Home / Destaque / Estudantes de Jornalismo da Faculdade R.Sá, apresentam artigos científicos em evento nacional

Estudantes de Jornalismo da Faculdade R.Sá, apresentam artigos científicos em evento nacional

Workshop aconteceu na segunda quinzena de novembro via Internet.

Autor: Glenda Leal

As alunas do curso de Jornalismo do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA) apresentaram no dia 18 de novembro, a exposição dos dois artigos, que contaram com a participação do professor Jailson Dias. O evento aconteceu de forma remota.

O evento, intitulado de “X Workshop Nacional e I Internacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, ocorreu nos dias 16 a 19 de novembro com palestras e apresentações de trabalhos. As estudantes Jackelany Vasconcelos, Aparecida Mota e Maria Hilda estiveram à frente de dois artigos.

Analisando dois canais televisivos conhecidos na região, o primeiro artigo, intitulado de “Memória no jornalismo: análise dos elementos de memória usados pela TV Picos e TV Cidade Verde na cobertura noticiosa da reinauguração da Praça Félix Pacheco em Picos, Piauí”, entrava na discussão do evento por tratar da comunicação regional e local. Nele, foi discutida a questão do jornalismo de memória na abordagem jornalística acerca do processo de revitalização arquitetônica da praça, onde o objetivo era retomar o formato original da década de 1940.

“Analisamos como as duas TVs fizeram a cobertura noticiosa da entrega, as reportagens pelo canal do Youtube das TVs e fizemos uma comparação a respeito dos elementos de memória utilizados por ambas”, explicou a estudante Jackelany, que cursa o sétimo período.


Jackelany Vasconcelos

No segundo artigo, com o Professor Jailson, Aparecida e Maria Hilda, foi apresentada na disciplina de Comunicação Regional I. Esse artigo, em específico, buscava discorrer acerca da construção noticiosa de dois websites de Picos, analisados como objeto de estudo: O Picos 40 Graus e o Cidades na Net.

“Os portais tiveram sua cobertura epidemiológica da Covid-19 analisados, uma vez que a pandemia era o foco no momento e esse trabalho serve de base, inclusive, para documentar como foi o passo a passo dessa cobertura sobre a Covid. Ele pontuou sobre quando o primeiro caso foi notificado, quando faltaram testes e por aí seguiu”, contou a ex-aluna Aparecida, que concluiu o curso de Jornalismo este ano.

Aparecida Mota

O professor Jailson Dias, que ministra as aulas da disciplina, afirma que há a necessidade de conhecer a realidade do meio em que se vive. O docente também comenta a importância do estudo da comunicação regional atrelada à pesquisa, objeto esse bastante trabalhado com os alunos no curso de jornalismo e tratado com prioridade no IESRSA.

Jailson Dias

 “A pesquisa é fundamental no jornalismo e na comunicação porque é através dela que nós conseguimos elucidar, conhecer e entender mais a nossa realidade. No curso de jornalismo da RSÁ, tanto na disciplina de comunicação regional, como nas outras disciplinas, a pesquisa sempre tem uma prioridade.

Nós apresentamos muitos trabalhos acadêmicos feitos em parceria com os alunos tratando sobre a nossa região. Estamos no sertão piauiense, portanto, é muito interessante que nós estudemos a nossa região e possamos dar a nossa contribuição para a comunidade, Picos e aos demais municípios.

[…] Felizmente, o curso de Jornalismo da RSÁ tem sempre cumprido com esse papel de pesquisar e estudar constantemente o nosso meio”, concluiu o professor.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *