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Marketing Empresarial: o ato de comunicar das empresas

Professor Israelinton Barbosa. Foto: Paloma Sene

Israelinton Guilherme Barbosa, de 33 anos, é formado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí e atua como professor no IFPI (Instituto Federal do Piauí) e na Faculdade R.Sá na cidade de Picos – PI. Ele sempre deixa à mostra sua relação com a administração e sua paixão pelo marketing, que é sua especialidade.

Nessa entrevista, o professor ressalta a importância do processo de comunicação que o marketing exerce e explica as suas finalidades. Confira:

Paloma: Com quem o marketing comunica e qual a sua finalidade?
O marketing se comunica basicamente com os mercados, o mercado é um conjunto de compradores que encontram vendedores à disposição, então esses mercados podem ser de consumidores, mercados de empresas, mercados governamentais, mercados globais e sua finalidade é transmitir valor a esses mercados e esse valor pode ser traduzido em benefícios que o marketing está oferecendo.

Paloma: O marketing hoje é considerado como a comunicação das empresas, quando teve início este processo comunicacional?
O marketing começa a dar força em meados da década de 50, período pós-guerra, onde as empresas passaram a crescer mais, ter grandes concorrências e nesta época elas precisavam se diferenciar desses concorrentes criando ofertas mais atrativas. Então o marketing se desenvolveu no sentido de criar um produto certo para o seu consumidor e não no sentido de antes que era achar o consumidor para seu produto.

Paloma:Qual o verdadeiro papel do marketing em relação à comunicação empresa – consumidor?
Esse papel do marketing entre empresa e consumidor é no sentido de criar um elo. O marketing existe para indicar e satisfazer necessidades, então esse papel do marketing nesta relação é de investigar o consumidor e o que ele realmente está querendo para oferecer algo que vai suprir esta necessidade do consumidor.

Paloma:O que você diz sobre a relação do marketing com meios de comunicação de massa?
Os meios de comunicação são o canal que o marketing utiliza para levar o produto para seu consumidor. Então televisão, rádio, jornal, mídia impressa, mídia digital, elas atuam para fortalecer essa relação entre o marketing e consumidor.

Paloma:Sabemos que um bom marketing custa caro, o que mais pesa no seu preço atualmente?
Atualmente são a mídias, pois a propaganda na TV ainda custa caro, porém hoje existe uma espécie de “plano B” na propaganda, as empresas utilizam bastante hoje as redes sociais na internet como forma de tentar baratear esses gastos com propaganda e publicidade.

Paloma:Quais as principais barreiras entre empresas e seus clientes?
Eu acho que seja a identificação do seu mercado e seu público alvo. A empresa não sabe precisamente quem é seu consumidor ou quem é seu público alvo, ela pode criar uma mensagem diferente… Posso passar o uma mensagem pra um público adulto quando meu público alvo é o idoso, por exemplo. Então este desafio é o conhecimento do seu público alvo.
Paloma:Em tempos de e-comerce o senhor prefere fazer compras pela internet ou ir até a loja física onde pode haver comunicação presencial no ato da compra?
Com certeza na internet, na internet é bem mais cômodo para nós consumidores, ela proporciona uma facilidade de compra maior, como também em formas de pagamento, variedade de produtos, comparações pois eu acho que a internet facilita muito na vida do consumidor hoje.

Paloma:O Brasil hoje passa por grandes crises em diversos setores, o que as empresas podem fazer para chamar a atenção de seus clientes para que se tenha pelo menos um retorno mínimo e que não saia tão caro para o seu consumidor?
A loja física precisa ter em geral experiência com o consumidor, vários autores que falam desta questão que o consumidor não compra um produto ele compra experiência, então a loja física tem que fazer o máximo para que o consumidor sinta algo diferente quando ele vai à loja, diferentemente do ambiente mais parado que é o virtual.

Paloma: Na sua opinião, qual é a maior empresa de marketing no Brasil que pode ser comparadas com empresas internacionais. E por quê?
A que eu mais conheço é a WMcCANN, que é do Washington Olivetto, eles são uma agência de marketing muito famosa que já foi premiada várias vezes, hoje o Washington Olivetto não faz mais parte da agência, mas seu nome ficou lá registrado com letra “W”, é uma empresa bastante conceituada que levou o Brasil a estar entre as melhores em relação a propaganda e publicidade.

Paloma:Qual setor que investe mais neste processo de comunicação para fidelização de seus clientes?
Eu acho que hoje está muito em torno da alimentação, essa questão da fidelização de gerar conhecimento através das mídias sociais, o setor de alimentação é o que mais investe nisto, o de vestuário, eles precisam mesmo deste meio de mídia, da internet para levar seus produtos ao consumidor.

Paloma: Qual a ligação que o marketing tem com o ato de informar?
Dentro da propaganda a gente tem quatro objetivos, o primeiro e o principal seria a propaganda informativa e este ato de informar é de tornar o produto conhecido, as suas características, formas, como ele pode ser usado, a informação é o primeiro aspecto quando a gente fala em relação a parte de promoção no ato de comunicar do marketing.

Paloma: Muitos confundem campanhas publicitárias com o marketing, o que difere publicidade de marketing?
Dentro do marketing nós temos o conceito de propaganda e publicidade, então a propaganda está voltada a um patrocinador, tem alguém querendo vender alguma coisa e essa propaganda tende a ser mais imparcial para alcançar o maior número de consumidores e o objetivo é vender. A publicidade não, ela é objetiva a uma mudança de comportamento por parte do consumidor. Simplificando a publicidade é objetiva e a propaganda quer vender.

Paloma:Você acha que classe de jornalistas teve ter um bom entendimento sobre o marketing, já que os dois setores estão ligados no ato de comunicar?
Acho que o jornalista deve ter muito conhecimento sobre marketing, o jornalismo que a gente associa a parte promocional do marketing na função de relações públicas sendo o profissional capacitado em dizer pro leitor, colocar na matéria, no texto, na foto, o que a empresa realmente está querendo dizer para o consumidor. O jornalismo tem que entender o que é marketing, qual o posicionamento de marketing o que ele compõe, o que deixa a marca mais forte para que ele consiga retratar isto em uma matéria ou em uma foto.

Paloma:Quais as empresas atualmente campeãs em marketing no país?
A primeira é a Skol, seguida pelo Bradesco, Brahma, Itaú, Globo, Antártica, Sádia, Bohemia, Natura e Ipê. A gente pode dizer que elas são campeãs em marketing por que elas têm muitos bens financeiros, elas influenciam os consumidores que enxergam essas marcas como as melhores em seus seguimentos então elas são sim campeãs em marketing.

Por: Paloma Sene

Acadêmica do 2º período de Jornalismo da Faculdade R. Sá

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