Home / Destaque / Vamos falar de suicídio: uma questão que preocupa a sociedade atual

Vamos falar de suicídio: uma questão que preocupa a sociedade atual

psicologa3“O suicida, antes de cometer qualquer ato, dá sinais, de que quer desistir de viver, que a vida está muito difícil. São raros os casos em que a pessoa que se mata não dá sinal de que faria aquilo”.

 

A fala da psicóloga Graça Moura  levanta uma questão que preocupa a sociedade atual: o suicídio. Segundo ela, é importante discutir sobre esse tema, considerando que, historicamente, é um assunto bastante difícil de ser abordado para a sociedade.

 

Mas é necessário ter cautela. “O ideal é que se alguém perceba o sinal, primeiro que se ponham a disposição , porque, às vezes, ele quer ser somente ser ouvido, desabafar. Mas o fundamental, é que seja encaminhado para tratamento”, destaca a psicóloga.

 

A estudante Gabriella Damasceno considera que sociedade precisa pautar mais conversas sobre o assunto. “Não podemos ter medo e nem vergonha de perguntar o que esta acontecendo”, pontua.

 

“É muito importante procurar ajuda, através de um profissional, porque, muitas vezes, estamos passando por uma carga emocional muito grande, que acaba tendo a necessidade de ter um acompanhamento através de um psiquiatra, psicólogo”, acrescenta Gabriella Damasceno.

 

Para a professora Patrícia Gonçalves, o tema é delicado, porém pertinente. “Neste momento, vivemos no contexto de muita angústia, frustrações e depressão nos nossos jovens, por isso, palestras de conscientização são importantes para nos dar caminhos de encontrar possíveis soluções para desastre que está acontecendo na sociedade”, acredita a educadora.

 

O tema foi levantado no Salão do Livro do Vale do Guariba, realizado entre os dias 16 e 20 de novembro pela Secretaria de Educação do município e Prefeitura de Picos. O evento trouxe palestras, discussões, lançamento e venda de livros e apresentações musicais.

 

Maritana Rocha e Robervanya Luz 

 

 

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *