Home / Destaque / Feira Livre de Jaicós-PI: produtos destaques e características
Foto: Maurício Teles

Feira Livre de Jaicós-PI: produtos destaques e características

Foto: Maurício Teles
Foto: Maurício Teles

A feira livre de Jaicós-PI é uma atividade que gera renda à população do município. A mesma é realizada nas segundas-feiras e tem como protagonistas um grande número de pessoas. Antes do cantar do galo, às 3 horas da manhã, muitos feirantes começam a montar suas barracas, outros começam a organizar o espaço de trabalho preparando-se para o grande fluxo de pessoas que se abastecem dos produtos durante todo o dia.

A feira livre de Jaicós é conhecida na macro e micro região devido a comercialização de uma infinidade de produtos artigos ou artefatos a preços relativamente baixos para a população em geral, possibilitando um maior acesso a bens e serviços e favorecendo os consumidores.

A feira de Jaicós fica subdividida de acordo com cada produto comercializado sendo destaques: feira do feijão, da farinha e da castanha, feira dos animais incluindo galinha, caprinos e ovinos. Também destaca-se a feira dos cavalos, feira do gado, feira das frutas, dos calçados, confecções roupas, feira das frutas dentre outras.
A feira livre representa uma das formas mais antigas de comercialização de produtos em geral, sendo uma forma de contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos feirantes. Além disso, quando entendida como um negócio, este canal de comercialização se torna um forte instrumento de políticas públicas e um grande gerador de emprego e renda para o município.

A feira livre do município de Jaicós-PI tem a função de suplementar o abastecimento e a comercialização de vários produtos. Nesses pequenos mercados locais que a comercialização do excedente da produção familiar se verifica. Outro aspecto de grande relevância a ser ressaltado, diz respeito à atribuição da feira
livre como espaço de socialização e de expressão cultural. Neste sentido, pode-se afirmar que a feira livre de Jaicós representa um patrimônio cultural da cidade, que preza pelo antigo hábito interiorano de “fazer a feira” e preserva os laços de amizade estabelecidos entre os próprios feirantes e entre estes e os consumidores ao longo do tempo.

           Feira dos animais (galinhas)
Feira dos animais (galinhas)

Quem pensar que na Terra no Galo, a galinha não tem importância está completamente enganado. A compra e venda de galinhas na feira livre de Jaicós vem atraindo pessoas de diversas regiões, tornando-se uma atividade que se intensificou ainda mais depois da criação de projetos do Governo do Estado em convenho com o Governo Federal, como o Programa de Compras Diretas do Governo do Estado e o Projeto de Avicultura do Piauí.

Em entrevista com um criador de galinhas do município de Jaicós o senhor José Alcântara Domingues, da localidade Morro da Pinicada, afirmou:

Já faz muito tempo que vendo galinhas aqui na feira de Jaicós, essa é uma atividade que sempre vem garantindo o sustento da minha família, juntamente com mais outras atividades agrícolas que pratico na minha roça, a feira de Jaicós já transformou para melhor a vida de muita gente ”, conta.

Criação de Galinhas do senhor José Alcântara
Criação de Galinhas do senhor José Alcântara

A feira livre de Jaicós conta também com venda de diversos produtos agrícolas, como abóbora, melão, cebola, manga, laranja, melancia, pimentão, banana entre outros produtos. Essa atividade de comercialização de frutas e legumes tem um importante papel para o desenvolvimento da economia local, possibilita o acesso dos agricultores ao mercado, gerando renda para compra de produtos para consumo familiar, de forma a ser considerada uma importante política distributiva, possibilitando que a renda da população permaneça no município contribuindo para seu desenvolvimento.

Além disso, o desenvolvimento da comercialização de legumes, verduras e frutas tem o potencial para agregar valor às vendas dos produtores diminuindo a cadeia de suprimentos, além do potencial para gerar benefícios sociais e ambientais para a comunidade.

O agricultor Antônio Gusmão, da Localidade Baixa branca, destacou a importância da comercialização de melancias para ele e a família:

“Há muitos anos trabalho aqui na feira livre de Jaicós vendendo melancias, essa uma atividade de muita importância para me e a minha família, através desse comércio vou garantindo o meu sustento juntamente com as minha esposa e os meus três filhos, essa feira faz parte da minha vida”,  destaca. 

 Comercialização de Melancias do senhor José Gusmão Foto: Maurício Teles
Comercialização de Melancias do senhor José Gusmão (Foto: Maurício Teles)

No ramo da comercialização de frutas, verduras e legumes encontramos o senhor Engrácio da Silva natural, da localidade Tiririca, que comercializa produtos advindos de sua própria irrigação.

Engrácio da Silva, á esquerda Foto: Maurício Teles
Engrácio da Silva, á esquerda (Foto: Maurício Teles)

A feira livre de Jaicós também se destaca na compra e venda de produtos como: feijão, milho, farinha e goma, esses produtos são vendidos na quadra nas segundas-feiras a grosso e a varejo. A compra e venda desses produtos na feira livre acontece em pequenas e grandes proporções, sendo que nas épocas de safras esses produtos são comercializados em grandes quantidades. As negociações desses produtos agrícolas são realizadas entre os agricultores e atravessadores. E em seguida são levados para serem comercializados em outros estados.

O senhor Camilo Pereira enfatizou que há 30 anos comercializa o feijão na feira de Jaicós, para revenda.

A compra e venda de feijão melhorou bastante o minha renda, agora já posso transportar a mercadoria no meu próprio caminhão que consegui, trabalhando aqui nessa cidade maravilhosa”, relata.

   Á esquerda o senhor Camilo Pereira (Foto: Maurício Teles)
Á esquerda o senhor Camilo Pereira (Foto: Maurício Teles)
Foto: Maurício Teles
Foto: Maurício Teles

A Feira Livre da cidade de Jaicós-PI representa para o município uma atividade muito importante e de grande valor para a comunidade, além de ser um cartão de visitas da cidade, é também, um canal de comercialização diferenciado, ainda oferece uma alternativa econômica e social para muitos pequenos proprietários rurais. Além disso, quando entendida como um negócio, este canal de comercialização passa a representar um forte instrumento de políticas públicas e um grande gerador de emprego e renda para o município.

Acadêmico de Jornalismo

Maurício Teles

 

 

 

 

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *