Home / Noticias / SaLiVaG Incentiva Leitura de Crianças e Adolescentes na Região de Picos

SaLiVaG Incentiva Leitura de Crianças e Adolescentes na Região de Picos

A quinta edição do SaLiVaG, aconteceu do dia 16 a 20 de novembro de 2016, na cidade de Picos-PI. O evento vem desempenhando um excelente papel, no que se refere ao incentivo ao hábito da leitura, especialmente para as crianças e adolescentes.

Essa já é a quinta edições do Salão do Livro do Vale do Guariba, o que se leva a crer que o evento veio para ficar, uma vez que vem cumprindo com o papel no desenvolvimento da cultura e educação local/regional. E o público infanto-juvenil aproveita a ocasião para viajar no mundo encantado da leitura.

Para a pedagoga Marinete Rosa de Sousa, mãe da pequena Açucena, de oito anos, o SaLiVaG tem uma importância muito grande para a população picoense e região, principalmente para as crianças. “Minha filha já leu 50 livros e eu venho com ela para o Salivag desde a primeira edição”, relatou.

A professora Marinete Rosa disse ainda, que a perspectiva para os próximos Salivag é que cresça ainda mais em número de participantes leitores. “Que o poder público municipal tenha a preocupação de ir às escolas, através da Secretaria de Educação, para motivar e estimular os alunos da nossa cidade a ler e escrever cada vez mais, pois é um evento promissor”, disse ela.

Já para a Açucena, de oito anos o Salivag é importante porque possibilita a compra de novos livros. “Eu gosto de ler porque puxei para o meu pai”, disse Açucena. Ao se referir ao pai, Açucena estava falando do professor Manoel Júnior já falecido, mas que assim como o Salivag foi um dos incentivadores do hábito da leitura para ela.

Em conversa com a merendeira Erenice Rodrigues, ela classificou o Salivag como “Muito importante”, para ela as crianças vão conhecer vários livros infantis e poder interpretá-los, além de ficar sabendo sobre os grandes escritores. “O evento estimula a leitura da minha filha Emilly Rodrigues. Desde o primeiro evento eu venho e trago a Emilly ela gosta muito das estórias em gibis, também a Barby e a Frozen”, frisou.

“A leitura é importante para se ter um futuro melhor”, foi o que disse Emilly, que se mostrava encantada com o movimento nas bancas de livros. O vai e vem de pessoas foleando e se deleitando com as estórias dos livros e revistas, especialmente das crianças mostra uma luz no fim do túnel, em relação a um futuro promissor no que se refere ao hábito da leitura do brasileiro.

Postado por José Carlos da Silva, acadêmico do V Período de jornalismo da Faculdade R.Sá.

img_1601ra img_1602 l.img_1598

Veja Também

Pesquisador cria algoritmo que prevê período de maior incidência em casos de dengue de acordo com as condições climáticas

Ítalo Albuquerque é pesquisador da área de ciências da computação e responsável por desenvolver algoritmo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *