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Loja Carla Fashion e suas roupas coloridas (Foto: Jamile Bezerra).

A psicodinâmica das cores e a moda: maneiras de se vestir e formas se comunicar

Por: Jamile Bezerra

Dos tons chamativos até os mais neutros, as cores, que são definidas como impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, estão totalmente inclusas em nossas vidas, presente em todos os lugares, objetos, matérias e até mesmo nas roupas e acessórios que usamos no nosso dia a dia. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é se as cores possuem influência em algo, ou não, se elas podem transmitir alguma primeira impressão ou passar uma determinada mensagem.

Carla Rodrigues, proprietária de uma loja de roupas e calçados chamada “Carla Fashion”, localizada em Campo Grande do Piauí, fala um pouco sobre como as cores são inclusas na sua loja e qual a demanda de procura em relação as variedades de colorações:

“Eu sempre ofertei muitas variedades de cores em minha loja, seja de roupas ou de calçados, pois a busca por peças coloridas sempre foi muito grande e o meu gosto pessoal pelas cores sempre teve muita presença também. Ultimamente, peças de roupas com as cores vibrantes têm saído bastante, como: rosa pink, laranja, verde limão e amarelo, disse a empresária.


Carla Rodrigues, proprietária da loja Carla Fashion (Foto: Arquivo Pessoal)

Carla Rodrigues fala que as variedades de cores são mais buscadas de acordo com as indicações ou peças utilizadas pelas digitais influencers. A empresária destaca que tem percebido que há um determinado padrão, que são tendências definidas por essas blogueiras.

Lana Krisna, professora de jornalismo na Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, que ministra disciplinas voltadas para planejamento visual e psicodinâmica das cores, fala sobre as diversas tonalidades e como elas podem transmitir mensagens e comunicar diversos aspectos.

“Existe um campo de estudo chamado Psicodinâmica das cores, que analisa os efeitos das cores sobre os humanos, visto que o nosso cérebro reage quando estamos expostos à determinadas cores, podendo despertar sentimentos, desejos ou sensações. Essas reações estão associadas às manifestações culturais, padrões ou rituais estabelecidos em cada sociedade, logo, as mensagens podem divergir de acordo com cada cultura”, informa a professora.


Lana Krisna, professora da UESPI, Campus de Picos-PI. (Foto: Arquivo Pessoal)

AFINAL, AS CORES DAS ROUPAS DIZEM ALGO?

A professora diz que combinações como rosa com vermelho, verde com roxo e laranja com azul, provocam a sensação de sociabilidade, alegria e receptividade, pois são cores quentes e vibrantes. O que seria indicado para utilizar em ocasiões mais casuais ou que necessitam, de uma certa forma, conquistar a afinidade do público em que está inserido.

Lana ainda conta que os tons mais frios, como preto e branco, ou tons pastéis, transmitem uma imagem de mais seriedade. O azul costuma ser uma cor muito usada por políticos e autoridades, pois representa honestidade, confiança e sinceridade. O azul em tons mais frios também pode acalmar.

Dayana Leal, moradora de Vila Nova do Piauí e cliente da loja Carla Fashion, possui muito gosto por roupas coloridas, e fala um pouco sobre o seu pensamento em relação ao uso das cores e as mensagens, que ela acredita, que transmite ao abusar das colorações:

“Sempre gostei muito de abusar das cores, fazer combinações chamativas, e até mesmo, diferentes. Pois só me sinto bem quando uso peças coloridas, elas possuem o poder de me transmitir uma energia mais alegre e me fazem sentir mais segura, sem contar que elas chamam bastante atenção, coisa que eu gosto muito”, comenta Dayana Leal.


Dayana Leal em visita à loja Carla Fashion (Foto por: Jamile Bezerra)

Dessa forma, podemos perceber a influência das colorações na vida das pessoas e a maneira como elas são interpretadas através das cores de roupas que vestimos, fazendo combinações ousadas e divertidas ou usando cores neutras, a mensagem será repassada do mesmo modo, só que, contendo significados distintos.

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