Home / Destaque / Empreendedorismo no Sertão Piauiense

Empreendedorismo no Sertão Piauiense

“Eu sei que vou, vou pra São Paulo. Mas vou buscando a minha fonte de alegria. Deus, por favor, me dê trabalho. E a esperança de poder voltar um dia”. Diz o cantor Francis Lopes na sua música “Lamento de um Nordestino”, onde retrata o sofrimento dos nordestinos em períodos de estiagem.

A migração era uma das formas que muitos encontravam para ir em busca de melhores condições de vida. A história hoje é um pouco diferente, as pessoas passaram a enxergar com outros olhos a realidade das suas regiões e, assim, começaram a ser donos do seu próprio negócio por meio do empreendedorismo.

Na cidade de Picos, algumas famílias mudaram de vida através do SEBRAE. “O SEBRAE é uma instituição sem fins lucrativos que é denominada com serviço social autônomo. Muita gente não tem conhecimento do que é o SEBRAE, se é pública ou privada. Nessa instituição de serviço social autônomo, que recebe dinheiro público, mas não é pública”, explica Elimar Coelho, Gestor de Desenvolvimento Empresarial do SEBRAE de Picos.

Elimar Coelho, 40 anos, Gestor de Desenvolvimento Empresarial do SEBRAE de Picos. (Foto: Paloma Alencar)

 

A Casa Apis, localizada no bairro pantanal, na cidade de Picos – Pi, é um exemplo de empreendedorismo no sertão piauiense. Antônio Leopoldino acreditou no empreendedorismo através da apicultura do mel de abelha, é com isso vem se destacando no mercado internacional “O produto é valorizado no mercado internacional, pois a demanda é maior do que a oferta. O dólar e o câmbio são favoráveis. Os apicultores dominam as técnicas de apicultura”, diz Antônio Leopoldino.

A Casa Apis é uma central de cooperativas e é constituída de cooperativas singulares e cadastro no CNPJ. A apicultura da Casa Apis é uma atividade 100% ecológica. São produzidas em torno de quatro mil toneladas de mel em período de seca, mas tem condição de produzir no ano normal 6,7 mil toneladas.

Casa APIS, Distrito Industrial de Picos, Lotes 48 e 49 – Bairro Pantanal – Picos – PI (Foto: Portal o Povo)

 

Sempre acreditando no melhor, assim como toda mãe nordestina que acorda cedo para trabalhar, para sustentar os filhos, Remédio Sousa procurou o SEBRAE de Picos para abrir seu próprio negocio.

Em busca de empreender, Remédio Sousa obteve êxito na sua escolha, hoje Proprietária da Tapiocaria Mix e tendo lucro para ela e a família, ela transformou aquilo que era comum em fins lucrativos, pois a tapioca é uma comida típica da região semiárido.

Remédio Sousa venceu o prêmio de ouro da categoria Micro-empreendedor individual do SEBRAE. “Tudo começou num trailer ao lado da antiga secretaria municipal da educação de Picos – Pi, e hoje estou localizada em um belo ponto da cidade, em um lugar amplo, bonito e visível para os clientes. Estou muito satisfeita, graças a Deus até aqui tem dado certo, em meio às lutas e dificuldades que todos têm, principalmente para quem é micro-empreendedor que começa do zero. Vai fazer quatro anos e até aqui tem sido uma benção”. Relata.

 

Remédios Sousa, 44 anos, Proprietária da Tapiocaria Mix. (Foto: Paloma Alencar)
Remédios Sousa, 44 anos, Proprietária da Tapiocaria Mix. (Foto: Paloma Alencar)

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

1 Comentário

  1. Ótimo post. Gostei do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *