Home / Destaque / Comerciantes relatam expectativas de vendas para o fim de ano

Comerciantes relatam expectativas de vendas para o fim de ano

O Natal é a principal data comemorativa para o comércio brasileiro.

Por Glenda Leal

Natal, família e amigos. Época de busca pela fartura na ceia, de troca de afetos, alegria e muitos presentes. As festas de fim de ano estão batendo na porta e, como sempre, as datas comemorativas, muito bem apreciadas pelos brasileiros, são responsáveis pela grande movimentação da economia do país nesse período.

Segundo levantamentos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com Offer Wise, cerca de 33% dos trabalhadores brasileiros pretendem gastar o 13º com presentes de Natal que, ainda de acordo com a pesquisa, tem potencial para injetar aproximadamente R$ 68,4 bilhões na economia.

Com o progresso da vacinação, 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras no Natal de 2021 e a expectativa é que 77% dos consumidores presenteiem esse ano, além de gastar, em média, R$ 225,00 com a ceia de Natal, retornando aos dados de consumo do período antes das restrições comerciais. Esses presentes são a esperança da confeiteira Marcênia Leal, de 41 anos, que já pensa em se adequar à data produzindo alimentos como espécie de “lembrancinhas natalinas”.

Marcênia Leal

“A cidade onde moro é muito dependente da economia vinda da produção do caju. Como esse ano não foi proveitoso, as vendas podem cair. Porém, meu trabalho permite que eu possa me inovar, posso personalizar pedidos e me adequar às necessidades dos clientes. Em datas comemorativas saem presentes específicos, principalmente doces, ótimos também para ceia”, contou.

Entretanto, muitas realidades são opostas e, ainda que o Brasil esteja com o plano de vacinação avançado em relação aos demais países, a economia brasileira ainda passa dificuldades. Isto exemplifica o dado de que, entre os que não pretendem comprar presentes no Natal, a principal motivação é a falta de dinheiro (26%). No ramo varejista de vestuário há 20 anos, a comerciante Cláudia Sousa conta o que espera desse período natalino.

Cláudia Sousa

“O Natal é uma data comemorativa especial. Por causa da crise financeira, minhas expectativas são de que as vendas sejam baixas, mas podem melhorar, sim. Nunca se sabe. Roupas sempre são bem-vindas como presentes de amigos-secretos e por aqui tem muita saída, principalmente shorts, já que vivemos em uma cidade quente”, afirma.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *