Home / Destaque / PICOS| Um bairro nobre com um grande Shopping: conheça a história do Jardim Natal

PICOS| Um bairro nobre com um grande Shopping: conheça a história do Jardim Natal

O bairro Jardim Natal é conhecido por ser uma região mais distante do centro da cidade de Picos, sendo conhecido, segundo os moradores, pela tranquilidade que apresenta. Além disso, o bairro tem um perfil residencial, uma população pertencente às classes média e alta, ainda abriga um importante atrativo comercial e de entretenimento que é o Picos Plaza Shopping, inaugurado em novembro de 2016.

Para José de Amorim Araújo, de 58 anos, que iniciou a construção de sua residência no ano de 2000, o bairro é o melhor de Picos para se morar. Ele afirma ainda que não pensa em sair do bairro, “não trocaria por outro bairro”.

Uma das ruas de acesso ao bairro Jardim Natal em Picos – Foto: Junior Oliveira

Araújo como é conhecido, é casado com Joelma Costa Silva Araújo e tem três filhas mulheres.

– O bairro ele evoluiu, quando eu vim para cá em 98 nesse terreno, tudo aqui era mato, não tinha calçamento, só tinha água e energia, hoje desenvolveu, foi loteado aqui, desenvolveu muito, Jardim Natal ficou no privilegio, tem seus benefícios, é tudo bem organizado, tem esgoto, tem tranquilidade, afirmou Araújo.

Jardim Natal é conhecido como um bairro nobre de Picos – Foto: Junior Oliveira

De acordo com a estudante de biologia, Rita de Cassia, o bairro melhorou bastante após a inauguração do shopping, pois agora tem farmácia e outras coisas que antes não tinha no bairro.

Rita de Cassia diz que a chegada do Shopping trouxe coisas positivas e negativas para o bairro – Foto: Junior Oliveira

Por outro lado, ela lembra que o empreendimento trouxe algumas desvantagens, como por exemplo, um pouco da criminalidade para bairro, porque o shopping é bem visado e isso acabou atraindo assaltantes para a região.

Seu Jubilino Nicolau e sua esposa Dona Maria Alaide – Foto Maycon Brenno

– É o melhor bairro que nós temos aqui dentro de Picos, eu cheguei aqui no bairro e meu irmão já mora aqui, um irmão mais velho, aqui é muito tranquilo, é muito bom de viver, aqui não tem uma desavença com seu ninguém na vida, disse Jubilino Nicolau de Sousa, de 75 anos.

Devido o bairro não ofertar de pontos comerciais, a moradora Batizabel de Araújo, conhecida como Betinha, disse que a chegada do shopping valorizou ainda mais o bairro.

Rua na qual Dona Betinha reside no bairro Jardim Natal – Foto: Junior Oliveira

– Melhorou porque tem um lado bom que trouxe alguns benefícios para o bairro como ter um local de lazer, uma farmácia mais perto para você poder ir lá comprar alguma coisa que estiver faltando, como também a valorização dos terrenos que são próximo ao shopping, disse Betinha.

A história do bairro

O bairro Jardim Natal surgiu pelos anos 70, onde antigamente o local se chamava “unha de gato”. Seu Ozildo Pereira, natural de Natal-RN comprou um pedaço de terra, na qual decidiu construir, dando início a história do Bairro.

O aposentado da Policia Militar do Piauí, Francisco de Araújo de Sousa, contou que Seu Ozildo foi quem deu os primeiros passos para formação do bairro, construiu o 3ªBEC que fica ao lado do Jardim Natal e foi quem decidiu nomear o bairro.

 – O seu Ozildo Pereira, ele tinha uma construtora, ele construiu aí o terceiro 3ª BEC, ele comprou uma tirinha de terra aqui por perto, botou uns cavalos dentro, aí ele foi e botou o nome da parte de terra de Jardim Natal, ele era de Natal, e achou por bem chamar essa parte de terra de natal.

Francisco de Araújo de Sousa, morador mais antigo do bairro – Foto: Maycon Brenno

Seu Araújo, como é conhecido, é um dos moradores mais antigos do bairro, e relatou que no começo do bairro, a terra que hoje é o Jardim Natal, pertencia a senhores da época.

– Senhor Monteiro era dono de uma parte do terreno e o senhor Totó, o Antônio Cardoso da Silva, que é vivo ainda, tem 92 anos, é dono de outra parte, onde é o shopping hoje era do senhor Adécio Reis, no loteamento montevidéu.

Além de Ozildo Pereira, outro morador iniciava a trajetória e história do bairro na época, o Seu Zé Mario, que foi quem construiu uma das primeiras casas do Jardim Natal.

– Seu Zé Mario foi um empreendedor e encontrou aqui uma roça praticamente, e tinha aquele incentivo de comerciante, tanto que a primeira casa quem fez aqui foi ele. Seu Zé Mário chegou e fez um loteamento aí, e fez muita casa, a maioria dessas aí foi ele que fez, relatou Seu Francisco Araújo.

Umas das primeiras obras no Jardim Natal foi a igrejinha do bairro, que foi construída pelo senhor Zé Mario de Medeiros, e é um dos poucos lugares que o bairro têm para se frequentar.

– Zé Mario de Medeiros, construiu pagou do bolso dele e fez aquela igreja, aquela igreja foi seu Zé Mario que construiu, afirmou Seu Araújo.

Igreja do Bairro Jardim Natal – Foto: Maycon Brenno

O bairro ainda contou com a construção de um cemitério, e um clube da polícia militar, sendo os únicos pontos do Jardim Natal, que se desenvolveu aos longos dos anos, se transformou em dois, o jardim natal na entrada do bairro e no fim, depois do Jardim Natal, existe o jardim das oliveiras. Segundo os relatos dos moradores, hoje o bairro se desenvolveu mais em questões de moradia, se tornando mais uma área nobre para se viver.

Uma das ruas do bairro Jardim Natal – Foto: Maycon Brenno

 

 

Por: Anna Clara Oliveira; Junior Oliveira; Maycon Brenno; Wesley Monteiro

 

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *