Home / Artigos / Meio Ambiente: um grito por ajuda!
Galeria no Centro de Picos é alvo de lixo urbano. Foto: Mateus Silva

Meio Ambiente: um grito por ajuda!

Tenho em mente, o tempo que o planeta levará para se dissipar, não me refiro dele sumir do espaço, mas em não ser possível obter mais nenhum recurso natural. E, provavelmente, não haverá muito tempo para que isso aconteça. Os problemas ambientais estão cada dia aumentando, e isso é a consequência da ação humana, que acaba afetando a fauna, flora, solo, água e o ar.

Os mecanismos de sobrevivência humana fazem com que a natureza pague por isso. Há, como exemplo, o desmatamento com o corte ilegal de árvores para a comercialização da madeira, como também, a extinção de várias espécies de animais, provocada pela caça abundante que tem por fim destruir os ecossistemas.

Não deixarei de citar, toda fragilidade do solo obtido pelo uso de fertilizantes, agrotóxicos, produtos químicos que são muito utilizados nas plantações para conduzir o crescimento e garantir a conservação do fruto, enquanto será transportado.

Penso em como esses agricultores não se sensibilizam por estarem agredindo o solo com tanta intensidade, embora, não apenas o solo, mas a saúde de muitas pessoas que ingerem esses frutos contaminados. Mas, como podem se sensibilizar, se a única maneira de lucrar com a agricultura, está baseada na matança do solo?

Entretanto, percebo que os problemas ambientais não estão associados apenas à forma de comercialização de produtos (apesar de haver muitas indústrias que contaminam o ar com a prática da queima de combustível fóssil, como o carvão mineral, a gasolina e o óleo diesel, que a cada momento provoca o efeito estufa), mas também a falta de consciência de cada cidadão. É muito comum encontrar nas ruas ou em terrenos baldios, lixos espalhados por toda área, que em período chuvoso, todo esse lixo irá descer para os rios e contaminar a água.

No entanto, é por se tratar de água que me mobilizo ainda mais por esta preocupação, pois é mostrado através dos meios de comunicação para todo o mundo, o estado crítico das geleiras ao se derreterem, devido ao aumento da temperatura do planeta, em razão do aquecimento global.

Todavia, o problema com a água não está relacionado apenas com o derretimento das geleiras, mas pela falta de água para o consumo, cuja consequência é do uso irracional que se faz dela ou da maneira como ela é tratada, no qual haverá bastante contaminação e poluição nos recurso hídricos.

É muito triste a maneira como o meio ambiente é tratado, pois é sabido que ele surgiu especialmente para que nós pudéssemos habitar, não importando a forma de como tenha surgido, da criação ou da evolução, visto que, é de tamanha consciência de toda população, preservar sempre o nosso lugar, pois sei que, se o meio ambiente tivesse voz, estaria a gritar por ajuda. E é o que eu mais preso, cuidar do nosso planeta, para que outras gerações também possam seguir o mesmo exemplo e cresçam sabendo o meio ambiente precisa ser cuidado.

Daniela Pereira
Estudante do 2º período de Jornalismo

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *