Home / Destaques / Como anda o cuidado com a saúde na pandemia?

Como anda o cuidado com a saúde na pandemia?

Durante a pandemia do novo Coronavírus, manter uma rotina parece algo necessário para não perder o foco. Algumas pessoas sentem-se mais ansiosas, comem mais ou não comem nada, dormem muito ou têm insônia e isso prejudica a saúde.

A reportagem especial de cuidados em tempos de pandemia traz dicas alimentares, emocionais para uma boa vivência durante a quarentena, ou por longo período isolado de outras pessoas.

Especialistas recomendam a prática de exercício físico em casa, boa alimentação, manter uma rotina fixa, além de realizar atividades que lhe dê prazer, como ler um livro, ver um filme ou série, e dormir bem, no mínimo oito horas de sono.

Alimentos que aumentam a imunidade

Alguns alimentos são de suma importância para manter uma boa saúde nesse tempo de pandemia, para aumentar a imunidade é indicado o consumo de alimentos ricos em vitamina C encontrada em frutas cítricas, além de consumir alimentos como verduras e legumes ajuda o sistema imunológico, você sabia?

 Nutricionista alerta para alimentos que fortalecem a imunidade

A Nutricionista Tayrine Borges, é formada pela Universidade Federal do Piauí. É Especialista em Nutrição Clínica e Funcional pela FUNESO e Especialista em Gestão em Saúde pela UFPI. Trabalha como nutricionista Home Car.

Confira dicas de como manter uma boa saúde mental nesse período pandêmico

Para manter uma boa saúde mental é importante que as pessoas adotem e mantenham estilos de vida saudáveis. Esse bem estar depende alguns fatores e está relacionado à forma como cada pessoa vive e lida com suas emoções e dia a dia, como acertos, erros, dificuldade ou alegrias.

A psicóloga do município de Picos, Georgina Soares, fala um pouco sobre como nesse momento de pandemia da Covid-19, as pessoas podem apresentar sentimentos diversos.

“Nesse momento a pessoa pode se sentir angustiada, estressada, ansiosa, apresentar dificuldades para dormir, sentir dificuldade de concentração, momentos de tristeza entre outros. Algumas dicas podem ser realizadas para minimizar esse impacto”, relata.

Ela diz também que esse é um momento que nos traz muitas incertezas, que a Covid-19 é um vírus novo, ainda pouco conhecido, não há uma vacina, e remédios comprovadamente eficazes. E essa falta de conhecimento pode provocar uma sensação de vulnerabilidade, de incertezas e medo, medo de adoecer ou até mesmo de perder alguém que ama.

“A própria Organização Mundial de Saúde divulgou uma cartilha de cuidados para lidar com esse estado mental durante a pandemia, dentre eles ela aponta, não usar cigarro, álcool ou outras drogas, para poder lidar com as emoções e limitar o tempo de exposição às notícias sobre o assunto estão entre as sugestões”, pontua.

Algumas dicas essenciais nesse momento da pandemia do novo Coronavírus, nesse estado de distanciamento de outras pessoas, são:

  • Filtrar as informações limitando o tempo de exposição às informações e verificar se a notícia é realmente verdadeira.
  • Estabelecer uma rotina, manter horários para acordar, para dormir, se alimentar, organizar tarefas diárias para que ao final do dia se tenha a sensação de que algo foi realizado.
  • Manter o contato social mesmo à distância, tirando proveito da tecnologia que temos e que pode nos aproximar e proporcionar momentos sociais mesmo que virtuais, não se isolar.

A Psicóloga exalta ainda a necessidade de “autocuidado, tirar um tempo para si, para refletir e processar o que está acontecendo, digerir as informações que normalmente nos chega em uma velocidade muito rápida, pode proporcionar ao indivíduo o autoconhecimento. Além da busca por fazer atividades que deem prazer, cozinhar, assistir filmes,  séries, ouvir música, entre outros”, esclarece.

Além disso, a ajuda profissional é um caminho fundamental, pois cada ser reage de forma divergente, uns são mais afetados que outros.

“A forma como lidamos é uma experiência subjetiva, isso depende dos recursos individuais e estratégias que  cada um dispõe, caso você entenda que não está conseguindo lidar com a situação atual, sentindo dificuldades para realizar as atividades diárias, com sintomas exacerbados de ansiedade, estresse, momentos de tristeza, é importante que você busque ajuda profissional”, finaliza Georgina Soares.

O Infográfico a seguir mostra dicas para uma boa saúde mental, traz seis dicas fundamentais para manter o corpo e a mente com um bom funcionamento.

Gráficos com detalhamento da cidade de Picos

Atualmente a cidade de Picos tem 1076 casos confirmados de Covid-19 no município. De acordo com a última análise um crescimento de 135 novos casos em uma semana. De acordo com o detalhamento epidemiológico, o bairro Junco é o mais infectado da zona urbana com 77 casos de Covid-19.

Podcast sobre o pós-pandemia, esperança.

O que esperar do futuro? Posso ter esperança de um mundo melhor?

A crise do novo coronavírus, declarada como pandemia em 18 de março de 2020, vem mudando radicalmente a rotina de vida das pessoas. Os afetos e demonstrações de amor mudaram de face. Hoje você demonstra amor  sem visitar um ente querido. Imagina um ano atras as pessoas indo para seu trabalho de máscara? Uma realidade bem difícil de prever e com caminhos tão árduos.

O que essa mudança nos ensina? Vamos dar novos significados para a presença de quem amamos?

Seremos mais sociáveis? Ou ficaremos mais restritos nas relações interpessoais? Essa é a nossa dúvida para um pós-pandemia! O que podemos manter é nossa esperança em que as pessoas deem mais valor ao simples, ao amor, a família, o respeito ao próximo. Que nos tornemos pessoas melhores.

Confira Podcast na integra:

Por Aparecida Mota, acadêmica de Jornalismo do 6° período da Faculdade R.Sá.

Veja Também

Organização Financeira em Tempos de Crise.

Por Paloma Sene – Acadêmica de Jornalismo Com a pandemia do novo coronavírus o mundo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *