Home / Destaque / Sítio arqueológico desconhecido no interior do Piauí

Sítio arqueológico desconhecido no interior do Piauí

Mateus Milton

O povoado Três Irmãos, mais conhecido como “Cidade Encantada”, se trata de um parque arqueológico esquecido, em uma pequena localidade a 5 km de distância do município de São José do Piauí, em pleno Sertão piauiense. Esse local é marcado por belezas naturais, com diversas formações rochosas, inscrições rupestres, além de muitas lendas envolvendo o local.

Dentre as belezas, vale destacar a região do Morro dos Três Irmãos, local desvalorizado ou mesmo desconhecido pelos piauienses, mas que contém inúmeras riquezas ao seu redor, como pequenas valas naturais nas rochas, onde podemos encontrar fósseis. Além disso, as pinturas rupestres podem facilmente ser encontradas na região. Essas inscrições rupestres ainda não foram estudadas.

O historiador José Francisco fala sobre a importância cultural do sítio. “O local é de grande importância, não apenas cultural, mas geomorfológica, geoturística, paleontológica, ecológica, etc. Pois além de ser detentora de pinturas rupestres da tradição agreste, o local é rico em lendas, é de rara beleza estética, principalmente por conta do relevo ruiniforme lá presente, também serve de área de nidificação de animais e local representativo da caatinga. Possui rica bio e geogiversidade”, declara o historiador.

Para a moradora local, Ivaneide Matos, a maior importância desse patrimônio seja o conhecimento que se pode adquirir quando visita o ambiente cheio de vestígios mnemônicos. “Pode-se encontrar pinturas rupestres, diversas formações rochosas, pode se encontrar uma gruta que não falta água em nenhum momento. Com isso, destaco além das belezas naturais as lendas que giram em torno do local, que segundo os mais velhos quando está no meio da cidade encantada podemos ouvir vozes”, diz ela.

Necessidade de conservação

Há necessidade de manter a localidade preservada para que possamos usar devidamente o local com responsabilidade, com isso, alcançar o desenvolvimento sustentável da região. “Por ser de grande riqueza em biodiversidade e geodiversidade o local deve ser conservado, especialmente, para que as futuras gerações possuam usufruir do mesmo”, considera o historiador.

“Conservar os geossítios/geomorfossítios daquela área ajudará a preservar, por exemplo, parte da história evolutiva da geologia/geomorfologia da região e consequentemente do planeta”, acrescenta José Francisco.

Ao chegar no local percebe-se a necessidade de preservação, como destaca a dona de casa Ivaneide Matos. “É um local com um imenso valor histórico de memória e cultura para a cidade, não só para a cidade, mas também para quem o visita. Por outro lado, ninguém não faz nada para que possa ser conservado o local”, reivindica a moradora.

Ela conta que a comunidade realiza uma missa no dia 3 de maio no Morro dos Três Irmãos em devoção à Nossa Senhora do encantamento. “Com isso, acontece uma limpeza para que possamos nos aconchegar na celebração”, pontua.


Falta de conhecimento?

De acordo com o historiador, esse patrimônio cultural não é explorado por falta de conhecimento e até mesmo por falta de incentivo do poder público, ainda fala sobre a necessidade das instituições de ensino ajude de maneira que o local seja divulgado através de suas pesquisas.

“Acredito que as riquezas do local não sejam exploradas por falta de conhecimento acerca dados importância do mesmo e por falta de vontade do poder público. É preciso que estudantes, instituições de ensino, poder público e outros agentes sociais conheçam se interessem e ajudem a divulgar e preservar o local, mas que isso seja feito dados forma correta”, destaca José, que acredita que a criação de um geoparque não seja tão simples e que sua melhor maneira para que suas riquezas sejam exploradas seja apenas com ajuda dessas intuições e do poder público.

Paraíso

Devemos ressaltar que esse paraíso reúne uma das mais belas formações rochosas do Piauí. E com isso, os visitantes devem se preparar para que possam explorar o local, pois se trata de um lugar que confunde pessoas por ter características peculiares, e assim pode resultar as pessoas andarem em círculos ao redor de suas belezas naturais.

Veja Também

Formatos, cores e sabores: os bolos como símbolos afetivos

Momento descontraído em família, felicidade, aniversário surpresa e cozinha de casa em São Paulo. Ainda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *