Home / Destaque / Secretaria de Cultura de Picos promove Exposição Memórias

Secretaria de Cultura de Picos promove Exposição Memórias

Uma viagem pelas memórias de Picos. Para mostrar um pouco das artes e expressões, a Secretaria de Picos realizou no período de 20 a 23 de Novembro a Exposição Memória Arte Cultura e expressão, retratando a religiosidade, cultura negra, indígena, famílias fundadoras do município de Picos e imagens antigas em diferentes salas que retratavam aspectos da cultura picoense.

O evento acontece algumas vezes por ano com vertentes diferentes, tendo um público das escolas públicas e particulares de Picos, como forma de democratizar o acesso geral. A exposição reúne diversos artistas, que colocam seus trabalhos a mostra, possibilitando a valorização da arte picoense.

A cultura é uma linguagem que interliga diversos segmentos, interagindo de diversas histórias, memorias e tempos. Nesse sentindo de diversas formas de expressões culturais, que o evento vem se destacando trazendo sempre uma vertente a cada ano. Para Lion Rodrigues, um dos organizadores do evento, a cultura precisa ser consumida e valorizada para o fortalecimento população. “Um dos planos nacional da cultura é valorizar os artistas da terra, dando sustentabilidade e deixando os artistas em termos de cultura’’, afirma.

Foto: Andresa Cristina

A amostra contém informações e obras sobre autores picoenses. Os poetas da cidade são lembrados e valorizados na exposição. Assim como todos os artistas que fizeram história e enraizaram a cultura picoense como ela se mostra hoje. O local é dividido. Espaço da literatura, de documentários, pinturas, músicas, etc.

A aluna do curso de Jornalismo, (URSA) Tainara Sousa, visitou a Secretária de Cultura e garante ter ficado surpresa com a quantidade de artistas da cidade. “Até então eu não conhecia nenhum autor ou poeta. Eu sou daqui, então fui surpreendida”, explica a estudante.

Foto: Andresa Cristina

A exposição é um resultado da contínua cobrança dos cidadãos da cidade de Picos, por um valorização da cultura. Tainara conta que antes da exposição não tinha conhecimento da existência do espaço. “A população de Picos deveria saber mais sobre esse local. Eu acredito que as pessoas ainda não notaram que existe uma biblioteca aqui. No geral as pessoas são tão má informadas sobre a cultura local.”

 

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *