Home / Artigos / Crianças na internet: uma alerta para pais e responsáveis
Crianças passam tempo na internet. Foto: Guilherme Santos

Crianças na internet: uma alerta para pais e responsáveis

A cada dia, a internet se expande mais pelo mundo. Os seus benefícios são reconhecidos facilmente pelos consumidores, que, muitas das vezes, são provedores de uma família, ou seja, pais e responsáveis. Mas, diante das inúmeras vantagens que a internet pode propiciar, será que seus consumidores se preocupam com os males que ela também pode causar, principalmente para crianças, que usufruem dessa tecnologia?

Nos dias atuais, o livre acesso à internet faz com que aumente o número de crianças usando desse meio. Os pais e responsáveis apenas a reconhecem como uma maneira apropriada para o desenvolvimento do aprendizado, mas não possuem uma visão dos malefícios que pode trazer para a vida de uma pessoa, quanto mais ainda em formação, sem vivência e experiência adequadas para se envolver e, ao mesmo tempo, se proteger nesse oceano infinito de informações que vem a ser a rede.

É isso mesmo. A internet pode representar tanto um bem quanto um mal. Quando é utilizada para obter informação com vistas à pesquisa, estudos, interação entre amigos e até entretenimento, conclui-se que ela é um bem. Por outro lado, ela também se torna um caminho para o mal, pois nela contém conteúdos impróprios para crianças, como: pornografia, acesso à invasão de privacidade, blogs que incitam a violência, jogos inapropriados, redes sociais, salas de bate papos e outros meios que estimulam a criança a cometer algo fora do normal.

No Brasil, a preocupação se torna maior devido ao aumento de garotos e garotas acessando a rede mundial de computadores. Embora não se tenha dados estatísticos, sabe-se que as crianças e adolescentes são os que mais consomem a internet na atualidade e que passam a maior parte do seu tempo usufruindo das infinitas informações e plataformas.

Estas preocupações não teriam razão de existir se não houvesse a todo dia notícias de casos e ocorridos contra crianças, através da internet. O que se vê e o que mais se ouve, são os impactos negativos pelo mau uso da rede que afetam a cada dia mais a vida de crianças e o bem-estar de famílias.

Diante disso, os pais e responsáveis devem se manter atentos e controlar o acesso à internet, visto que seu uso pode acabar se tornando prejudicial para o desenvolvimento, e levá-la a caminhos inusitados. Deve-se existir, então, o reconhecimento do mal que a internet pode trazer e, assim, o cuidado e atenção que os pais devem ter com seus filhos, para lhe ensinarem o que é certo e o que é errado, e desde crianças já terem uma breve noção do que vem a ser confiável ou não. Pois a internet se torna uma vitrine para a prática do mal, e um ambiente onde tudo se torna possível, seja real ou não.

Guilherme Santos
Estudante do 2º período de Jornalismo na Faculdade RSá

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *