Home / Destaque / Entenda o que mudou na realidade dos picoenses durante a pandemia

Entenda o que mudou na realidade dos picoenses durante a pandemia

Desde o surgimento do novo Corona vírus que teve origem na cidade chinesa, Wuhan em 2019 e se espalhou rapidamente por diversos países, modificando o quadro social, econômico, político e principalmente, a saúde da população, ainda não se imaginava o quanto e como o vírus poderia acarretar radicalmente o modo de vidas das pessoas.

Em território brasileiro quando o primeiro caso foi confirmado no dia 26 de fevereiro de 2020 logo a doença chegou em todos os estados. Na cidade de Picos Piauí, com o surgimento do primeiro caso confirmado no dia 15 de abril, obrigou os órgãos públicos a tomarem medidas mais severas quanto as restrições e ao isolamento social proposto pela prefeitura.

<script src="https://venngage.net/js/embed/v1/embed.js" data-vg-id="MtABBZy84Yo" data-title="Donut vs Muffin Nutrition Comparison" data-w="816" data-h="1056" data-multipage="true"></script>

Quem conhece a cidade de Picos sempre a via movimentada, um vai e vem de pessoas a resolver problemas, para estudar, trabalhar, fazer compras. De uma hora para outra o cenário mudou, essas pessoas tiveram que passar a conviver numa realidade confinada e restrita de atividades antes extremamente cotidianas aos picoenses e pessoas que vinham dos municípios vizinhos. A forma de trabalhar, estudar, comprar e caminhar pelas ruas se ateu ao temor de um inimigo invisível, declarado covid-19.

A auxiliar administrativa Maria Aparecida, relata em Podcast como está lidando com essa transformação durante a pandemia.

Outra áreas de trabalho também passaram por mudanças, como as práticas de atividades físicas. Após o decreto municipal que proibiu a abertura de academias e outros estabelecimentos, os esportistas tiveram que se reinventar para se manterem ativos. A opção encontrada, foi realizar os exercícios em casa, para isso, muitos utilizaram objetos caseiros, que passaram a ter outras utilidades. Como é a realidade do casal Rita de Cássia e Lucas Carvalho, apaixonados por exercícios físicos, os dois juntos somam mais de 7 anos que se exercitam em academia.

Os estudantes também sentiram a mudança na rotina de estudo. Foram duas semanas sem aulas até as instituições de ensino privado retomarem as atividades de forma online. A professora da Faculdade R.Sá, Ruthy Manuela de Brito Costa, conta em vídeo, como está sendo essa experiência do novo modo de ensinar.

https://youtu.be/R8O7rolXjPk https://youtu.be/R8O7rolXjPk

Outro fator importante foi a modificação da paisagem geral da cidade. Logo no início do isolamento social, as ruas ficaram vazias com pouquíssima movimentação de pessoas e veículos, no entanto após um novo decreto onde empresários pediam a reabertura gradual do comércio, a rotina dos picoenses, pode-se dizer que, retornou como era. Abaixo confira algumas fotos de antes e durante a pandemia.

Veja Também

Conheça a história do humorista Picoense Juscelino Evangelista de Moura o “Cumpadi Manelim”

Por Maria Ivonete Acadêmica de Jornalismo da Faculdade R.Sá Juscelino Evangelista de Moura é ator, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *