Home / Destaque / Grupo Adimó contribuindo para o desenvolvimento cultural na cidade de Picos

Grupo Adimó contribuindo para o desenvolvimento cultural na cidade de Picos

Por Fabrícia Santos e Breno Gomes

A Companhia Cultural Adimó, foi fundada no ano de 2006, surgiu através de uma experiência vinda do movimento negro, tendo como coordenador e idealizador Francisco das Chagas, mais conhecido como Mano chagas. O grupo Adimó faz um trabalho voltado para a questão da consciência negra, onde já vem se destacando com diversas atividades na área da cultura. Além disso, o grupo já participou de diversos eventos não só em Picos, mas a nível de nordeste recebendo várias premiações.

Atualmente o grupo conta com o selo UNICEF conquistado através da área de educação, e participação social de crianças e adolescentes. De acordo com Mano Chagas, o selo da UNICEF veio para somar. “O grupo promove a qualidade de vida dos jovens Picoenses, o desenvolvimento de capacidades de diversos atos para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos. A partir do selo de educação UNICEF conquistado no ano de 2013, o projeto passou a ter mais visibilidade deixando de ser apenas um grupo de dança”, afirmou.

O projeto conta atualmente com 255 participantes entre alunos e voluntários. O Grupo Adimó contribui para o desenvolvimento cultural do município e oferece três projetos, o Lance Livre que atua na área de basquete e futsal e o próprio Projeto Adimó que traz oficinas que vai desde danças e artes, e vem estimulando os jovens a aprender novas culturas.

Para o professor de dança, Matheus Alaia, sua expectativa para o projeto Adimó é que ele cresça cada vez mais e que se torne uma Ong cada vez maior. “ O grupo Adimó é um projeto maravilhoso que atende diversas pessoas do centro da cidade. Está aí há dez anos na luta contra o racismo, e para tirar as crianças da rua. É o que gosto de fazer, adoro o Adimó não me vejo mais sem ser um bailarino e sem ser um monitor aqui dentro, pretendo crescer dentro do projeto e fora também, pois a gente deve crescer fora mais nunca abandonar a sua origem”, pontuou. Atualmente o grupo ocupa um local cedido pela Prefeitura Municipal no centro da cidade.

 

Saiba mais sobre o Grupo.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *