Home / Destaque / A Transformação da vida dos adolescentes e jovens dos Projetos Sociais do Bairro Parque De Exposição

A Transformação da vida dos adolescentes e jovens dos Projetos Sociais do Bairro Parque De Exposição

A educação social teve grandes avanços durante estes últimos anos. Podemos observar que a educação passada na sala de aula não é suficiente para uma grande aprendizagem educacional. Surge a necessidade de criar e elaborar Projetos Sociais nas comunidades, visando os jovens, os adolescentes, as crianças, os idosos e, em geral, toda família a terem como direito o apoio e ao desenvolvimento social.

img-20161124-wa0001

Foto: Casa Aliança

 

O jovem Luilson Silva Galvão, de 21 anos de idade, é colaborador há anos como oficineiro do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Parque de Exposição. “Fazer parte desse serviço à comunidade, é uma grande satisfação que tenho ao se trabalhar com os idosos, com os adolescentes, e com as crianças do bairro, assim podendo ajudar muita gente”, relatou Luilson.

O voluntário Luilson iniciou as atividades no CRAS com 15 anos de idade, teve diversas mudanças em sua rotina do dia a dia, pois desde que começou a frequentar o projeto, foi se dedicando e se destacando diante as atividades atribuídas pelo o projeto, foi aí que começou a participar como voluntário e assim foi surgindo às oportunidades de emprego através da sua aprendizagem e do seu tempo dedicado ao projeto. O jovem Luilson, diz que, aos 21 anos de idade é pai de 2 filhos da Anny e o Luilson, onde ele afirmar que são uma benção em sua vida. E é com a contribuição que ganha do trabalho que sustenta e mantém a sua minha família.

 

Muitos jovens se tornam grandes cidadãos por participar, se dedicar e se esforçar nas atividades prestadas por estes projetos sociais, É lá que ocupam uma parte do tempo, deixando de lado a ociosidade, é neste ponto que os projetos sociais complementam, em conjunto com as escolas, o desempenho desses jovens.

 

Com profissionalismo e focado nas suas atividades que o jovem Luilson não esperava a grande surpresa que estava por vim. O trabalho voluntariado é de fundamental importância para os projetos, pois é daí que surgi às oportunidades e na maioria das vezes os integrantes são indicados a fazerem outros trabalhos em outras comunidades, sendo reconhecido através das atividades que praticam dentro dos Serviços de Convivência como teatro, dança, artes integradas, oficinas de pintura e entre outras atividades realizadas.

 

Afirma o voluntário Luilson “Desde menino sempre fui envolvido pelo mundo da dança e atualmente no meu trabalho atuo como coreografo participando de várias apresentações na nossa cidade” enfatiza.

O bairro Parque de Exposição é um dos mais jovens da cidade Picos, no entanto moradores sofreram com discriminações entre outros abusos, devido ao desfavorecimento de grande parte da sociedade. É, portanto, aos projetos sociais inseridos vêm proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

Ao se ter acesso aos projetos da comunidade, podemos perceber que é altíssimo o número de crianças e adolescentes matriculados em escolas da região, alarmante o grau de jovens que estão na faculdade ou que já concluíram cursos superiores ou profissionalizantes ou até mesmo tendo a iniciativa de serem empreendedores.

 

Segundo a Coordenadora do projeto da Casa Aliança, Marilene de Sousa “Pode-se afirmar que a maioria deles está ou já passaram pelos Projetos Sociais da comunidade, ou seja, muitas histórias de vidas tomaram rumos diferentes e com positividade ao se envolverem na construção de um futuro melhor”.

 

Para o estudante do 3º ano do ensino médio Hericles Silva Nunes, de 18 anos de idade, a importância de se participar de um projeto social é a questão da socialização, onde você esta presente e pode mudar de vida aos poucos com as novas aprendizagens das lições de vida.

 

O Voluntário e Cantor Hericles diz que, “Comecei a participar aos 10 anos na Casa Aliança. Estudava na escola pela manhã e às 14 horas estava presente nas atividades da Casa Aliança, onde aprendeu várias atividades, desde a computação, a dança, o teatro. Mas o que ele realmente se engajou e que lhe serve até hoje é a música”.

 

Foi lá que o jovem aprendeu a tocar violão e, hoje, trabalha com isso, fazendo apresentações, tocando em casamentos, aniversários e outras datas festivas, isso mudou a sua vida de forma extrema, tanto pessoal quanto social. Tendo como satisfação mostrar o seu dom que é tocar voz e violão e daí ter o seu próprio ganho financeiro, onde tem o prazer de poder comprar novos equipamentos e instrumento de trabalho.

 

Esses projetos são importantes para a juventude e pros jovens de hoje em dia. Porque é um modo de tirar os jovens das ruas, dos caminhos das drogas, das coisas erradas e ilícitas. E, portanto dar a essa jovem o direcionamento a tomar um rumo a seguir em sua vida, estando sempre no caminho do bem”, enfatizou Hericles Silva.

 

A Casa Aliança é um projeto de caráter educativo e sociocultural desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo alianças ou, simplesmente Associação Aliança, a instituição fica localizada no Bairro Parque de Exposição, um dos mais carentes da cidade de Picos – Piauí.

 

Fundada em julho de 1998, a Associação Aliança foi idealizada por missionários, padres e leigos vindo da Diocese Piacenza – Itália. Sem fins lucrativos, o órgão tem colaborado na promoção humana, comunitária e até material de muitas famílias, através de diversos projetos empreendedores desde a sua função.

 

Em sua primeira década de existência, a Casa Aliança já atendeu mais de 1.200 crianças e adolescentes, não só residentes no Bairro Parque de Exposição, mas também oriundos outros bairros da região, através do desenvolvimento de diversas atividades, em conformidade com sua missão e os objetivos atrelados à Associação Aliança.

Dentre as atividades desenvolvidas desde a fundação, até hoje, pode-se destacar: computação, violão, artesanato, dança, reforço escolar, teatro, bordado, comunicação, culinária, futsal, vôlei, artes integradas e leitura. Também tem sido diversas palestras educativas para as crianças e os adolescentes, bem como seus familiares e comunidade em geral, além de gincanas culturais e literárias, festas temáticas e comemorativas, colônia de férias e passeios turísticos.

 

 

Acadêmico de Jornalismo

Breno Gomes

 

 

 

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *