Home / Destaque / As cores e a sensibilidade de artistas picoenses

As cores e a sensibilidade de artistas picoenses

Cores térreas, paisagens do sertão. É assim que as obras dos pintores Tácito Ibiapina e Jota Brito são conhecidas. Os quadros estavam expostos na Secretária Municipal de Cultura desde a última segunda-feira (20) até nessa quinta feita (23) como parte da programação da Exposição Memórias: Arte, Cultura e Expressões.

Quadros

Os pintores retratam em seus quadros a simplicidade do interior. Casas de tijolos de barro, cercas de faxina, mesas de madeira, potes de barro, bacias de alumínios e vegetação.

Os detalhes são muitos desde o sombreamento aos objetos quebrados, as pinturas impressionistas seguem como poesia, e de forma saudosa retratam as características do Sertão.

Estudantes, apreciadores e curiosos visitaram a exposição que, além da cultura  mostrava também as origens de Picos, a música e a literatura picoense.

Dentre as pessoas que visitaram a exposição, podemos citar a estudante de jornalismo Letícia Cláudia que apreciava as obras.

– A exposição foi importante para mostrar ao povo picoense que nós também temos artistas que sabem representar a beleza da nossa gente e nossa terra. Serve de ensinamento para os mais novos buscarem na arte a felicidade de expressar-se de maneira singular e magnífica a beleza da vivencia humana, ainda que passageira.


Tácito Ibiapina de acordo com José Maria Carneiro

“Seus temas simples e românticos mostram a alegria das cores que se descobrem no cotidiano do seu Piauí. São as casinhas simplórias, os alpendres, os fundos de quintal, recantos daquelas memórias que a saudade deixou  plantadas nas lonjuras da infância”.

Pinturas em tons terrosos, técnicas entre pincéis e pontas de espátulas. Janelas e portas, flores e vestígios do tempo são desenhados nos quadros no  cenário sertanejo .


Obra Tácito Ibiapina – (Foto: Remédios Silva)

 

Jota Brito aos olhos de Carneiro Portela

Desenhos feitos a partir da naturalidade e sutileza do ambiente campesino, com sua simetria perfeita e com componentes que fazem a diferença com a simplicidade de todos os detalhes, buscando a sua própria personalidade com as luzes e cores.

“Simples, observador, camarada, solitário, sofrido na sua própria dor, Jota Brito brinca com a cor, pincel e tinta”, afirma Carneiro Portela

       Obra de Jota Brito – (Foto: Remédios Silva)

 

  • Vitória Ellen e Remédios Silva

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *