Home / Destaques / Entenda como funciona a avaliação institucional do MEC
Faculdade R.Sá. Foto: Ruthy Costa

Entenda como funciona a avaliação institucional do MEC

A Faculdade R.SÁ recebeu, pela terceira vez, a visita do MEC (Ministério da Educação) para recredenciamento institucional, neste mês de abril. Para entender os motivos e a importância dessa avaliação, conversamos com a professora Mestre Maria do Socorro Rodrigues, responsável por recepcionar e coordenar a visita. Ela nos esclareceu sobre o processo ocorrido na instituição.

O motivo da avaliação

Segundo a coordenadora de Graduação, Maria do Socorro, a visita acontece com a finalidade de avaliar se as propostas estabelecidas no Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) estão, realmente, em funcionamento, conforme o regimento e a legislação. Caso contrário, a faculdade fica sem autorização para funcionamento. Em Picos, a Faculdade R.SÁ foi a única a receber essa visita neste mês.

Como funciona

Segundo Socorro, o processo funciona através da avaliação de critérios. Esses critérios foram avaliados pelo MEC, através de três professores doutores. Eles avaliam de acordo com o instrumento de avaliação, que no caso foi seguido através de cinco eixos: a CPA (Comissão Própria de Avaliação), a estrutura da instituição, grade de professores, corpo administrativo, os próprios alunos que estudam e os já formados.

Diante de todo o processo eles avaliam com nota de 1 a 5, e dentro destas notas a instituição deve ter no mínimo três (nota da última avaliação da Faculdade R.SÁ).

“Esse processo exige muita preparação e organização, mas sempre trabalhamos de acordo com as normativas do MEC, tudo dentro de um critério, pois isso é uma preparação para a vida inteira”, destaca.

Faculdade R.Sá. Foto: Ruthy Costa

A importância de ser avaliada

Para a professora, essa avaliação é significativa para a instituição, pois mostra a evolução e o crescimento durante os mais de dez anos de funcionamento. “Poder fazer um comparativo das mudanças ocorridas neste período e saber os avanços em todos os aspectos, sejam eles em professores, divisão da instituição e progresso no mercado de trabalho para alunos regressos é gratificante”, pontua.

A coordenadora trabalha na Faculdade R.SÁ desde a fundação da instituição e já está preparada para lidar com todo esse processo. “Nós já esperamos ter tirado uma nota boa, pois durante esse tempo nós tivemos maior reconhecimento, a importância é saber toda essa evolução”, avalia a coordenadora.

Resultado da visita na Faculdade R.SÁ

No resultado da última visita do MEC na Faculdade R.SÁ, a instituição obteve nota 4, sendo que a nota máxima é 5. “Na última avaliação, que tinha sido feita em 2010, a nota atingida foi 3, então, observa-se um grande avanço nessa avaliação do MEC dentro da Faculdade R.SÁ. Significa possibilidade para novos avanços”, finaliza.

Guilherme Santos e Marciana Barbosa

Veja Também

Pesquisador cria algoritmo que prevê período de maior incidência em casos de dengue de acordo com as condições climáticas

Ítalo Albuquerque é pesquisador da área de ciências da computação e responsável por desenvolver algoritmo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *