Home / Noticias / Origem da Produção de mel na Região Semiarida de Picos-PI A comercialização de mel iniciou na década de 70 com a família Wenzel.

Origem da Produção de mel na Região Semiarida de Picos-PI A comercialização de mel iniciou na década de 70 com a família Wenzel.

Foto: Autor Desconhecido

Em 1976, chegava na cidade de Picos-PI, o apicultor Arlindo Wenzel com sua família. Vieram de São Paulo da cidade de Bauru, para acidade de Picos no intuído de trabalhar na produção do mel. Era um grande desafio para o pioneiro pois não conhecia a vegetação e o clima semiárido da região.

Arlindo Wenzel  esperava ter bons resultados com a produção do mel correndo grande risco por ser a primeira vez da produção. Então iniciou o trabalho árduo com poucos materiais ,mas foi gratificante, pois descobriu uma região rica em plantas melíferas que nunca havia sido explorada.

O ato inovador do apicultor Arlindo Wenzel deu certo a produção foi cada vez aumentando, resultou no desenvolvimento e interesse de várias pessoa que passaram a conhecer e a valorizar as atividade da apicultura na cidade de Picos.

Em 1991 abriu seu próprio negocio, não trabalhava mais avulso, agora ele tinha sua própria empresa, assim Picos ganhou a sua primeira empresa de produção do mel, onde também o mel  começou a ser fracionado  e vendido para demais localidade brasileira.

Mas tarde com alta produtividade do mel na cidade de Picos criaram a Mel Wenzel Industria e Comercio Ltda. de Picos-PI continuando o envasado e com novidades de início a mistura de mel com composto, onde foi e é um dos produtos mais requisitados pelos seus compradores.

Adilson manoel Wenzel- Diretor Geral da Industria Mel Wenzel
Adilson manoel Wenzel- Diretor Geral da Industria Mel Wenzel Foto: Karleusa Kosta

Adilson Manoel Wenzel e diretor geral da Industria Mel Wenzel o mesmo é filho do pioneiro Arlindo Wenzel, ele afirma que indústria fornece  mais de 12 mistura de mel composta tendo ainda a geleia real e o mel puro e outros derivados do mel.

A empresa tem entre os fornecedores cadastrados conforme o ofício circular  nos apiários e nas casas de mel para o melhor acompanhamento dos trabalhos, pois tem que ser tudo higienizado.

A Industria Mel Wenzel trabalha com o mercado interno e está junto ao Ministério da Agricultura, é habilitada para exportação mais trabalha especificamente nas regiões brasileiras com o preferencial na região Norte e Nordeste e regulamente nas regiões Centro-oeste e Sudeste.

A Mel Wenzel fabrica 100 toneladas de mel por ano a granel e envasado. a empresa iniciou com 12 funcionários, hoje nesse ano corrente de 2015 tem 15 funcionários e expectativa e de que venha crescer mais o números de trabalhadores.

 

                      AUTONOMOS,COOPERATIVAS E CASAS DE MEL 

Casa de Mel do Povoado Val paraiso
Casa de Mel do Povoado Val paraiso- Foto Mauricio Santos

Com surgimento da produção de mel na cidade de Picos-PI deu muita oportunidade de trabalho para a população. Na cidade de Picos e magro-região existe muitos trabalhadores autônomo o apicultor Carlos José de Araújo (o da direita na foto) de 43 residente no povoado de Picos Val Paraiso é um deles.

Ele com mais 20 autônomos criaram de início um barracão para cada um poder trabalhar com a produção de mel ali mesmo no povoado do Val Paraíso com produtividade do mel bom mais sem condições financeiras fizeram parceria com o Governo no  Programa de Combate a Pobreza Rural (PCPR).

O governo junto com o programa construiu a Casa do Mel naquele mesmo povoado trouxe vários maquinários importantes para a produção do mel. E hoje eles a cada 6 meses produzem equivalente 30 baldes de mel cada um dos autônomos e vende pra cooperativas e indústria de  mel, inclusive Carlos José vende um boa parti do seu mel para a Indústria de Mel Wenzel.

Quando ocorre o tempo de estiagem eles fazem a mudança das abelhas nos cachotes de mel (onde a abelha produz o mel) da cidade de Picos e regiões levando-as pra outros estado. Em Picos já existem várias cooperativas de mel, como Campil e casa de mel Casa Apis.

A Casa Apis inclusive nesse ano já faturou quase 6 milhões com a produção de mel. A casa reúne cinco cooperativa singulares, 52 comunidades de 41 municípios e um total de 850 familiares.

                                   A IMPORTANCIA DO MEL PARA A SAÙDE

A técnica em nutrição do ( SENAC)  Karlene Santos afirma que  “O mel é um alimento natural e rico em açucarei, vitaminas, proteínas e minerais, com tradição milenar. O mel é um ótimo carboidrato aliado no ganho de massa muscular, mas além disso também  traz diversos benefícios  para quem consome, tem proteínas que possui propriedades curativas cientificamente comprovadas”.

 

Karleusa Kosta

Acadêmica do curso de Jornalismo

Faculdade R.Sá

 

 

Veja Também

Pesquisador e cadeirante falam sobre necessidade de empresas oportunizarem espaço para pessoas com deficiência ingressarem ao mercado de trabalho

O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *