Home / Destaque / O poder das ervas medicinais

O poder das ervas medicinais

A experiência de Paulo das ervas na manipulação de remédios caseiros.

Quem nunca tomou um chazinho ou até mesmo um famoso lambedor quando estava doente? O Piauí é conhecido por ser um estado rico em plantas e ervas que são consideradas medicinais. Desde cedo fomos ensinados por nossos avós que no nosso quintal sempre teria alguma planta que servia para curar alguma doença. A verdade é que eles tinham razão, a cada dia é descoberto por quem faz uso dessa medicina alternativa alguma planta que tem poder medicinal.
Na cidade de Picos do Piauí existe um adepto desse tipo de medicina muito conhecido por possuir um grande acervo de ervas e plantas que segundo ele tem o poder da cura; é o comerciante Paulo Monteiro dos Santos conhecido popularmente como “Paulo das Ervas”. O comerciante Paulo conta que suas ervas são bastante procuradas por moradores de Picos e microrregião, essa ervas são extraídas do semiárido piauiense e totalmente manipuladas por ele. Hoje Paulo já tem clientes fiéis que afirmam ter alcançado a cura através de seus remédios caseiro.
IMG-20160513-WA0055                                                         Foto: Andressa Carvalho, Paulo das ervas.
O comerciante começou esse trabalho de manipulação de medicamentos quando aos 16 anos de idade inconformado pelo prognóstico do médico de que uma úlcera no estômago não teria cura, resolveu ir atrás de outros meios para tentar reverter esse quadro. Foi aí, que segundo ele através dessa manipulação de ervas conseguiu se curar e decidiu que sua profissão seria essa. Paulo conta que passou por um momento difícil quando foi alvo de denúncias por não ter a licença do conselho federal de Farmácia para trabalhar com a manipulação das ervas. Hoje ele possui a licença e está apto a trabalhar com suas ervas.

IMG-20160513-WA0056                                                                Foto: Andressa Carvalho, ervas medicinais.
O comerciante Paulo das ervas afirma que suas plantas são nativas e que só precisa de duas chuvas grossas, para que sua safra fique segura. Sua prática curativa e preventiva está relacionada com o modo que percebe o problema e suas causas. Dentre  as mais vendidas encontradas na região estão: Boldo (problemas no fígado, gastrite, problemas do intestino), Marcela, Girassol (memória e derrame), Gengibre e Imbispo (emagrecer, baixar as taxas de colesterol), Sucupira (para dores de garganta, coluna e reumatismo), Alecrim (problemas de coração), Imbirita(para gases e problemas de colunas). O comerciante Paulo não trabalha com ervas tóxicas.

IMG-20160513-WA0054
Foto: Andressa Carvalho, ervas medicinais.
Paulo das ervas, afirma que é necessário ter conhecimento da doença ou do sintoma apresentado para fazer a seleção correta da planta a ser utilizada, e diz se basear pelos livros, mas que muitas vezes discorda e prepara por sua cabeça devido a experiência que já tem. Vale ressaltar que a forma de uso, a frequência e a quantidade são aspectos muito importantes para a utilização e que deve ser tomado corretamente para que o resultado seja alcançado.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *