Home / Destaque / A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem

A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem

Sendo uma das profissões mais antigas, o professor tem o papel de formar cidadãos coerentes, críticos e, sobretudo, humanos. A relação professor e aluno vêm ganhando destaque na produção de artigos científicos, trabalhos e entrevistas. O professor mesmo sendo pouco recompensado por tamanho trabalho por decorrentes vezes se torna modelo de vida.

O renomado professor e escritor Paulo Freire destaca que “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. As palavras de Freire remetem a responsabilidade que o professor tem ao transformar vidas através da educação.

            Na cidade de Picos a professora Francimeire Ana Luz, que é especialista em docência do ensino fundamental, médio e superior; destaca que a comunicação afetiva entre alunos, pais e professores quebra barreiras e ultrapassa a relação profissional. “Tenho um carinho muito grande pela escola e a comunidade do Morro da Macambira, pois construí uma relação de amizade com muitas [pessoas] nesses 23 anos de atuação como professora”, Francimeire ainda afirma que a relação do professor tem um grande impacto na vida presente e futura do aluno..

A professora destaca que um dos maiores prazeres da profissão é escutar que o aluno compreendeu o trabalho, no entanto, fica desanimada ao ver que não houve a colaboração dos pais. Cita ainda que “Através de projetos, já conquistamos diversos prêmios e emblemas que nos alegram e quebram os estereótipos de que os alunos de escola pública são menos capacitados que os alunos de rede privada”. E continua, “a comunicação que há entre professor e aluno deve incentivá-lo a vencer e ensiná-lo que perder faz parte do aprender”.   

A inversão de valores na sociedade provoca grandes prejuízos, entre eles a desvalorização do professor. Que nos leva a compreender que há muito o quer transformar. A professora de Jornalismo Ruthy Costa fala da grande importância dos professores em sua vida acadêmica e que sua mãe, também professora, se tornou sua maior inspiração para lecionar. Confira no podcast abaixo:

O acadêmico do terceiro período de psicologia da Faculdade R.Sá, Mizael Luz, destaca que a aproximação afetiva com o professor fez com que pudesse crescer enquanto “ser humano”,  confira no podcast abaixo:

O recém formado em jornalismo Isael Pereira fala da estreita relação que teve com sua professora e coordenadora Lana krisna que o orientou em seu TCC e incentivou para que se inscrevesse na seleção de mestrado trazendo assim para suas mãos mais uma conquista. Além de professora e colega de profissão, encontrou uma amiga para a vida, ouça o podcast abaixo:

Uma análise realizada através da plataforma social instagram mostra que há sim um índice de que a relação afetiva do aluno e professor é essencial para o desenvolvimento do educador e educando, confira o infográfico abaixo:

Por: Daniel Reis- acadêmico do 4° período de jornalismo

Veja Também

Conheça a história do jovem que cultiva uva no sertão do Piauí

Por Iranete Dantas Brasil a produção de vinho tem recebido destaque, a cada ano que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *