Home / Artigos / Gravidez na adolescência e suas consequências

Gravidez na adolescência e suas consequências

A adolescência já é uma fase conturbada do ser humano, principalmente da mulher, onde acontecem mudanças no corpo e se agrava quando surge a gravidez, muitas vezes indesejada por ambos. Além da imaturidade e da renda insuficiente, a gravidez, quando surge tão cedo, pode acarretar em problemas mais sérios do que estes, como a prematuridade do bebê, pouco peso, depressão pós-parto, entre outros. Porém, há como se prevenir, e a melhor maneira é fazendo o pré-natal durante o período de gestação.

Existem pesquisas que descrevem sobre mulheres que engravidam precocemente e apontam que elas geralmente tentam esconder a gravidez e simplesmente não realizam o pré-natal no tempo certo. Além disso, é comum a tentativa de aborto na gestação.

O Ministério da Saúde mostrou um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas. Além da morte das mães, observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes com menos de 15 anos, quando comparadas com as mulheres com idade entre 25 e 29 anos.

Portanto, cabe a algumas mulheres adquirir mais responsabilidade e conhecimento acerca dos riscos de uma gravidez precoce, embora ela só possa engravidar com a participação do seu parceiro, porém os problemas maiores é ela quem suportará ou, caso não tiver como evitar, é fundamental os cuidados na gestação, ou seja, realizando com cautela todos os exames requeridos pelo ginecologista.

Filipe Vieira
Estudante do Jornalismo da Faculdade R.Sá

Veja Também

Acumulo de lixo nas ruas de Picos: responsabilidade política e social

A cidade de Picos está sempre movimentada, concentra diariamente um elevado numero de pessoas que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *