Home / Destaque / BRASILEIROS EM PORTUGAL

BRASILEIROS EM PORTUGAL

Jornalista piauiense Maria Nilza relata sua experiência como residente em Portugal

Por Rawena Lúcia

Ela mora atualmente na cidade do Porto e se divide entre trabalhar e produzir sua dissertação do mestrado.

Monumento aos heróis da Guerra Peninsular (Porto).
Na praça Mouzinho Albuquerque.

Portugal é o destino de muitos brasileiros que optam por morar fora, seja para trabalhar, estudar ou outro motivo. Um exemplo disso é a jornalista piauiense Maria Nilza, que mora na cidade do Porto. Ela trabalha para poder se manter no país e paralelamente está preparando sua dissertação de mestrado.

Acerca das oportunidades de trabalho em Portugal, Maria diz que as condições não são das melhores, no entanto, o poder de compra com o ordenado mínimo é maior e acaba sendo mais vantajoso que no Brasil.

“Aqui há oportunidades de trabalho, mesmo com o país pequeno, falta mão de obra, tanto a especializada, quanto a sem qualificação. Os jovens portugueses, após a formação superior, deixam o país em busca de melhores salários. Mas no geral, geralmente o resultado é positivo para quem vem viver aqui”, declara a jornalista.

O turismo em Portugal é bem marcante. De acordo com Maria Nilza, o país recebe turistas de toda a Europa, principalmente da Inglaterra, que eram os que mais gastavam no lugar. O percentual de turismo Inglês girava em torno de 60%. A parcela de brasileiros também é bastante significativa. Ela também afirma encontrar muitas pessoas do seu país de origem, principalmente no trabalho comercial.

Nesse momento, ainda de muitas incertezas devido a pandemia causada pelo coronavírus, Portugal vive a volta de crescimento de casos da doença. Contudo, devido a aceitação da maioria dos portugueses em relação a vacinação, o número de casos graves permanece em níveis baixos.

“Estamos tentando uma vida normal, com cuidados, as pessoas estão viajando menos, saindo menos, buscando novas alternativas de diversão, de relacionamentos, de trabalho, comércio, etc. Os portugueses aderiram bem a vacinação, já está sendo aplicada a terceira dose nas pessoas acima de 70 anos e profissionais de saúde. Houve pouca recusa, aproximadamente 3 a 4% da população”, pontua Nilza.

Uma das maiores diferenças que a mestranda aponta, é quanto ao comportamento tão distinto entre brasileiros e portugueses atualmente.

“Eu acho o português muito conservador nos costumes e comportamento. Eu sinto como se tivesse feito um paradoxo temporal, viajado no tempo, pois o comportamento dos portugueses mais adultos é igual ao do brasileiro do passado, ranzinza, mal humorado, casmurro, rabugento, tímido, etc. Como os brasileiros de antigamente. Mas no geral é boa gente”, afirma a jornalista.

Lisboa, no Padrão do Descobrimento
( Monumento ao infante Dom Henrique).

Quanto ao futuro, ainda é incerto para Maria Nilza. Ela expressa estar focando em finalizar o mestrado. “Talvez fique aqui”, acrescenta.

Ficou curioso com as imagens acima? Siga a Jornalista Maria Nilza nas redes sociais (@marianilza.carvalho) e descubra mais sobre o País Portugal.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *