Home / Destaque / Do bague ao supermercado: a castanha de caju como produto versátil na culinária nordestina
Ovo de Páscoa com castanha de caju (Foto e Edição: Nayara Paiva)

Do bague ao supermercado: a castanha de caju como produto versátil na culinária nordestina

Por: Nayara Paiva

O caju, alimento tipicamente brasileiro, muito popular no Nordeste se constitui em duas partes, o fruto propriamente dito, corpo uniforme, e a castanha como seu âmbito floral inicial. Comercializada em supermercados, feiras entre outras lojas, a castanha de caju é um produto que pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e em diferentes datas comemorativas do ano, desde a páscoa, São João e até mesmo o natal.

Elves Batista, administrador e proprietário de uma das maiores empresas de produtos naturais do Piauí, a Bem Leves, destaca como é o processo de tratamento da castanha de caju, até que seja revendida por comerciantes em seus estabelecimentos espalhados pelo Nordeste, assim como, fala sobre a versatilidade do produto nos pratos culinários.

“Na Bem Leves selecionamos a mão cada castanha, observamos se está livre de bactérias para que seja repassada para a secagem, autolavagem, corte, separação, estufa e despiculagem, para que esteja 100% pronta para os paladares. Ela pode ser usada tanto em saladas, peixes, inclusive no chocolate, como em ovos de Páscoa”, afirma Elves Batista.


Empresário Elves Batista (Foto: Arquivo Pessoal)

O empresário destaca também a importância do processo criterioso na hora de cozinhar a castanha de caju, sendo uma das poucas do Nordeste a vender um produto 100% natural.

“A nossa missão é entregar um produto 100% natural, assando de forma cuidadosa nos fornos presentes aqui na nossa fábrica, sem qualquer tipo de uso de óleo, como a maioria faz, além de ser vistoriada durante todo o processo e cuidada por nossos especialistas, logo após ser assada, tudo para levar sabor, qualidade e o prazer no paladar do consumidor. Fico muito satisfeito que a castanha de caju esteja se destacando cada vez mais nos pratos culinários, incluindo datas especiais como a Páscoa”, comenta o empresário.


Castanha de caju da Bem Leves (Foto: Elves Batista)

OVO DE PÁSCOA COM CASTANHA?

Do doce ao salgado, a castanha de caju é conhecida pelo seu sabor marcante e na Páscoa não vem sendo diferente. A cada ano a inovação dos ovos vem se destacando, deixando para trás os tradicionais ovos de chocolate embrulhados nos supermercados, as opções “diferentonas” como os ovos recheados e de colher, tem servido como uma nova alternativa de compra para os consumidores.

A produção de cardápios acontece de diferentes formas durante o ano, precisamente, quando chega o período da Páscoa. Pensar em cada combinação e se atentar as tendências faz parte do processo. A empreendedora Leonarda Santos, dona de uma confeitaria na cidade de Picos, explica como é realizada a linha de produção na época mais doce do ano.

“Existe todo um planejamento por trás, primeiro começamos pelas embalagens, vejo tudo que vou precisar de embalagens e já faço as compras, começamos em janeiro, depois vem a montagem de cardápio, pesquisamos os sabores que estão em alta; os mais vendidos nos anos anteriores e chegamos em uma cardápio final.”

A confeiteira fala sobre as diversas combinações que são possíveis de se realizar em um doce, por exemplo, a castanha de caju e o chocolate amargo 70% cacau foi uma das apostas neste ano, enfatiza Leonarda.

“Sou apaixonada por chocolate amargo, tanto que na minha produção só usamos o meio amargo ou o blend (que é uma mistura do meio amargo com o ao leite) não gosto de nada doce demais, e a junção do amargo com castanhas fica ainda mais maravilhoso. Devemos celebrar mesmo essas datas. Para quem não quer sair da dieta, procur’e as opções mais saudáveis, mas sem deixar de aproveitar essa data especial, pois nossa vida é feita de momentos” enfatiza a confeiteira.

OLEAGINOSAS!

As oleaginosas são sementes comestíveis, com alto teor de gordura de plantas, ricas em óleo, também chamadas de proteínas vegetais por conterem nutrientes, antioxidantes, fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas, melhorando de forma significativa o funcionamento do organismo, e até mesmo no controle do colesterol.

A nutricionista picoense, Najarah Caracas ressalta a importância e os benefícios da castanha de caju nos pratos culinários.

“A castanha do caju apresenta teor considerável de minerais com destaque ao teor de cálcio, ferro, zinco e selênio, que são minerais importantes na prevenção de deficiências nutricionais e funções enzimáticas para o sistema de defesa antioxidante do organismo”, destaca a nutricionista.

Najarah Caracas ainda complementa as informações com base nos nutrientes da castanha de caju. “Ela também possui vitaminas E, K, B6 e C. Sua composição de macronutrientes é em torno de 46% de gorduras; 21,2 % de proteína e 22,3% de carboidratos totais, fornecendo 596 kcal de energia cada 100g, portando, deve ser consumida moderadamente, devido ao teor de gorduras”, afirma a profissional da nutrição.


Nutricionista Najarah Caracas (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja Também

A psicodinâmica das cores e a moda: maneiras de se vestir e formas se comunicar

Saiba curiosidades sobre as cores e as mensagens que podemos transmitir ao escolher as colorações das peças de roupas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *