Home / Destaque / Os benefícios da dança para a saúde
Foto: Wanantha Borges

Os benefícios da dança para a saúde

A dança, em geral, é uma atividade física para todas as pessoas e não existe restrição de idade, nem qualquer outro tipo de impedimento à prática, pois os passos podem ser sempre adaptados às limitações físicas de cada um. Muitas vezes, a dança é usada como terapia e, com o tempo, é possível notar que os benefícios vão muito mais além do que um bem-estar físico. É também caracterizada pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografias) ou improvisados (dança livre).

Dançar é muito divertido e o lazer não é a única vantagem da atividade. A dança promove bem-estar e traz inúmeros benefícios para saúde, como queima de calorias, melhora a coordenação motora, estimula o funcionamento cerebral, aumenta a autoestima e autoconfiança, além de ajudar a desenvolver habilidades.

Mesmo sendo uma atividade tão vantajosa para a vida das pessoas, ainda surgem determinados preconceitos em relação à vida de quem pratica a dança. Entre eles está presente o machismo, que caracteriza a dança como uma exibição de corpo, pelo simples fato de as dançarinas usarem roupas curtas para se apresentar, e assim, são julgadas como pessoas sem caráter e vulgares. Também está presente falta de apoio da família que, muitas vezes, é o pior preconceito para a vida de um(a) dançarina(o).

Outro fato está relacionado à vida do homem que pratica essa atividade, por envolver muito o corpo e ser mais praticado por mulheres, os homens dançarinos sofrem grandes ofensas por realizar essa atividade.

Contudo, a arte de dançar, provavelmente está presente na vida de todos nós. Eu, por exemplo, pratico a dança desde criança, minha brincadeira preferida era assistir os DVDs de bandas e ficar dançando as coreografias das dançarinas, brincadeira essa que se tornou paixão e a cada dia que passa vou tentando descobrir mais sobre essa atividade tão bela.

Sem dúvidas, a dança é de fundamental importância na vida das pessoas, pois os benefícios são evidentes. Seria muito importante e interessante estudar a dança e saber como tudo começou, desde o renascimento até os dias atuais, mais a falta de cursos de dança em nosso país é o problema principal. Poucos estados oferecem o ensino, mesmo sendo uma atividade de grandes benefícios, ainda falta muitos recursos e reconhecimento para essa profissão.

Wanantha Borges
Estudante do 2º período de Jornalismo da Faculdade R.Sá

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *