Home / Destaque / Os novos hábitos da população de Santa Cruz em meio a pandemia do covid-19.

Os novos hábitos da população de Santa Cruz em meio a pandemia do covid-19.

Por: Maria Gizelly Pacheco- acadêmica de Jornalismo

O mundo parou por conta do coronavírus (COVID-19), esse vírus pode causar infecções respiratórias, tosse, febre, dor de garganta e coriza. Os primeiros casos de coronavírus foram registrados na China no dia 17 de novembro de 2019, com base nos dados do governo. Os casos de covid-19 avançaram pelo mundo, atingido 117 países, desencadeando uma crise econômica por conta do fechamento das fronteiras e do isolamento social. Muito países fecharam fábricas, centros comercias, companhias aéreas, hotéis, restaurantes, instituições de ensino, entre outros.

Atualmente Brasil está no epicentro da pandemia do covid-19, isso tem provocado mudanças na vida das pessoas. A cidade de Santa Cruz do Piauí, que está localizada a 259 Km de Teresina PI, a população também tem passado por mudanças nos hábitos. A cidade possui 6.240 habitantes de acordo com o último censo, e com a chegada do novo coronavírus houve a paralisação de missas, cultos, reuniões, aulas, a sociedade teve que manter o isolamento domiciliar, só sair de casa quando necessário, utilizando máscaras, limpando e desinfetando as compras, lavando bem as mãos, utilizando álcool gel, mudando assim toda a rotina da população.

Houve a paralisação das atividades recreativas como, a “Copa Om” que é um campeonato de futsal que acontece anualmente no mês de julho, esse campeonato tem uma duração de sete dias.  Todos os anos ocorre também no mês de julho o Festejo da padroeira “Senhora Sant’Ana”, são dez dias de celebrações, após a missa acontecem apresentações culturais na praça da igreja e quermesse com comida típicas. Com as previsões para o combate da covid-19, não acontecerá a festa de “Padre Cicero”, que já é tradição na cidade, que recebe romeiros de todos os lugares, que vêm para prestigiar suas graças alcançadas, essa festa é comemorada todos os anos nos dias 25 de outubro a 02 de novembro, nos dias 31 e 01 acontece o festival de cultura, com festas realizadas em praça pública e no dia 02 acontece o encerramento com uma grande procissão, que também marca o dia de finados.   

No início da pandemia houve a paralisação das aulas, as escolas privadas, municipais e estaduais retomaram a maior parte de forma online. As escolas do ensino municipal, retornaram as aulas remotas no dia 01 de junho, as aulas são realizadas de forma online para quem tem internet e as atividades impressas para quem não possui acesso à rede. As escolas estaduais estão realizando aulas remotas, pelos diversos canais disponíveis pela Secretaria de Estado da Educação, a escola particular também está realizando as aulas de forma remota.

Os casos do novo coronavírus vêm aumentando bastante na cidade, e a população precisa nesse momento, tomar todos os cuidados necessários para a prevenção do vírus e acima de tudo manter o isolamento social. Nós últimos boletins divulgados, são sessenta e um casos confirmados (Até o fechamento dessa matéria em 20 de julho de 2020).

Moradores de Santa Cruz relatam o que mudou na rotina

Jandira Moura, reside em Santa Cruz do Piauí/ Fonte:
Arquivo pessoal.

Essa doença ela veio para mudar a vida de todos nós não só em casa, mas no trabalho e em vários setores. Isso mostra que não somos melhor do que ninguém, o vírus afeta qualquer um, não importa a cor, classe social ou religião. Estamos vivendo um distanciamento social que nunca imaginamos passar, onde não podemos abraçar uma pessoa, pegar na mão, foi uma mudança brusca.

Isabel Sobrinho, moradora de Santa Cruz do Piauí/ Fonte: Arquivo pessoal.

O covid-19 mudou nossas vidas de diversas formas. Por conta do isolamento social, não podemos levar uma vida normal, não posso fazer uma caminhada, ir para a igreja, a uma festa e nem visitar os nossos familiares e amigos.

Com a mudança na rotina da população por conta do vírus, são necessários novos cuidados, quando for espirar usar lenços, não tocar nas pessoas, usar máscara, lavar bastante as mãos com água e sabão e usar álcool em gel, é importante que as pessoas evitem procurar hospitais para casos simples que de fato não requeiram a busca por essas unidades de saúdes, para evitar a propagação do vírus. Nos casos de sintoma da doença, é a orientação é ligar para os agentes de saúde que eles vão até as casas para fazer o teste rápido. A enfermeira Bárbara Martins fala um pouco dos sintomas do covid-19 e alguns cuidados para evitar a contaminação.

Cuidados com as Crianças 

A doença do novo coronavírus tem um baixo índice em crianças, a maioria dos casos são leves ou moderados, mas estima-se que cerca de 6% podem desenvolver versões mais graves da doença, segundo uma revisão chinesa. Os casos de covid-19 têm aumentando na cidade de Santa cruz do Piauí, e os pais devem ter muito cuidado com as crianças, por elas pegarem em todos os locais e levarem muito as mãos à boca e aos olhos, por isso deve ser evitado que elas saiam de casa.

Um dos desafios dos pais nesse período de isolamento é entreter as crianças, já que em muitos casos elas querem sair para brincar na rua. Os pais estão tendo esse desafio em pensar quais brincadeiras fazer, meios de estudos e entretenimento que vão além da internet. 

Algumas crianças podem ter a doença e não sentir sintomas gripais e com isso aumenta as chances de passarem a doença para outras pessoas. Como muitos pais precisam ir trabalhar e acabam deixando seus filhos com os avós, isso pode gerar um risco adicional. 

Os pais ficam bastante preocupados com esse novo cenário de pandemia, é preciso manter os filhos em casa, e se for preciso sair, os cuidados devem ser redobrados, pois, esse novo vírus ataca cada pessoa de uma forma diferente.

É importante tomar cuidado com as crianças menores, principalmente as que engatinham, é importante limpar bem o chão, deixar os calçados longe do alcance delas. As crianças pegam em todos os locais, o recomendado é mantê-las sempre em casa.

É necessário ter todos os cuidados para a prevenção dessa doença nas crianças, é importante ter cuidados com a higiene, utilizar a máscara nas crianças maiores de dois anos, lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, evitar passeios, evitar ir na casa dos avós, tios e cuidar bem da alimentação.

https://venngage.net/ps/Nu874ZBGGU/diversity-and-inclusion-terminology-infographic

 Transtornos causados pela pandemia

O novo vírus do Covid-19 provocou mudanças sociais e econômicas na vida das pessoas, promovendo alterações e impactos psicológicos, levando também crises de ansiedade e até pânico. 

O avanço da tecnologia faz com que as informações se propaguem de forma rápida, fazendo com que tudo seja vivenciado em tempo real, o que impacta ainda mais e leva a sensação de proximidade com o perigo.  O medo é uma sensação normal nos seres humanos, o fato do coronavírus ser uma doença silenciosa, acaba gerando apreensão o tempo todo ou uma tensão como se a qualquer momento fôssemos ser contaminados.

O estresse e vai causando um desgaste psicológico nas pessoas e que passam a ter falta de concentração, queda da performance nos estudos, no trabalho, tristeza, estresse, é normal que tudo isso aconteça, é importante aceitar que isso aconteça, contanto que não saia do controle. 

C:\Users\Kayo Rangel\Downloads\WhatsApp Image 2020-07-10 at 13.44.09.jpeg

A psicóloga Irlla Goçalves fala sobre a nova rotina e os transtornos que ela pode gerar nas pessoas devido a pandemia.

Veja Também

Conheça a história do jovem que cultiva uva no sertão do Piauí

Por Iranete Dantas Brasil a produção de vinho tem recebido destaque, a cada ano que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *