terapia gênica. Genética de populações. EVOLUÇÃO: Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo. Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural. Evidências de evolução. Evolução dos seres vivos. ECOLOGIA: Fluxo de energia e matéria na biosfera. Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades. Ciclos biogeoquímicos. Sucessão ecológica e grandes biomas. Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza. SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO: Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil. Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico, vacinação.

 

 

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Manual de Estágio
Manual de estagio
 
Manual de TCC

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)


CAPÍTULO I


DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art. 1º - O presente Regulamento se aplica à formação do Bacharel em Ciência da Computação.

Parágrafo Único – a obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação requer o cumprimento das exigências deste Regulamento.

Art. 2º - O tema do Trabalho de Conclusão de Curso deverá estar relacionado com a Computação e suas áreas afins e/ou de suas aplicações.


CAPÍTULO II

 

 

DOS OBJETIVOS


Art. 3º - São objetivos do TCC:

I. Oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa;

II. Sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do curso tendo como base à articulação teórico-prática;

III. Incentivar os alunos no estudo de problemas locais, regionais e nacionais, buscando apontar possíveis soluções no sentido de integrar universidade e sociedade.

IV. Subsidiar o processo de ensino, contribuindo para a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do currículo.


CAPÍTULO III


DA MATRÍCULA, DO INÍCIO E DA CONCLUSÃO


Art. 4º - O TCC é individual;

Art. 5º - O trabalho de conclusão de Curso só poderá ser iniciado:

I. Após a escolha do tema e do Orientador;

II. Após aprovação da Proposta de Trabalho pelo Orientador e Coordenador.

Art. 6º - O TCC será desenvolvido em duas etapas, correspondentes a dois semestres letivos, no contexto das disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, oferecidas no 7º e 8º períodos do Curso, respectivamente.

Art. 7º - Para o cumprimento a Etapa I, primeiro semestre, o aluno deverá definir o tema, escolher um orientador e preparar uma proposta para o TCC sob a supervisão do orientador escolhido. Espera-se no final desta etapa, a apresentação de relatório contendo, no mínimo, apresentação do tema, problema, objetivos e justificativas além de todo o embasamento teórico do TCC, incluindo a modelagem conceitual da aplicação prática a ser implementada ou projeto de pesquisa do estudo teórico/prático a ser desenvolvido.

Art. 8º- Para o cumprimento da Etapa II, segundo semestre, o aluno deverá, inicialmente, submeter-se ao exame de qualificação no início do semestre. Com as considerações realizadas pela banca o aluno deve desenvolver a aplicação prática/pesquisa já prevista na Etapa I, completar a sua documentação conforme metodologia escolhida, e defender o TCC perante a banca examinadora. O produto final esperado desta etapa inclui um exame e o relatório na sua forma final o qual constitui uma monografia com os resultados da aplicação teórica/prática.

Art. 9º - Toda a documentação do TCC, nas diversas mídias, deverá ser entregue à Coordenação para distribuição à Banca Examinadora, conforme cronograma de eventos definido para o semestre letivo.


CAPÍTULO IV


DA ORGANIZAÇÃO


Art. 10º - A administração global da elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso será feita pelo Coordenador da Disciplina auxiliado pelos Orientadores designados.

Art. 11º - Aos Orientadores de TCC será computada uma carga horária de 2 (duas) hora-aula semanal, por aluno orientando.

Parágrafo Único – A Coordenação do Curso determinará semestralmente o número máximo de orientandos por professor orientador.

Art. 12º - O Orientador deverá ser professor do Instituto de Educação Superior R Sá, atuante na área de Computação, com no mínimo, Curso de Especialização ou com qualificação reconhecida pela Coordenação do Curso.


CAPÍTULO V


DAS COMPETÊNCIAS


Art. 13º - Compete ao Coordenador:

I. Administrar e supervisionar de forma global a elaboração dos TCC de acordo com este Regulamento;

II. Participação direta na avaliação de propostas de TCC;

III. Orientar os acadêmicos na escolha de professores orientadores;

IV. Determinar a estrutura e apresentação do TCC e submeter à aprovação do Colegiado do Curso;

V. Informar a estrutura e apresentação do TCC ao Orientador;

VI. Manter contato com os Orientadores do TCC, visando o aprimoramento e solução de problemas relativos ao seu desenvolvimento;

VII. Coordenar o processo de constituição de Bancas Examinadoras definindo um cronograma de apresentação dos TCC´s bem como coordenar as demais avaliações necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos;

VIII. Apresentar este Regulamento aos alunos e aos Orientadores de TCC;

IX. Coordenar a apresentação dos TCC’s;

X. Gerenciar o Laboratório de Projetos e arquivar documentos referentes aos TCC’s.

Art. 14º - Compete ao Orientador:

I. Orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do trabalho em todas as suas fases;

II. Participar na elaboração da Proposta de TCC em conjunto com o orientando;

III. Participação direta na aprovação da proposta em conjunto com o Coordenador da Disciplina;

IV. Orientar o aluno em todas as suas dificuldades;

V. Informar o orientando sobre as normas, procedimentos e critérios de avaliação;

VI. Informar ao aluno a estrutura e apresentação do TCC;

VII. Contatar o Coordenador para solucionar possíveis dificuldades para o bom andamento do trabalho;

VIII. Participar de seminários relativos aos projetos sob sua orientação;

IX. Estabelecer horário de atendimento ao aluno em conformidade com os horários estabelecidos pela coordenação de TCC’s;

XI. Avaliar o trabalho final e aprovar ou não o envio de cópias para a banca examinadora. Ao conceder esta aprovação o Professor Orientador estará avalizando o trabalho realizado pelo acadêmico.

XI. Garantir a correção de eventuais alterações solicitadas pela banca examinadora, quando da apresentação final, relativas ao projeto sob sua orientação.

Art. 15º - Compete ao aluno:

I. Escolher o tema, conforme artigo 2º deste Regulamento;

II. Escolher o Orientador; conforme artigo 11º deste Regulamento;

III. Elaborar uma proposta de trabalho, sob a supervisão do Orientador;

IV. Cumprir as normas deste Regulamento;

V. Participar de reuniões e outras atividades para as quais for convocado pelo Orientador ou pelo Coordenador da Disciplina;

VI. Respeitar o cronograma de trabalho de acordo com o plano aprovado pelo Orientador;

VII. Respeitar o horário de atendimento estabelecido com o Orientador, justificando eventuais ausências e confirmando orientações recebidas;


CAPÍTULO VI


DA AVALIAÇÃO


Art. 16º - A avaliação do TCC será feita por etapas de desenvolvimento, em conformidade com os artigos 6º, 7º e 8º, assim constituída:

I. Na Disciplina Estágio Supervisionado I serão realizadas duas avaliações: a primeira abrangerá a revisão bibliográfica sobre o assunto do TCC e a segunda à modelagem conceitual da aplicação prática, compondo ao final da disciplina um documento único.

II. Na Disciplina de Estágio Supervisionado II o TCC será apresentado para uma Banca Examinadora que fará a avaliação final.

Parágrafo Único - Só poderá participar da apresentação pública, o aluno que obtiver aprovação preliminar do trabalho, pelo respectivo Orientador.

Art. 17º - A avaliação será feita numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez), em ficha específica, como resultado de consenso da Banca Examinadora.

Art. 18º - Será considerado aprovado, o aluno que obtiver média 7,0 (sete), no mínimo.


CAPÍTULO VII


DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS


Art. 19º - A estrutura e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso deverá seguir as orientações aprovadas pelo Colegiado de Curso;

Art. 20º - Na apresentação pública, o aluno terá 30 (trinta) minutos para exposição do Trabalho de Conclusão de Curso.

Parágrafo Único - A apresentação pública será organizada pela Coordenação das disciplinas, com definição de cronograma e nomeação de bancas.

Art. 21º - A Banca Examinadora, nomeada pela Coordenação das disciplinas, deverá ser composta por, pelo menos, três profissionais.

Art. 22º - Após a aprovação final do trabalho de conclusão de curso pela Banca Examinadora, o aluno entregará um exemplar encadernado do relatório final do TCC, cópia em meio magnético (CD) de toda a documentação gerada, cópia da apresentação feita para a Banca, fontes de programas desenvolvidos e programas executáveis.

Art. 23º - Os casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Colegiado de Curso, ouvidas as partes envolvidas.

 


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