Home / Destaque / DO OUTRO LADO DO RIO: CONHECENDO A CIDADE DE TIMON – MA

DO OUTRO LADO DO RIO: CONHECENDO A CIDADE DE TIMON – MA

Por: Rawena Sousa, acadêmica de Jornalismo da Faculdade R.Sá

Descubra Timon, a terceira cidade mais populosa do Maranhão, que fica à margem do Rio Parnaíba e faz divisa com a capital do Piauí, Teresina.

Avenida Piauí vista de cima
Fonte: Prefeitura de Timon

A cidade de Timon é bastante conhecida por fazer divisa com a capital do Piauí, Teresina. Situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Região Metropolitana de Teresina). A cidade possui uma área de 1.763,220 km² e com uma população estimada de 170.222 habitantes, de acordo com o IBGE. Possui em torno de 42 balneários no município, um ponto forte para o turismo nas localidades. A culinária também é um destaque.


O município é o terceiro maior em população do estado do Maranhão, ficando atrás da capital São Luís e de Imperatriz, e superando a também conhecida Caxias. Possui o certificado de Cidades Sustentáveis, sendo a segunda do Nordeste a possuir uma usina de reciclagem. No entanto, Timon é pouco conhecida por seus pontos turísticos, pois sua vizinha, Teresina, acaba ganhando toda a cena por ser a capital do seu estado. Mas isso não quer dizer que a cidade não seja cheia de atrações e pontos turísticos que merecem atenção. Essa reportagem irá guiar você até esses lugares. Mas antes disso, conheça um pouco sobre como essa maravilhosa cidade foi criada.

História


A cidade de Timon nasceu como consequência da comunicação entre duas localidades, a Vila da Mocha, hoje município de Oeiras, no Piauí, e Aldeias Altas, atualmente Caxias, localizada no Maranhão, no Século 18. Nesse período, o rio Parnaíba ainda era navegável, sendo possível a travessia por águas, chamada de Passagem de Santo Antônio. Logo depois que a cidade de Teresina foi fundada, o porto de São Jose do Parnaíba ganhou mais visibilidade por ser situado bem a frente da nova capital do Piauí, uma localização privilegiada que foi de muita importância para o seu desenvolvimento, pois logo surgiram os fazendeiros e aventureiros que vinham junto os jesuítas e a partir daí começaram a se estabelecer nessas áreas.

De acordo com informações do site da Prefeitura, com a Proclamação da República em 1889, o até então povoado de São José das Cajazeiras, foi elevado a categoria de Vila, com o nome mudado para Flores. O decreto foi sancionado pelo primeiro governador do estado do Maranhão, o Bacharel José Viana Vaz, no dia 22 de dezembro de 1890. Apenas no dia 10 de abril de 1924 que o lugar passou de vila a cidade, isso foi possível por conta da Lei N° 1.139, assinada pelo governador Godofredo Mendes Viana. O nome Flores foi mantido.

Avenida Getúlio Vargas
Fonte: Internet


Foi por conta de uma ordem do IBGE que o nome Flores foi mudado, já que também era chamada uma cidade no Rio Grande do Sul e não era permitido duas cidades homônimas. O Decreto-Lei N° 820, emitido pelo Governador Paulo Ramos, modificou o nome para Timon, como homenagem a João Francisco Lisboa, maranhense que publicou uma obra intitulada Jornal de Timon, como referencia ao filósofo da Grécia antiga, Tímon.

Balneários


A cidade de Timon é muito conhecida por seus muitos balneários, que ficam localizados na zona rural do município. São cerca de 42 locais onde é possível ter momentos de lazer em família ou entre amigos. Por ser uma cidade predominantemente quente, muitos habitantes se refugiam do calor nessas localidades, pois essas possuem diferentes rios, riachos, piscinas naturais e artificiais que tornam a vida desses que visitam esses lugares, mais refrescantes.

Balneário Sitio Seu Chico
Fonte: Instagram sitioseuchico1

Dos mais conhecidos, pode-se citar o Balneário Sítio Seu Chico, uma ótima opção de diversão e refúgio do intenso clima de Timon, principalmente no período do B-R-O BRÓ, quando as temperaturas sobem, e ainda pela culinária tipicamente nordestina.

Outras boas opções que podem ser destacadas são o Balneário Cajueiro, que também possui ótima área de lazer para crianças, como playgrounds, piscina infantil e escorregadores, e para adultos.

Piscinas naturais no Balneário Roncador
Fonte: Instagram balnearioroncador


O Balneário Roncador é também um lugar muito visitado. Com grandes riachos e lindas quedas d’água, o local promete uma ótima experiência aos visitantes. O lugar também conta com uma boa estrutura e deliciosos pratos típicos da região.

Quedas d’água no Balneário Roncador
Fonte: Instagram balnearioroncador


Um ótimo lugar para passar as férias na cidade, é sem dúvidas, o Hotel Fazenda Portal da Amazônia, o maior clube-hotel da região meio-norte do Brasil. Sua localidade privilegiada possui uma imensa área de relaxamento, paz e lazer, tendo águas medicinais ricas em vitamina E.

Parque aquático do Hotel Fazenda Portal da Amazônia
Fonte: portaldaamazoniaclube.com.br
Hotel Fazenda Portal da Amazônia
Fonte: portaldaamazoniaclube.com.br

Por estar em meio à natureza, especificamente na zona de transição da mata dos cocais e a Amazônia, possui clima agradável e culinária impecável, fazendo do Hotel Fazenda Portal da Amazônia o melhor destino para você fugir da maçante rotina dos grandes centros urbanos.

Comidas servidas no Hotel Fazenda Portal da Amazônia
Fonte: portaldaamazoniaclube.com.br


Locais para lazer e recreação

Dos locais mais conhecidos e visitados pelos moradores de Timon, está a Praça São José, localizada no centro da cidade, o lugar possui grande valor histórico e cultural para os timonenses. Depois que foi revitalizada e reformada, conta com uma bela área arborizada e também playground para as crianças se divertirem, além de uma academia ao ar livre, onde a população pode se exercitar. No centro da Praça, fica localizada a Igreja Matriz de Timon, Igreja de São José. Um símbolo que caracteriza o lugar é uma miniatura da estatua do Cristo Redentor, que fica localizada no meio da praça, onde muitos aproveitam para tirar fotos.

Igreja Matriz de São José
Fonte: Internet
Academia ao ar livre localizada na Praça São José
Fonte: Internet
Estátua em miniatura do Cristo Redentor localizada no centro da Praça São José
Fonte: Internet

Outro lugar que merece ser visitado em Timon, é o Parque Ambiental do Sucupira. Inaugurado em setembro de 2020, o parque possui uma área de 70 mil m² e conta com área de ciclismo e caminhada, parque infantil adaptado para portadores de necessidades especiais,
academia ao ar livre, quadras, pista de skate. Também possui campo society, calçadão, iluminação de LED, estacionamento, esplanada, Praça do Sol, e área sombreada, tudo isso gratuitamente para quem desejar visitar.

Letreiro com o nome da cidade no Parque Ambiental Sucupira
Fonte: Internet
Vista aérea do Parque Ambiental Sucupira
Fonte: Internet

Timon também conta com o Cocais Shopping, localizado na av. Piauí, ao lado do supermercado MIX Matheus, é um bom lugar para fazer compras e passear. O Shopping conta com dois pisos e diversas lojas, praça de alimentação, cinema, grande estacionamento, área de brinquedos e etc.

Cocais Shopping – Fonte: cocaisshopping.business.site

Eventos Culturais e Artísticos


A cidade possui muitos segmentos artísticos que exaltam a cultura local, como os tradicionais encontros de folguedos, que acontece no período do São João e reúne grupos de danças folclóricas, quadrilhas e várias atrações musicais da região.

Apresentação do Bumba Meu Boi feita no XXVI Encontro de Folguedos
Fonte: Prefeitura de Timon
Grupo apresentando danças folclóricas no evento
Fonte: Prefeitura de Timon

Nesse período também ocorre o Timon Junino, que visa fortalecer a identidade cultural na cidade, da musica e dança folclórica tão características da região Nordeste.

Apresentação de quadrilha na 4° Edição do Timon Junino
Fonte: Internet

A Cidade também conta com uma companhia de teatro, o Grupo Proposta de Teatro, que ficou conhecido por participar do ENTEPOLA – Encontro de Teatro Popular Latino-Americano sendo o único grupo do Maranhão a participar, com apenas três grupos do Nordeste no evento. O município possui também o festival Canta Timon, organizado pela Prefeitura e Escola de Artes Beija-flor. O evento promove e incentiva as manifestações de arte e cultura da população, além de descobrir novos talentos para o canto na cidade.

No Palco, os 16 candidatos que se apresentaram na 1° edição do Canta Timon
Fonte: Prefeitura de Timon

No Carnaval, acontece o famoso Zé Pereira de Timon. A festa é tradicional na cidade e reúne multidões. Recheado de atrações nacionais e locais, a comemoração é conhecida por seus trios elétricos e blocos de rua. O local da folia é na Avenida Piauí, é montada uma super estrutura que aguarda os foliões, para uma ótima experiencia do ambiente.

Multidão reunida na Avenida Piauí para aproveitar o Zé Pereira de Timon
Fonte: Prefeitura de Timon

O Zé Pereira movimenta a economia da cidade, por conta da grande comercialização de produtos, da alta procura por hotéis e pousadas, bares e restaurantes também ficam bastante movimentados já que a ultima edição do evento contou com mais de 80 mil pessoas nas três noites de festa.

Barraquinhas de comida no Zé Pereira de Timon
Fonte: Internet
O grupo Harmonia do Samba foi uma das apresentações musicais na 20° edição do evento
Fonte: Prefeitura de Timon

Como foi visto, Timon é uma cidade que possui, sim, diversos locais para lazer, pontos turísticos que valem a pena serem visitados, rica em eventos artísticos e muito mais. Visite Timon e descubra novos encantos desse lugar no Maranhão, que fica do outro lado do rio.

Veja Também

Conheça a história do jovem que cultiva uva no sertão do Piauí

Por Iranete Dantas Brasil a produção de vinho tem recebido destaque, a cada ano que ...

1 Comentário

  1. Belo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *