Home / Artigos / Motocicleta: riscos e liberdade no dia-a-dia
BR 316. Foto: Marciana Barbosa

Motocicleta: riscos e liberdade no dia-a-dia

Na cidade de Picos, boa parte das pessoas, assim como eu, se locomove de moto para o seu trabalho, para ir para a faculdade, para sair nos fins de semana, por ser um transporte que consome pouco combustível e por facilitar o acesso. Em todos os lugares nos deparamos com um grande fluxo desse transporte pelas ruas da cidade.

Deparo-me constantemente com notícias em jornais falando sobre acidentes que, na maioria das vezes, envolve pessoas em motocicletas. Gosto muito de pilotar, sou muito atenciosa no trânsito, porém, fico com um pouco de medo de sair nesse trânsito louco, pois nem todas as pessoas pilotam ou dirigem seus transportes com responsabilidade com respeito ao outro.

Vejo muitas imprudências de pessoas que se dizem habilitadas para conduzir um transporte, e isso não se refere apenas à motos, mas segue também aos demais transportes, desrespeitam os companheiros de estrada, não dão espaço para que as bicicletas, assim como os pedestres possam andar, não usam as sinalizações de forma correta, entram na vez do outro podendo causar graves acidentes.

Eu ando de moto há bastante tempo e vejo muitas pessoas reclamarem de um acessório dos motociclistas, que é o capacete, utilizado por nós para a prevenção de acidentes. Na minha opinião, são muitas as desculpas para quem não quer andar com o capacete, pois, acima de tudo, está a prevenção e o cuidado com as novas vidas.

Por conta do sol da nossa cidade, ando toda equipada com jaqueta, luvas, calça, calçado fechado e principalmente com o capacete. Essas são as nossas armas para prevenção, para o caso de acontecer um acidente, estarmos mais amparados. Como não tenho habilidade para dirigir carro, sinto-me mais segura pilotando minha moto, sinto-me mais livre.

Todo transporte tem os seus perigos, mas a moto é mais perigosa, pois ficamos mais expostos, não tem a mesma segurança que um carro, por exemplo. Mas, cabe a cada condutor pilotar sua moto com muita responsabilidade. Estando no trânsito, temos que estar preparados para tudo e pilotar por você e pelos demais que estão em seus transportes.

Marciana Barbosa
Estudante do 2º período de Jornalismo da Faculdade RSá

Veja Também

Conheça os desafios da Igreja Católica durante a pandemia

Conheça um pouco dos impactos dentro da Igreja Católica durante o isolamento social Por: Gustavo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *