Home / Destaque / Palestra “Discurso de ódio” e lançamento de livros são destaques da terceira noite da XIII Semana Científica da Faculdade R.Sá

Palestra “Discurso de ódio” e lançamento de livros são destaques da terceira noite da XIII Semana Científica da Faculdade R.Sá

Por: Aline Alves, Daniela Pereira e Marciana Barbosa

Você sabe o quanto o discurso de ódio gera impactos na sociedade? E o quanto o números de pessoas que sofrem as consequências desses discursos tem aumentado cada vez mais? A XIII Semana de Iniciação Científica da Faculdade R.Sá pensando no quanto tem aumentado os casos de discriminação por conta de opiniões preconceituosas, trouxe em sua terceira noite de evento o professor e advogado Thiago Carcará com a palestra “Discurso de ódio”.

Advogado e professor Thiago Carcará

Quem é Thiago Carcará?

Thiago Anastácio Carcará é Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela UNIFOR. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, Especialista em Direito Processual Civil pela UNIDERPI. Atualmente é sócio do escritório Conceição Carcará Advocacia e Consultoria Jurídica, professor auxiliar da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Coordenador do NPJ do curso de Direito e professor da FATEPI, Conselheiro Federal Suplente pela OAB/PI, presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PI, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza, sócio fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais e Professor-Tutor da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, liberdade de expressão, discurso de ódio, direitos culturais e memórias coletivas.

Em sua palestra Thiago Carcará trouxe os primeiros registros de discurso de ódio na história, contextualizando desde o inicio da escravidão até as manifestações de preconceitos nos dias atuais, destacando a liberdade de expressão na ideia de propriedade. Também explanou sobre termos que nos rodeiam, como: feminismo e orientação sexual, duas das causas que mais sofre os impactos do discurso de ódio.

Em entrevista, o professor e advogado, fala dos comportamentos que estão associados ao discurso de ódio e de como o Brasil trata as questões voltadas para esses comportamentos. Confira abaixo a entrevista:

O que nos diz a Constituição Federal de 1988

A Constituição Federal de 1988 nos assegura do direito de expressarmos nossas ideias e convicções desde que essas não firam a moral e dignidade de terceiros: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, á igualdade, a segurança e a propriedade.

XIII Semana de Iniciação Científica apresenta lançamento de livros produzidos por professor da casa

Além da palestra de Thiago Carcará, a terceira e última noite da Semana Científica, trouxe o lançamento dos livros: Governança Corporativa e Compliance nas Empresas Estatais do professor Rodrigo de Lima Leal; Meios Eletrônicos na execução Trabalhista do professor Adriano Silva Borges; Recuperação Judicial de Empresas do professor José Elves Batista Dias e Reconstrução paradigmática do direito privado: no Contexto do Estado Democrático de Direito – uma coletânea de artigos científicos do professor Expedito Neiva de Sousa Lima e Auderi Martins Carneiro Filho em parceria com os três autores citados.

Professores/autores: Rodrigo de Lima – José Elves – Adriano Silva – Auderi Matins e a vice-diretora da Faculdade R.Sá Roberta Mara

Em entrevista o professor Rodrigo de Lima fala da contribuição do seu livro para a vida acadêmica da Instituição.




Confira fotos do lançamento dos livros

Contribuição acadêmica do evento

Para a estudante de jornalismo, Jaquelane Vasconcelos, a XIII Semana Científica trouxe temáticas que são de grande importância para sua vida pessoal e profissional. “O evento foi maravilhoso, de muito proveitoso para mim, pois os temas debatidos puderam ser de grande de importância para minha vida, principalmente na segunda noite de evento, com a palestra de Marcio Lima, que me fez refletir sobre minhas escolhas para o futuro”, relata.    

Foram três dias de palestras ministradas por grandes nomes como o jornalista e ex-apresentador do programa Bem Estar (TV Globo) Fernando Rocha, o Coaching Marcio Lima e Thiago Carcará. A programação do evento superou as expectativas dos participantes que ansiosos já aguardam a próxima edição.

Veja Também

A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem

Sendo uma das profissões mais antigas, o professor tem o papel de formar cidadãos coerentes, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *