Home / Destaque / NANUSCADA OU NOZ-MOSCADA?: conheça os benefícios dessa especiaria bastante utilizada no Nordeste

NANUSCADA OU NOZ-MOSCADA?: conheça os benefícios dessa especiaria bastante utilizada no Nordeste

Profissionais falam sobre os benefícios para a saúde e as utilidades desta especiaria na culinária.

Por: Tainá Alves

A noz-moscada, originada da Indonésia e da Índia, é extraída através do fruto da moscadeira, uma árvore de grande porte que pode chegar até 20 metros de altura. Trazida ao Brasil por volta de 1511 através dos navios mercantes, e utilizada desde os tempos romanos. O seu gosto levemente adstringente é excelente para acentuar o sabor de aves, purês e legumes, além de possuir diversos benefícios medicinais.

Nos supermercados ela é facilmente encontrada na sua versão em pó, mas se por acaso, você quiser extrair o melhor da noz-moscada e adquirir a semente seca, o melhor lugar é a feira livre de Picos.

Na feira livre de Picos, a procura por essa especiaria é rotineira, como por exemplo na barraca MPH Temperos, local que vende-se em média 4 sementes por dia, parece pouco, mas, a semente seca da noz-moscada rende bastante, e pode ser utilizada até mesmo em receitas e chás.

O proprietário da barraca MPH Temperos, Pedro Henrique, esclareceu curiosidades e traz informações acerca dessa especiaria.

“Ela é muito procurada para fazer chás, preparar receitas, eu comercializo a semente e também posso triturar no moedor, quando o cliente quer em pó em coloco ela na máquina e vou moer na presença do cliente, mas também eu acrescento em temperos prontos como o tempero baiano e outras misturas opcionais”.

Ele conta que por se tratar de uma especiaria que é muito famosa por seus benefícios medicinais ela é constantemente procurada por pessoas da melhor idade. E que a visita mensal em busca da queridinha semente marrom é de lei por parte de seus clientes.

“Eu acredito que noz-moscada é mais procurada para uso medicinal, eu tenho uma clientela que na sua grande maioria, são mulheres, entre 40 e 70 anos, e quando elas comentam sobre o uso, informam que fazem chás para melhorar o funcionamento intestinal, dizem que é bom para fadiga, estresse, esgotamento mental e dores abdominais. Então esse chá é tomado constantemente, para uma melhor qualidade de vida”.

Nutricionista Lucicleide Bezerra (Foto: Arquivo Pessoal)

O VALOR NUTRICIONAL

A nutricionista, Lucicleide Bezerra, explicou que a noz-moscada (Myristica fragans), é uma especiaria muito usada na culinária em preparações como legumes, molhos, carnes, ovos, pães, entre outros, e no preparo de chás.

“A noz-moscada é bastante utilizada pela indústria farmacêutica. Ela apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, protegendo as células contra radicais livres e reduzindo o risco de doenças. E também é afrodisíaca, aumentando o desejo sexual. Porém, para que esses benefícios aconteçam, como o consumo de qualquer outro produto, que apresenta boas propriedades, é importante que seu uso esteja associado a uma dieta balanceada, hábitos de vida saudáveis e na quantidade adequada”, salienta a nutricionista.

Segundo a Nutricionista, o consumo abusivo pode trazer riscos à saúde. Estudos apontam, que o excesso pode causar sintomas neuropsicológicos, como agitação e alucinações e taquicardia.

“Diariamente, se for consumida, deve ser de até 5 gramas, o que equivale a 1 colher de chá.  Ao utilizá-la em chás e outras preparações em casa, deve dar preferência  à especiaria ralada no momento da preparação e o consumo em seguida. Ainda assim, não é recomendada a noz-moscada para gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças  menores de dois anos”, orienta.

A NOZ-MOSCADA: DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Dona Maria do Carmo, de 70 anos, diz ser uma pessoa muito adepta das ervas medicinais, ela cultiva no canteiro de casa uma grande variedade de vegetais e ervas, mas como a noz-moscada é proveniente de uma arvore muito grande, fica inviável cultivar. Portanto ela opta por comprar no mercado.

“Eu não costumo confiar em fornecedores que não conheço a procedência, vejo se elas não estão machucadas, ou com um aspecto esbranquiçado, essas exigências contam muito na qualidade final do chá”, destaca a aposentada.

Dona Maria acrescentou que não costuma utilizar a noz-moscada em receitas, e que usa exclusivamente para fazer infusões. “Desde criança, quando os tempo eram mais difíceis, minha mãe já me ensinava a fazer remédios com a matéria prima que Deus dá para a gente, naquele tempo se nós tivéssemos o arroz e o feijão com certeza já era um banquete, então eu não aprendi fazer receitas utilizando a noz-moscada, mas se você estiver com uma dor de cólica me chame que eu te ajudo a resolver”. Acrescentou, com simpatia, Dona Maria do Carmo.

Mas diferente de Dona Maria, a noz-moscada é uma grande aliada nas cozinhas brasileiras, e muito apreciada por grandes chefes de cozinha, com a capacidade de agregar mais sabor a diversas receitas e ganhar o paladar de quem experimenta.

Veja Também

A psicodinâmica das cores e a moda: maneiras de se vestir e formas se comunicar

Saiba curiosidades sobre as cores e as mensagens que podemos transmitir ao escolher as colorações das peças de roupas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *