Home / Destaque / Fake News: A disseminação de conteúdos falsos por meio das redes sociais

Fake News: A disseminação de conteúdos falsos por meio das redes sociais

Por: Mateus Silva

As notícias falsas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, com a popularidade e alcance das redes sociais, as Fake News tem se propagado com facilidade. Isso faz com que todos fiquem em alerta quando recebemos mensagens com informações em diversos aplicativos.

O tema Fake News teve grande discussão no primeiro semestre deste ano e continua sendo pauta em grandes meios de comunicação. A imprensa brasileira repercutiu o levantamento feito por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e publicado na revista Science, em março de 2018, o estudo comprova que as ‘Fake News’ se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras.

Diante disso, o fenômeno dado o nome de Fake News representa um grande desafio para à sociedade, pois a manipulação de informações ou de desinformação pode influenciar na tomada de decisões, na construção de uma realidade, como na imagem de determinada pessoa ou instituição, como destaca o jornalista Romário Mendes.

“As informações falsas podem mudar o pensamento e a escolha das pessoas. Diante disso, a reputação dos indivíduos podem ir lá para baixo, por causa de pessoas mal-intencionadas, pois a gente preserva muito a nossa imagem, mas devido um boato ou uma notícia falsa, pode ir tudo por água abaixo, e acabarmos sendo culpados por algo que não aconteceu”, afirma.

Foto: Mateus Silva – Jornalista Romário Mendes

Combate a Fake News

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou uma página na internet para esclarecer falsas informações que vinham circulando sobre as eleições, sendo que, essas notícias inverídicas vinham sendo disseminadas pelas redes sociais. A finalidade da ação executada pelo órgão foi garantir a verificação e responsabilizar quem propaga conteúdos falsos.

 

Reprodução: Site TSE – local para esclarecer notícias falsas

Grandes meios de comunicação também apontam soluções para combater a disseminação de conteúdos falsos, como é o caso do G1, que em julho de 2018, lançou a seção “fake ou fato” que tem por finalidade orientar o público sobre informações duvidosas que circulam na internet.

Cuidados

A quantidade de informações falsas veiculadas causam um sinal de alerta tanto na população, quanto por parte dos jornalistas que devem estar sempre atentos para não divulgarem informações inverídicas.

O jornalista Romário Mendes, ressalta que, enquanto receptor de informações, ele toma os devidos cuidados para não ser enganado por informações inverídicas.

“Qualquer pessoa pode ser enganada por uma informação falsa, até mesmo os jornalistas. Sendo assim, sempre que recebo informações, procuro olhar se está sendo veiculada em veículos que tem credibilidade, pois atualmente, as Fake News estão em toda parte”, assegura.

Foto: Mateus Silva – Jornalista Romário Mendes

Romário Mendes, ainda destaca cuidados que devem ser tomados por parte da imprensa para evitar a divulgação de conteúdos e se prevenir.

“Nós jornalistas temos a obrigação de ir atrás dos órgãos competentes, checar a informação com fontes oficiais, caso não seja possível entrar em contato com fontes oficiais, verificar em sites de confiança a nível local, regional e nacional, é preciso apurar o máximo possível para que não haja equívocos e ninguém saia prejudicado, e além de tudo, a informação saia completa de como realmente aconteceu”, pontua o jornalista.

As notícias falsas podem desmoralizar a imagem de uma instituição ou pessoa, sendo assim, antes de compartilhar informações é necessário a checagem da veracidade do conteúdo, para que não comprometa o futuro daquele mencionado na informação inverídica.

Hiperlinks

Esclarecimento sobre informações falsas – TSE

Página TSE para esclarecer Fake News

FAKE OU FATO

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *