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A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS CLASSES DO ENSINO REGULAR

A proposta da Educação Especial tem como ponto principal, levar para todos uma educação de forma igualitária, uma vez que, o direito do aluno com necessidades educacionais especiais é o mesmo de todos os cidadãos. Mas o que nota-se é que há uma divergência entre a legislação e a realidade educacional, a inclusão dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no ensino regular não se consolidou da forma esperada, devido a muitas escolas não oferecerem condições satisfatórias para ser considerada efetivamente inclusiva, tanto na questão física, quanto na parte pedagógica.

Incluir não significa apenas aceitar, mas sim, saber valorizar as diferenças como também, garantir de uma educação de qualidade para todos os alunos de forma geral. O maior desafio da instituição escolar na proposta de inclusão é, portanto, oferecer uma educação pautada no princípio de igualdade de condições, levando-se em conta as características e valores próprios de cada aluno de forma individualizada.

É necessário que toda a equipe escolar saiba respeitar e valorizar as diversidades culturais dos alunos, tais diversidades representam uma forma de construção, socialização e interação do conhecimento no ambiente escolar. O trabalho pedagógico em sala de aula precisa estar voltado para um ensino que contemple as diversidades existentes entre os alunos, fazendo com que essas não interfiram no processo de aprendizagem.

O que se espera da escola são estratégias de ensino eficazes para serem trabalhadas no trabalho com as diversidades em sala de aula, e dessa forma possa contribuir para que as diferenças existentes entre os alunos não tornem-se desigualdades contribuindo para o fracasso escolar.

O professor diante dessa proposta precisa desenvolver atividades coletivas e diversificadas, buscando assim, adequar os conteúdos trabalhados às reais necessidades de aprendizagem dos alunos. Buscar uma aprendizagem igualitária entre os alunos, torna-se um grande desafio para o professor, por conta que, em uma mesma classe existem diversos estilos de aprendizagem entre os alunos. Cada aluno tem o seu estilo próprio de aprender.

Maurício Telles

 

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