Home / Destaque / Movimento LGBT de Picos: Avanços, conquistas e desafios

Movimento LGBT de Picos: Avanços, conquistas e desafios

Por Liliane Dantas

O movimento LGBT existe desde os anos 70, onde gays e lésbica iam as ruas em protestos ao direito civis dos homossexuais  mas foi em  17 de maio de 1990 quando  as Nações Unidas e a OMS retiraram, o homossexualismo da categorias de doença  relacionada aos distúrbios mentais, tirando o termo  de homossexualismo  e surgindo a assim  a homossexualidade.

Após 28 anos deste dia histórico pouca coisa mudou e muitos gays ,lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, ainda vivem de forma preconceituosa. Apesar de muitas conquistas como o direito a união estável, adotar crianças, e ter o nome social nos documentos, mas a comunidades que ir mais longe.

Segundo o Secretario Geral do Grupo Brasileiro de Promoção da Cidadania  dos  Direitos Humanos  da cidade de Picos, Edimar Ferreira, foram poucas conquistas mas a principal é o reconhecimento da palavra homossexualidade reconhecida pela ONU. “Foi um avanço importante para todos nás da comunidade LGBT’’, afirma.

Edimar Ferreira

Na cidade de Picos o movimento tem como líder a ativista Geovanna Baby, que é travesti, e há anos luta pelo  fim da homofobia em toda a região de Picos. Desde  2007  a cidade organiza a Parada Gay.

O movimento Lgbt de Picos trabalha todos os dias  para diminuir o preconceito na cidade. A entidade  liderada por Giovanna Baby  que tem apoio do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Picos, e hoje ainda esperam por mais apoio do poder publico. “A homofobia é algo cultural, existe uma construção social por determinado grupo, que não aceita que outro grupo seja diferente’’. afirma Edimar.

Os avanços foram muito importantes e significativos para a o Movimento Lgbt de Picos, isso mostrar que a luta pelos seus direitos compensa, mas ainda ha muito que ser feito, pois aos desafios continuam em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *